Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Principais vestibulares do país: datas, resultados e locais

Principais vestibulares do país: datas, resultados e locais

Olá, leitor!

Se você está se preparando para os principais vestibulares de 2017 e 2018 já deve estar sentindo a ansiedade aumentar um pouco. Fazer uma prova que pode definir o seu futuro para os próximos 4 a 5 anos pode ser um grande desafio.

E uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos vestibulandos é a organização do cronograma de provas, muitos vestibulares realizam as provas em duas fases e são muitas datas. Para que você não se perca no calendário, preparamos este artigo com o cronograma dos principais vestibulares do país.

Informe-se sobre os principais vestibulares organizados numa lista com datas de inscrição, datas de provas e links para conferir resultados e outras informações.

Confira e organize sua agenda!

Principais vestibulares – Região Sudeste

Principai-vestibulares-do-pais-02

A região Sudeste possui várias faculdades e universidades reconhecidas, como a USP e Unicamp, que estão no ranking entre as melhores universidades do Brasil. Os vestibulares dessas instituições estão entre os mais concorridos.

Algumas universidades, como a do Rio de Janeiro aboliram o vestibular, passando a utilizar exclusivamente o Sisu e o Enem como forma de ingresso.

Dica importante: Aprenda como calcular a nota do ENEM neste artigo aqui.

Veja o cronograma dos principais vestibulares da Região Sudeste:

Universidade de São Paulo (USP)

O vestibular da USP, conhecido como Fuvest, é um dos mais concorridos do Brasil. Veja datas mais importantes para Fuvest:

  • Inscrições: 21/08 a 11/09/17
  • Primeira fase: 26/11/17.
  • Segunda fase: 7, 8 e 9 de janeiro de 2018 (domingo, segunda e terça).

Mais informações no site da USP.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

A Unicamp é uma universidade pública estadual, considerada uma das melhores universidades do Brasil e tem o vestibular bastante concorrido.

  • Inscrições: 31/07 a 31/08/17
  • Primeira fase: 19 /11/17
  • Segunda fase: 14, 15 e 16 /01/2018.

As provas específicas para o curso de Música ocorrem antes da primeira fase, entre 4 a 11 de setembro e 15 a 16 de outubro. As provas específicas para cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão entre os dias de 22 a 25 de janeiro de 2018.

Mais informações sobre o vestibular da Unicamp no site.

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

A Unesp é uma universidade pública estadual, que aplica o vestibular uma vez por ano, em duas fases, com inscrições entre setembro e outubro e provas normalmente em dezembro.

  • Inscrições: 11/09 a 09/10/17
  • Primeira fase: 15/11/17
  • Segunda fase: 17 e 18/12/17
  • Resultado: 02/02/2018

Mais informações do vestibular da Unesp no site.

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

A Unifesp adota o SISU, a nota do ENEM e tem um sistema de Vestibular misto para os  cursos de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas – Modalidade Médica, Engenharia Química, Fonoaudiologia e Medicina.

  • Inscrições: 18/09 a 20/10/17

Mais informações no site da Unifesp.

Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)

A UFSCar é uma universidade pública federal que utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seu processo seletivo.

O único curso cujas inscrições não são feitas pelo SiSU é o de Licenciatura em Música, que exige a inscrição do estudante para um prova de conhecimento e habilidade específica, além das provas do Enem. A prova para o curso de Música está prevista para 10 de dezembro, na UFSCar, em São Carlos. A convocação será publicada no site em 1º de dezembro.

As provas do Vestibular Indígena da UFSCar serão aplicadas em 3 capitais: Manaus (AM), Recife (PE) e São Paulo (SP). A convocação para as provas será divulgada no dia 17 de novembro de 2017, exclusivamente pela Internet no site e também no site da Fundação Vunesp.

Mais informações sobre o vestibular para os cursos oferecidos pela UFSCar no site.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

A PUC-SP é uma universidade privada, com vestibulares de inverno (julho) e verão (dezembro). O vestibular para 2018 tem prazo de inscrição de 05/10 a 21/11, com prova para o dia 3 de dezembro. Mais informações no site.

Universidade Paulista (Unip)

A Unip é uma universidade privada que promove vestibulares de inverno e verão, com prova realizada em várias datas, inclusive com agendamento. A Unip também adota a nota do ENEM. Mais informações sobre inscrições e provas da Unip no site.

Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)

Mackenzie é uma universidade privada que promove 2 vestibulares por ano, para ingresso no 1º e no 2º semestre. As provas serão aplicadas nos dias 01 e 02 de dezembro. Mais informações no site.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A UFF é uma instituição pública federal e adota o SISU, Teste de Habilidades Específicas (THE) e nota ENEM. Mais informações do cronograma do vestibular no site.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

A UERJ é uma instituição pública estadual que é responsável também pelos vestibulares do Centro Universitario Estadual da Zona Oeste (UEZO) e da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (ABM D. Pedro II/ CBMERJ). Inscrições até 19/10 e envio de documentos para cotas até 20/10, a prova será no dia 03 de dezembro e resultado sai no dia 21. Mais informações no site.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

A PUC Rio é uma instituição privada que oferece vestibular considerando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou pela prova tradicional. As inscrições normalmente são abertas no mês agosto a setembro e as provas geralmente acontecem em outubro. Mais informações no site.

Universidade Federal Fluminense (UFF)

O estudante deve ter realizado o ENEM РExame Nacional do Ensino M̩dio e se inscrever para concorrer a uma das vagas por meio do SiSU para um dos cursos de gradua̤̣o da UFF. Mais informa̵̤es podem ser encontradas nos sites do ENEM, do SiSU e da COSEAC.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

O vestibular UFMG utilizam o Enem e a prova de Habilidades é aplicada nos cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música Bacharelado, Música Licenciatura e Teatro. Para os cursos de Formação Intercultural para Educadores Indígenas e de Licenciatura em Educação do Campo, são realizados provas específicas. Para mais informações acesse o site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG ou o próprio site da Instituição.

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

A Ufop é uma universidade pública federal  e aplica dois vestibulares por ano. Há um cronograma para vestibular para os cursos de graduação presenciais que adotam o SISU e processo seletivo específico para o curso de Musica e cursos a distancia. Mais informações no site ou através deste site.

Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

A UFSJ é uma universidade pública federal que aplica dois vestibulares por ano que adotam o vestibular pelo SISU. Há aplicação de prova de habilidades específicas para os cursos de Musica e Artes Aplicados. Mais informações sobre o cronograma de ingresso na graduação pelo site ou através desta página.

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

A UFV é uma universidade pública federal  e para concorrer a uma vaga nos cursos de graduação é necessário se inscrever no vestibular pelo SISU. Para mais informações acesse o site.

Principais vestibulares – Região Sul

Confira os processos seletivos mais importantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)

O vestibular da UFRS é realizado em única etapa para os dois semestres. O vestibular ocorre nos dias 07 a 10 de janeiro de 2018 e utiliza também a nota do ENEM. Para cursos de Artes Visuais, Música e Teatro deverão os estudantes devem prestar provas de Habilitação Específica no período de 19 a 24/11/2017.

Mais informações acesse o site.

Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)

A Ufsc oferece 70% das vagas dos cursos de graduação com ingresso pelo vestibular tradicional, 30% das vagas pelo SISU e sistema de cotas para negros, indígenas e quilombolas. O período de inscrição ocorre de setembro a novembro, as provas são aplicadas nos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2017. Mais informações acesse o site.

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

A UEL é uma universidade pública estadual, com vestibular em única etapa para os dois semestres, confira as principais datas:

  • Primeira Fase: 29/10/2017 – das 14h às 18h
  • Segunda Fase: 03/12/2017 – das 14h às 18h,  04/12/2017 – das 14h às 18h
  • Prova de Habilidades Específicas: 05/12/2017 – das 8h às 11h e das 14h às 18h

Mais informações no site ou através da página.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

A UFSM é uma universidade pública federal, com vestibular em única etapa para os dois semestres, que acontece normalmente em dezembro. Há um processo seletivo especifico para o vestibular de Indígenas e para os cursos EAD. Provas especificas de habilidades para os cursos de Música e Dança. Mais informações no site.

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A UFPR destinará 50% das vagas dos cursos de graduação pelo sistema de cotas. Confira as principais datas:

  • Inscrições: 16/08 a 14/09/17
  • Primeira fase: 29/10/17
  • Segunda fase: 26 e 27/11/17
  • Resultado: 02/02/2018

Mais informações no site.

Principais vestibulares – Região Centro Oeste

Veja o cronograma e informações dos processos seletivos mais importantes do Distrito Federal, Goiânia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul:

Universidade de Brasília (UnB)

As principais formas de ingresso na UnB são pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS), pelo o Vestibular e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC).

Confira informações no site.

Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)

A ESCS é uma instituição pública estadual que oferece cursos de graduação em Medicina e Enfermagem. Mais informações no site.

Universidade Federal de Goiás (UFG)

A UFG é uma universidade pública federal que realiza 2 vestibulares tradicionais por ano e também seleciona candidatos via SiSu. Mais informações no site.

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

A UFMT é uma instituição pública federal que tem como principal forma de ingresso o Sistema de Seleção Unificada (SiSu). Mais informações no site.

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

A UFMS é uma instituição pública federal que tem dois vestibulares por ano. A UFMS tem um vestibular específico para cursos EAD e vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSu).

Mais informações no site.

Principais vestibulares – Região Nordeste

Confira informações sobre os principais vestibulares da região Nordeste:

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

A UFPE adota o SISU para ingresso nos cursos de graduação e vestibular específico para os cursos de Musica e Dança, além dos cursos a distancia.

Para mais informações acesse este site e este aqui.

Universidade Federal do Ceará (UFC)

A UFC adota o vestibular com o SISU. Para informações sobre os cursos e o vestibular acesse o site e este site aqui.

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

A UFBA é uma instituição pública federal que realiza 3 tipos de processos seletivos: Vestibular Tradicional, Vagas Residuais e Licenciaturas especiais. O vestibular tradicional acontece uma vez por ano e é obrigatória a realização do Enem.

Para saber mais sobre o vestibular tradicional acesse este site e este aqui.

Para informações de Vagas Residuais acesse aqui e Licenciaturas Especiais acesse esse link.

Principais vestibulares – Região Norte

Confira informações dos vestibulares das principais universidades da região Norte:

Universidade Federal de Roraima

O Processo Seletivo Vestibular da Universidade Federal de Roraima é composto de duas modalidades: Prova Integral – PI, Seriado – PSS, 1.ª etapa – E1, 2.ª etapa – E2 e 3.ª etapa E3 destinado ao ingresso de alunos nos Cursos de Graduação.

Acesse o edital com informações sobre os cursos e inscrições e o Manual do Candidato no site da Comissão Permanente de Vestibular (CPV) no site.

Universidade Federal do Amazonas – UFAM

O ingresso na UFAM é realizado com 50% das vagas pelo ENEM/SISU e 50% pelo Processo Seletivo Contínuo (PSC). Acesse o site para mais informações.

Estamos na torcida para que você seja aprovado nos melhores vestibulares do país.

Veja o infográfico com os principais vestibulares do país: datas, resultados e locais 

Principais-vestibulares-do-pais-datas-resultados-e-locais

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo