Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Principais hábitos de estudos de pessoas eficientes

Principais hábitos de estudos de pessoas eficientes

Olá, leitor!

Os estudantes lidam com muitos desafios em suas vidas escolares, há muitas coisas que competem por sua atenção, é difícil se concentrar para estudar sozinho em casa ou até mesmo na biblioteca.

Não importa se você está no ensino fundamental, ensino médio ou até já chegou à universidade, precisa estudar pelo menos um pouco para ter um bom desempenho acadêmico.

Se você quer ter melhores notas e ser aprovado em vestibulares e testes, precisa de hábitos de estudo mais eficientes. A chave para um estudo eficaz não é estudar por mais tempo, mas estudar de forma mais inteligente.

Os hábitos de estudo podem ser aprendidos para melhorar sua capacidade de reter melhor o material de leitura dos seus livros didáticos. Esses hábitos de estudos incluem a abordagem do conteúdo com a atitude certa, escolhendo o ambiente certo, minimizando distrações, estabelecendo um cronograma de estudos realista e utilizando jogos de concentração, entre outros.

Confira os principais hábitos de estudo comprovados e eficazes que irão aumentar seu desempenho na escola.

Conheça os principais hábitos de estudos de pessoas eficientes 

habitos_de_estudo_projeto_escolar_ensino_fundamental_orientacao_para_habitos_de_estudo_organizacao_dos_estudos_habitos_de_estudo_no_ensino_medio_cronograma_de_estudos

1. Não reclamam de estudar

Muitas pessoas consideram o estudo uma obrigação e reclamam de estudar, por não gostar de alguma matéria ou por qualquer outro motivo. E quando fazem isso perdem oportunidades de aprendizado já que não criam o hábito de estudo.

Se você estuda, mas de forma negativa, isso não coopera para sua concentração e nem para sua memória. A forma como você estuda é quase tão importante quanto o que você lê e faz exercícios. Estar na mentalidade certa é importante para estudar de maneira mais inteligente.

Procure identificar seu estado mental e evite bloquear sua criatividade com reclamação. Evite também pensamentos “tudo ou nada” e comparar-se com outros estudantes.

2. Organizam o local de estudos

Onde você estuda é importante para aumentar seu rendimento. Muitas pessoas cometem o erro de estudar em um lugar bagunçado ou que não é propício a se concentrar, cheio de distrações.

Será difícil competir com a TV ou um videogame, que para você pode ser mais interessante que o livro de matemática que está tentando entender.

Experimente qual é o melhor local para você, visite uma biblioteca, salas de estudo na sua escola ou um quiosque sossegado num parque próximo a sua casa.

Pesquise vários locais na universidade e fora do ambiente acadêmico, não escolha apenas o primeiro que achar “bom o suficiente” para suas necessidades e hábitos de estudo.

Em casa, organize um ambiente e deixe livros e materiais escolares sempre disponíveis sobre a mesa, reserve uma garrafa de água, deixe o local livre de distrações, vale até deixar o celular e tablet em outro cômodo da casa.

Converse com familiares e pessoas que convivem com você e compartilhe seu cronograma de estudos. Desta forma, você garante maior privacidade e silêncio para suas sessões de estudos. Encontrar um local de estudo ideal é importante, porque é um método em que você pode confiar para os próximos estudos.

3. Elimine tudo que te distrai

As vezes você até encontra um lugar ideal para estudar, mas leva coisas de que não precisa e pior, que contribuem para aumentar sua distração.

Por exemplo, embora possa parecer ideal digitar resumos e fazer mapas mentais com aplicativos em seu notebook para revisar depois, esses aplicativos são uma distração poderosa para muitas pessoas devido à sua versatilidade.

Você pode ficar tentado abrir os aplicativos de jogos online, verificar o status das redes sociais, enviar mensagens nos aplicativos e assistir a vídeos engraçados no YouTube. São distrações interessantes para os momentos de lazer, mas que não irão acrescentar nada aos seus hábitos de estudos.

Então, avalie se realmente precisa do seu computador ou tablet para fazer resumos, ou se pode se contentar com cadernos e lapiseiras. Caso afirmativo, utilize aplicativos para bloquear redes sociais e paginas enquanto faz suas pesquisas e utiliza o editor de texto. Dessa forma, você conseguirá ser mais produtivo nos estudos.

Identifique o que mais o distrai e crie estratégias para minimizar seus efeitos para que possa se concentrar melhor e ter mais rendimento na hora de estudar.

4. Fazem resumos de qualidade

Os estudantes mais eficientes fazem resumos e têm o hábito de estudo de organizar as informações em esquemas e sínteses de qualidade, que também utilizam para sessões de revisão.

Essas pessoas esboçam numa estrutura de tópicos para resumir as informações e conectar com conceitos básicos. Assim conseguem correlacionar princípios e conteúdos semelhantes e isso facilita na hora de revisar e na sua memorização.

Há várias formas de fazer esboços, esquemas e sínteses de qualidade. Mapas Mentais e mnemônicos são técnicas de estudos bastante úteis e eficientes já que você usa mais do seu cérebro para lembrar-se de imagens visuais e ativas do que para relembrar uma lista de itens, nomes ou frases soltas e fórmulas de equações matemáticas.

Uma das formas mais importantes na hora de estudar e que melhora e muito seu rendimento escolar é a utilização de todos os sentidos e canais de aprendizagem. Quando o estudante tem o hábito de estudar utilizando seus sentidos visuais, auditivos e sinestésicos, a informação é retida mais facilmente.

É por isso que escrever manualmente resumos e fazer mapas mentais são hábitos de estudo tão eficientes, pois envolvem dois canais, o sinestésico e visual. Para melhorar ainda mais, você pode ler informações e resumos em voz alta e gravar áudios, assim esse hábito de estudo envolverá mais um sentido.

5. Utilizam jogos de concentração

Jogos de memória ou jogos de atenção são métodos que ajudam a aumentar a concentração das pessoas.

Os estudantes que investem nestas técnicas de estudo e utilizam jogos de atenção e aplicativos para estimular o cérebro, conseguem se lembrar de informações mais facilmente.

Você pode utilizar aplicativos de jogos de concentrar e convidar seus amigos para praticar. É uma forma de lazer que traz mais benefícios para sua memória de forma bem divertida.

Estes são apenas alguns dos principais hábitos de estudo de pessoas que tem ótimos desempenhos na sua vida escolar e também profissional. Invista também em cartões de memória, questões e sessões de simulados de provas, pratique sozinho ou com amigos.

Já compartilhamos muitas técnicas de estudo eficientes e como fazer cronogramas de estudos, confira aqui no Canal do Ensino.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo