Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Prática de meditação em sala de aula – Sucesso e resultados

Prática de meditação em sala de aula – Sucesso e resultados

Olá, leitores!

Há alguns anos, em escolas públicas e privadas no Brasil e em muitos outros países, vem se aplicando as técnicas da meditação em sala de aula, o que tem apresentado resultados muito positivos na qualidade de vida das crianças e nos seus processos de aprendizagem.

Ações parecidas têm sido desenvolvidas ainda em situações bem diferentes desta, como é o caso da prática de meditação nas empresas, nos presídios e entre profissionais com grande carga de estresse, como policiais e bombeiros, por exemplo, porém é entre as crianças que o êxito é maior, permitindo maior capacidade de concentração e de tomada de decisão em diferentes atividades da rotina educacional. Veja a seguir alguns benefícios da meditação em sala de aula e saiba como criar atividades meditativas em sua escola.

Benefícios da meditação na escola

menina-meditando

As crianças que aprendem a meditar na escola têm a capacidade de controlar melhor as suas emoções e de tomar melhores atitudes em determinadas situações. Descobriu-se que o rendimento aumenta conforme ganham mais experiência nesta prática, bem como a sua capacidade de se concentrar em determinadas tarefas – mesmo que haja barulho ou interrupções.

A meditação pode ainda ajudar a desenvolver melhor a criatividade em determinadas tarefas, reconhecer valores importantes para si e para o grupo e dar suporte para lidar com diversos problemas e desafios que interferem na aprendizagem como irritação, ansiedade, déficit de atenção – o problema pode não desaparecer, mas a criança passa a lidar com eles de modo mais assertivo e consciente – nos casos de dislexia, por exemplo, muitos resultados positivos estão associados à prática da meditação na escola. Veja mais sobre a dislexia neste artigo.

Como praticar a meditação com seus alunos

Nem sempre é fácil iniciar com os alunos uma nova atividade que exija silêncio e respeito com o momento e com o espaço do outro. É preciso apresentar a ideia e fazê-los compreender do que se trata e permitir que eles vejam sentido nesta prática, só assim a prática da meditação poderá surtir o efeito esperado.

O momento mais adequado é no início da aula, quando a mente ainda está mais calma, entretanto não é uma regra. O professor pode estabelecer esta atividade antes de uma atividade criativa, por exemplo, ou em qualquer momento em que achar pertinente, como no fim da aula, depois de todas as tarefas escolares do dia.

A prática de meditação não deve ser demorada – para começar, 5 minutos podem ser suficientes. Pode demorar para que os alunos ganhem prática – em geral, levamos 40 dias para adquirir um novo hábito e isso é normal, é o que afirma a instrutora de meditação Rosimeri Schneider, do Kurotel (Centro de Longevidade e Spa) para o Jornal NH:

Não é apenas as crianças que adquirem os benefícios da meditação, mas pessoas de qualquer idade podem praticar. Esta pode ser uma prática doméstica, podendo unir os pais, filhos, primos, tios, enfim, toda a família.

Conheça também o Projeto Mente Viva, uma iniciativa que leva a prática da meditação para escolas públicas no sul do país.

Até breve!

comentários (1)

  • catarina garcia de souza

    Parabéns por essa reportagem. Essa direção para a Meditação nas escolas, poderá ser estendida, para as empresas, hospitais, organizações governamentais, pois assim, o Planeta terá grandes benefícios. A MEDITAÇÃO elimina o sofrimento, nos traz intuição, abre nossos caminhos para o auto-conhecimento. Nosso grande abraço, mais uma vez, parabéns pela iniciativa. Namaste.
    Catarina.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo