Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Por que prestar concurso público vale a pena

Por que prestar concurso público vale a pena

Olá, leitor!

Quem nunca sonhou em ter um emprego estável, sem o risco de demissões ou de grandes crises na empresa a ponto de fechá-la, que atire a primeira pedra. A estabilidade no emprego é o sonho de praticamente qualquer pessoa, e não é à toa, afinal, essa é uma forma segura de manter o padrão de vida que a pessoa gostaria de ter ou manter sua família.

Por isso, essa é uma das principais razões de as pessoas optarem por prestar um concurso público, a estabilidade de seu emprego. Além do baixo risco de variações em seu horário de trabalho, permitindo assim que o funcionário público possa organizar e aproveitar mais o seu tempo livre.

Mesmo nos momentos em que o Brasil, viveu algum tipo de crise, apesar do número de concursos públicos terem sido reduzidos de forma significativa, os funcionários públicos mantiveram seus empregos, ou seja, eles não viviam aquela ansiedade de saber se iam ou não ficar desempregados, isso porque prestar concurso público é garantia de estabilidade.

Além disso…

1 – Você não depende de indicações

porque_prestar_concurso_publico

Para conquistar um cargo público, teoricamente, você não depende de indicação, para isso existe apenas uma via: prestar concurso público. É através desse processo seletivo que a pessoa conquista o seu tão sonhado cargo público.

Sabemos que há casos em que ocorre a venda de gabaritos da prova ou mesmo do cargo, sempre ouvimos falar sobre isso, não vamos mentir para você, mas tenha me mente que isso não é uma regra, é uma exceção. Pense bem se você conhece mais pessoas concursadas, ou ouviu falar mais da corrupção dentro dos concursos públicos.

Portanto, se esse é o seu sonho não fique com esse pensamento que vai te impedir de prestar concurso público.

2 – Você tem tempo para se preparar

Um concurso público nunca acontece de um dia para outro, por isso, você tem tempo de sobra para se preparar para  a seleção – no caso a prova. O edital de um concurso público demora para sair, primeiro eles anunciam em jornais que haverá determinado concurso público, e só depois de um certo tempo é que o edital para prestar concurso público é lançado.

Após a publicação do edital para um concurso público, ainda tem um tempinho longo para que a prova aconteça, ou seja, você pode estudar um pouco por dia, e continuar trabalhando e fazendo suas atividades diárias normalmente.

3 – Tem cargo para todos

Prestar concurso público não é privilégio para algumas pessoas da sociedade, esse é outro grande benefício em prestar concurso público, pois, há cargos para todas as pessoas e todas as profissões, independente de sua formação.

Há cargos para pessoas que querem prestar concurso público com ensino fundamental e médio, que são aqueles que a remuneração é um pouco mais baixa, mas ainda vale a pena; e há cargos para aqueles com ensino superior, no qual os salários geralmente tem um valor mais significativo, entretanto os benefícios e a estabilidade no emprego são para todos.

4 – Não exige experiência

Uma das maiores dificuldades de quem procura emprego é cumprir a exigência de se ter experiência na área no qual se candidatou à vaga, fator esse totalmente desnecessário para quem vai prestar um concurso público.

Seja lá qual for a idade, sexo ou cargo pretendido, esse pré-requisito não entra no edital de um concurso público. Além disso, alguns cargos exigem ensino superior, mas você não tem que ser formado na área em que a vaga está disponível, isso é muito comum nos concursos realizados pelo INSS e pela Receita Federal.

5 – Melhores salários em todos os cargos

Ao prestar um concurso público, o concurseiro – aquela pessoa que está se preparando para um cargo público – tem a certeza de que o seu esforço para prestar concurso público não será em vão, pois, os salários são melhores do que os encontrados em empresas privadas.

Independente do cargo que a pessoa escolheu, ou do órgão público que ela pretende trabalhar ao passar em um concurso público, ela sempre terá a certeza que terá um ótimo salário. Esse é outro motivo que torna o concurso público algo tão disputado.

6 – Mais qualidade de vida para o funcionário público

É verdade que para prestar concurso público a pessoa tem que dedicar muitas horas de estudo, e em alguns casos elas até se privam de horas de lazer e sono para estudar para prestar concurso público, esse é o exemplo de pessoas de estudam e trabalham.

Mas esse esforço com certeza não será em vão, pois, essa pessoa saberá que ao entrar para um cargo público ela terá mais qualidade de vida, principalmente porque em sua mente não ficará rondando aquele fantasma do medo da demissão.

Os horários de um funcionário público são sempre fixos, e raramente ele faz hora extra, então ele pode se programar para ir para academia, estudar ou passar o tempo livre com sua família e amigos.

Dependendo do órgão público que você entrar através do concurso público, além das férias obrigatórias por lei, ainda há o recesso de férias, sendo esse mais um benefício em se prestar concurso público.

7 – Crescimento profissional

Após determinado tempo de serviço – isso vai depender do cargo e do órgão que você foi admitido através de um concurso público – você tem a chance de conseguir um cargo maior, com melhores salário e benefícios, isso se chama progressão por tempo de serviço.

Claro que para isso, é preciso de dedicar para conseguir uma progressão por tempo de serviço, portanto, se você estudar, se especializar, se dedicar, a probabilidade de você conquistar novos cargos é maior.

Quando você entrar para um cargo público, não se acomode! Assim como você se dedicou para conseguir esse emprego, dedique-se para crescer sempre mais e mais, não é porque você é ou será concursado e terá a estabilidade do emprego que você precisa se tornar uma pessoa relapsa.

8 – Mais direitos e benefícios

Além do salário publicado no edital para o concurso público que você vai prestar, o servidor público ainda tem diversos outros benefícios que grande parte das empresas privadas não oferecem, com por exemplo, adicional por tempo de serviço prestado.

Esse benefício quando o funcionário completa certo tempo de serviço, o valor, geralmente, é uma porcentagem do seu salário, vale ressaltar que quanto maior o tempo trabalhando, mais alto é esse benefício.

Ao prestar concurso público você ainda tem direito a licença remunerada. Como isso funciona? É bem simples, a cada cinco anos de serviços prestados como funcionário público, o servidor tem direito a três meses de licença remunerada.

Dependendo do cargo, você ainda tem direito a um plano de previdência complementar, além de cursos de capacitação e reciclagem, licença prêmio, licença não remunerada por períodos de até dois anos e abono de determinado número de faltas anuais.

Ainda fazem parte da garantia de benefícios para um servidor público: auxílio-transporte, assistência para alimentação e vale-refeição, planos de saúde, além de subsídios destinados aos estudos, maternidade, entre outros que podem variar de acordo com o órgão.

9 – Vantagens na aposentadoria

Diferente dos funcionários do setor privado, o servidor público ao se aposentar, irá receber exatamente o mesmo salário que recebia quando estava ativo na profissão, podendo assim, manter o padrão de vida que tinha durante o tempo de serviço.

Essa é uma grande vantagem em se prestar concurso público, pois, no setor privado, às vezes o trabalhador tinha o salário de 5 mil reais, e após se aposentar passa a receber 2 mil reais, ou seja, menos da metade do que recebia, portanto, o seu padrão de vida tem que se modificar, e essa pessoa terá que se privar de coisas que costumava fazer.

10 – Facilidade para conseguir empréstimos

Devido a estabilidade garantida por lei para o funcionário público, ao tentar um empréstimo bancário ou um financiamento, as chances de aprovação de crédito é de quase cem porcento. Dessa forma, fica muito mais fácil você conquistar sua casa própria ou trocar de carro, por exemplo.

11 – Possibilidade de transferência

Ao prestar um concurso público, você ainda pode pedir a transferência para outra cidade, desde que haja a disponibilidade para o cargo que você está ativo no momento no órgão público. Para fazer isso, certamente você será submetido a alguns tramites burocráticos, mas nada que te impeça de pedir sua transferência.

Essa é uma oportunidade de você conhecer o mesmo setor em outros escritórios do mesmo órgão. Essa rotatividade garante ainda maior conhecimento da sua área de atuação.

12 – Vagas para deficientes físicos

Todo o concurso público tem uma porcentagem de vagas destinadas a deficientes físicos, independente de sua limitação. Essa é uma lei, e ela é cumprida à risca pelos órgão públicos que publicam seus editais de concurso público.

Depois dessas dicas que, nós do Canal do Ensino, apresentamos aqui, você ainda tem alguma dúvida sobre se deve ou não prestar concurso público? Essa é uma grande oportunidade para melhorar de vida. O que você está esperando para escolher o concurso público que quer prestar e começar seus estudos?

Você já é um servidor público? Fale um pouco sobre o que vale a pena em prestar concurso público.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo