Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Portal disponibiliza mapas históricos coletados em bibliotecas digitais

Portal disponibiliza mapas históricos coletados em bibliotecas digitais

Olá leitores do Canal do Ensino,

Viajar por terras estrangeiras e de outros tempos agora está mais fácil. Graças à plataforma Old Map Online o internauta pode acessar mapas de épocas e lugares remotos. O portal, que por enquanto tem uma versão apenas em inglês, reúne exemplares de diferentes mapotecas.

Visitar o site é como acessar, de forma bastante simples e descomplicada, uma cápsula do tempo. Logo na home é possível visualizar, por toques num mapa-múndi, qualquer região do globo e localizar nelas, com alguns cliques, mapas de outras épocas para territórios de interesse.

Estão disponíveis diferentes tipos de mapas, geográficos ou topográficos, humanos ou físicos. A busca também pode ser realizada por palavras chaves, indicando por exemplo as características de mapa que se busca.

Há também a alternativa de acesso direto às coleções catalogadas, reunidas na aba “collections”, no topo do mapa-múndi. Segundo o próprio site, demais compilações serão adicionadas durante 2012.

Outro recurso bem interessante é a régua do tempo localizada logo abaixo da caixa de busca do site. Arrastando-a, é possível limitar a pesquisa também pelo período temporal desejado.

Um blog do portal é atualizado com matérias de divulgação do site na imprensa, além de eventos ligados à cartografia e novas tecnologias da comunicação.

Desenvolvido por equipes no Reino Unido e na Suíca, o Portal facilita ainda a convergência com outras redes sociais virtuais, como o Facebook, o Twitter e o Google+.

Fonte: Portal Aprendiz

Um abraço e até a próxima

Curta o Canal do Ensino no Facebook e siga os nossos posts no @canaldoensino.

Divulgue este artigo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo