Você está aqui:Home » Dicas » Notícias » Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação está com inscrições abertas

Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação está com inscrições abertas

Olá, leitor(a)!  

Mario Sergio Cortella, um dos educadores mais respeitados do Brasil, recupera com frequência a origem das palavras para explicar o uso delas e trazer mensagens importantes. O termo emancipar, por exemplo, já esteve em muitos de seus discursos a fim de ressaltar a importância da educação e do conhecimento em nossas vidas. Isso porque o vocábulo vem do latim emancipare, que significa “tirar a mão que agarra”.  

Dito de outra maneira, faz referência a viabilizar autonomia e recursos suficientes para pensarmos por nós mesmos(as). Com princípios similares, e acreditando no processo de ensino e aprendizagem como base para a transformação da sociedade, a Fundação Roberto Marinho, em parceria com a Globo, lançou mais uma edição do Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação, com premiações que totalizam 1,2 milhões de reais. As inscrições, que são gratuitas, vão até 7 de novembro de 2022. 

Prêmio LED – Luz na Educação 2023 

Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação está com inscrições abertas

Fonte: Reprodução

Visando o fortalecimento de práticas e ações voltadas para o campo educacional, a organização do evento selecionará os 6 melhores projetos e concederá a cada um deles o valor de 200 mil reais. Assim, qualquer pessoa ou instituição que tenha propostas inovadoras para a educação brasileira poderá participar do processo seletivo.   

As premiações — que abrangem o sistema de ensino formal básico (regular e especial para jovens e adultos), o técnico e o não formal foram divididas em 3 categorias principais: educadores(as), estudantes e empreendedores(as). Mais, estão elegíveis candidaturas de pessoas físicas e oriundas de instituições públicas e privadas, de escolas e universidades a startups e criadores(as) de conteúdo.  

Os critérios avaliativos levarão em conta as iniciativas que apresentem trabalhos inovadores com o objetivo de impactar a realidade de grupos de maior vulnerabilidade social e econômica. Nesse sentido, inclusive, participantes pretos(as), pardos(as), indígenas e do Norte e Nordeste terão prioridade na seleção. Também serão considerados itens como escala, rentabilidade e metodologia dos programas. Para conferir o regulamento completo, clique aqui.  

Inscrição e cronograma 

Para se candidatar, é preciso ter cadastro na plataforma do evento. Se você já possui uma conta, acesse aqui, clique em “Inscreva-se para a 2ª edição do Prêmio LED” e informe os dados em “Já é cadastrado? Faça o login aqui”, no final da página. Caso contrário, insira as informações solicitadas e sigas as instruções de acesso. 

Vale ressaltar que o preenchimento do formulário pode levar de 2 a 3 horas e o prazo máximo para a conclusão dessa etapa só vai até às 23h59 do dia 7 de novembro de 2022. Além disso, é necessário ser maior de 18 anos (caso sejam pessoas físicas) e não ter ganhado a 1ª edição do Prêmio LED. Acompanhe o cronograma completo abaixo:  

  • Período de inscrições: até 7 de novembro de 2022; 
  • Avaliação inicial dos projetos inscritos pelos(as) pareceristas e pelo comitê técnico para definição dos semifinalistas: 8 de novembro de 2022 até 16 de dezembro de 2022; 
  • Entrevistas e auditoria com os semifinalistas para a definição de 15 finalistas: 19 de dezembro de 2022 a 20 de janeiro de 2023; 
  • Avaliação dos 15 finalistas pelo júri para definição das 6 iniciativas vencedoras: 23 de janeiro de 2023 a 7 de fevereiro de 2023; 
  • Divulgação dos resultados: abril de 2023. 

Movimento LED 

O Movimento LED – Luz na Educação realizou a primeira edição de seu Prêmio em 2022 com o intuito de estimular e comemorar projetos educacionais inovadores e edificantes. A premiação foi estruturada a partir de uma parceria entre o Grupo Globo, um dos mais relevantes conglomerados de mídia do mundo, e a Fundação Roberto Marinho, cuja missão é contribuir para a diminuição da defasagem educacional no Brasil.  

A iniciativa busca propostas inclusivas, que abordem temas como educação antirracista, tecnologia e educação, combate à evasão escolar e saúde mental no ambiente educacional. Uma das ações vencedoras do evento que aconteceu este ano, por exemplo, foi Desengaveta Meu Texto, que auxilia estudantes do ensino básico a produzirem bons textos. Clique aqui e saiba mais sobre o Movimento.  

#Partiu fazer parte do futuro da educação e ainda ter investimento para isso? Então se inscreva o mais rápido possível! Lembre-se também de compartilhar com os(as) amigos(as) que desejam tirar ideias educacionais do papel!  

No Canal do Ensino, veja também: 

Boa sorte e até breve!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo