Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Onde e como você pode fazer pós-graduação gratuita?

Onde e como você pode fazer pós-graduação gratuita?

Olá, leitor!

Já pensou em fazer uma pós-graduação gratuita e garantir seu futuro profissional? Cursar uma graduação já é um grande passo para aumentar a experiência e o crescimento pessoal. Mas cada dia que se passa, a especialização direcionada se torna primordial para abrir grandes oportunidades no mercado de trabalho.

Contudo, há profissionais que já cursaram uma graduação e não têm condições de realizar uma pós-graduação, já que hoje as Universidades contam com altas mensalidades em cursos de pós-graduação.

Nesse artigo, você saberá mais sobre a pós-graduação, saberá se é possível fazer uma pós-graduação gratuita e qual caminho tomar para que isso aconteça. Acompanhe a leitura!

Por que fazer uma pós-graduação hoje?

pos-graduacao_gratuita_onde

Para iniciarmos essa conversa, podemos ter como base o mercado de trabalho atual em que nos encontramos. Partindo do ponto de vista das grandes empresas, a concorrência é cada vez mais acirrada. Dessa maneira, os gestores precisam encontrar profissionais que apresentem diferenciais que possam acumular valor às empresas, fazendo com que se consolidem no mercado.

Para que isso aconteça, já não basta que um profissional faça apenas uma graduação em determinada área de atuação. Hoje a educação continuada é essencial para melhorar as oportunidades do profissional.

A educação continuada é um conceito de aprendizagem contínua que agrega qualificação e especialização ao indivíduo que quer se destacar no mercado.

O que as empresas buscam hoje em dia é profissional multidisciplinar. Um profissional desse nível possui uma visão de mercado mais ampla, conhece as melhores estratégias de crescimento e sabe o que precisa ser mudado em cada departamento para que a empresa cresça continuamente.

Além disso, tem habilidades de gerenciar pessoas, planejar processos e agregar novos conhecimentos às equipes da empresa. De uma forma geral, é o profissional do futuro que as maiores empresas do país estão de olho.

Para isso, há uma necessidade de conhecimentos que vão além da graduação. Quem apresenta uma graduação, pós-graduação, mestrado e ainda cursos técnicos na área leva vantagem competitiva.

No Brasil, têm surgido novas Instituições credenciadas que oferecem cursos de especialização, como o MBA, pós-graduação e novas modalidades de aplicação de cursos. Isso é uma oportunidade para profissionais que estão entrando no mercado de trabalho ou que querem aumentar seus conhecimentos na área em que atua.

Estamos na era do conhecimento e não existe momento certo para parar de estudar. Afinal, a cada dia surge novas tendências, novos conceitos e ferramentas que ajudam as empresas crescer mais.

É possível fazer pós-graduação gratuita?

É possível sim fazer uma pós-graduação gratuita. Porém, é indicado que o aluno consiga uma vaga em bolsas de estudo por meio da própria Instituição escolhida ou de programas do Governo.

Hoje, para fomentar o conhecimento, o Governo oferece vários programas especializados em bolsas de estudos aqui no Brasil e até no exterior.

Para cada Instituição ou Organização existe uma regra que se aplica quanto ao oferecimento de bolsas de estudo. Por isso, vale a pena estudar um pouco cada uma delas para confirmar seus propósitos.

O que levar em conta ao escolher uma pós-graduação?

A primeira coisa que o profissional precisa fazer antes de escolher uma pós-graduação é definir seus objetivos e planos de carreira. Onde você quer chegar? Qual cargo é o ideal para seu perfil profissional? Dependendo da sua resposta, existe um tipo de especialização certo para você.

Por exemplo, se você deseja chegar a um cargo de liderança e você tem conhecimentos para isso, uma boa ideia é fazer um MBA, que é uma especialização mais aprofundada em termos executivos.

Agora, se você pretende expandir sua carreira acadêmica, é indispensável optar pela pós-graduação, mestrado e doutorado.

Outra coisa que o profissional precisa levar em conta é a Instituição escolhida. Como há várias oferecendo cursos de especialização no mercado, vale uma pesquisa aprofundada para que você alinhe seus objetivos ao que a Instituição oferece.

Onde fazer pós-graduação gratuita pelo Governo?

Durante os últimos anos, já foram oferecidos no Brasil inúmeras oportunidades de cursos de pós-graduação gratuitos de diversas áreas de atuação. Para se ter uma ideia, as oportunidades mais oferecidas são para a área de saúde e gestão pública.

Separamos alguns sites de Instituições que oferecem frequentemente bolsas de estudo para pós-graduação gratuita. Se atualize sempre e se prepare para as futuras oportunidades. Confira!

  • Sistema UAB: O sistema do Governo em parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil) desenvolve o ensino à distância, que visa expandir ofertas de cursos de educação superior.
  • UNA-SUS: É também um sistema do Governo. O UNA-SUS (Sistema Universidade Aberta do SUS) foi criado em 2010 para atender à capacitação e educação permanente de profissionais que atuam na área da saúde. Disponibiliza vários cursos gratuitos a distância e também oferece bolsas de estudos para pós-graduação.
  • CAPES: A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é uma fundação do Ministério da Educação (MEC). Tem como objetivo auxiliar profissionais que não têm condições de fazer cursos superiores. O programa oferece anualmente várias oportunidades de bolsas de estudos para graduação e pós-graduação.
  • CNPQ: O CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) tem como principal objetivo fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. Dessa forma, oferece anualmente várias oportunidades de bolsas de estudos para pós-graduação.
  • PROUNI: O PROUNI (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do Governo que tem como objetivo a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais de pós-graduação para diferentes áreas de atuação.

Instituições estaduais e privadas que oferecem bolsas de estudos para pós-graduação gratuita

A pós-graduação não é mais um diferencial competitivo e sim o mínimo de especialização esperado pelo mercado de trabalho. Os recrutadores buscam candidatos à altura dos objetivos e planos das empresas e candidatos que apresentam a característica de auto-desenvolvimento.

Portanto, se você já possui uma graduação e quer se destacar em sua área de atuação, procure hoje mesmo uma dessas opções que separamos para ingressar em um curso de pós-graduação gratuita.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo