Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Porque e como você deve aprender espanhol com podcast

Porque e como você deve aprender espanhol com podcast

Olá, leitor!

Estudar idiomas pode ser tarefa fácil para alguns, mas para muitos pode representar momento de grande dificuldade! O espanhol por ser um idioma originado do Latim, a princípio, nos parece menos difícil.

Mesmo assim, existe a possibilidade de melhorar esse processo de aprendizagem com uma técnica bem simples: usando Podcast. Quer saber como? Acompanhe esse artigo!

Mas o que é podcast?

aprender_espanhol_com_podcast_

São arquivos de áudio transmitidos pela internet informando determinado tema. Qualquer pessoa que use a internet pode acessar um Podcast.

As publicações dos Podcast, são feitas por meio de Podcasting que segue um padrão semelhante ao feed RSS – uma linguagem de programação que atualiza os assinantes de determinado canal ou site. Ou seja, os usuários poderão receber informações só que ao invés de textos escritos, serão de áudios.

O internauta poderá acessar um Podcast no site de sua preferência que tenha esse recurso, ou fazendo download em seu computador ou Smartphone, ou ainda, instalando um software que informa quando tiver atualizações de Podcasts.

Curiosidade: Esse termo foi uma criação do ex-vj da MTV Adam Curry, baseado na junção do termo Ipod (aparelho de áudio MP3 da Apple) com Broadcast que traduzido do inglês significa “transmissão” (de rádio). Mas pode ser usado em qualquer Smartphone ou computador.

Onde o Podcast entra no estudo de espanhol?

Para estudar usamos boa parte do tempo lendo. São textos, notícias, enfim, material de conteúdo didático em forma de textos.

Mas se você é uma pessoa ocupada ou pretende usar melhor o seu tempo em uma fila de espera ou na viagem em ônibus de volta para casa, uma ótima saída é ouvindo Podcasts.

Aprender idiomas requer um momento dedicado ao treino da pronúncia. Além do mais, ouvir um texto é diferente de ler – principalmente quando se está iniciando.

Acompanhando um podcast sobre um determinado tema, você poderá se familiarizar, inclusive, com termos ainda desconhecidos, tentando entender de forma ampla – recursos estes muito utilizados na abordagem instrumental – tomando nota, se possível, desses termos para serem pesquisados depois.

Mas observe: Podcast é associado ao significado de feed, podendo ser ouvido mesmo estando offline, é diferente de áudio apenas. Podcasts são atualizações das páginas em áudio.

Alguns aplicativos ou agregadores para ouvir podcast

Para ter acesso aos Podcasts sem precisar entrar no site que tenha o conteúdo pretendido, precisa baixar um aplicativo ou agregador em seu Smartphone ou computador. Segue algumas possibilidades gratuitas:

Sugestões de Podcasts para estudar o idioma espanhol

Listamos alguns Podcasts disponíveis em plataformas de cursos ou aplicativos para serem baixados ou instalados em seu Tablet ou celular.

O curso Lengalia: Aprender Espanhol Online, disponibiliza lições de espanhol em Podcasts grátis que podem ser ouvidos também diretamente na página.

Contém lições referentes à Espanha em níveis diferenciados e aos outros países da América latina que falam espanhol, com suas especificidades como Argentina, Bolívia, Chile e outros.

Aplicativo Se habla Español: criado para ajudar as pessoas a aprender espanhol, motivadas por estarem escutando pessoas famosas

No site Ivoox você se inscreve e recebe no seu e-mail o aplicativo para baixar diretamente em seu aparelho.

São 58 Podcasts com duração em torno de 30 minutos. Celebridades como Julio Iglesias, J.J Benítez, Julia Navarro, Pedro Almodóvar, Fernando Alonso e muitos outros.

Na plataforma de estudos Hoy hablamos, você encontrará mais de 300 Podcasts com episódios que falam sobre diversos temas e fatos que ocorrem na Espanha. Segundo o site são publicados 5 episódios por semana de segunda à sexta-feira.

Abordam temas como: energia elétrica, notícias em espanhol, alternativas ambientais, expressões espanholas e cultura espanhola. Podem ser baixados gratuitamente em Itunes e Android.

Histórias latino-americanas em áudio da Rádio Ambulante, até o momento são 100 episódios contando histórias acontecidas nos diversos países latino-americanos.

Podem ser ouvidos no próprio site, mas pode ser feito o download em iOS ou Android. Rádio Ambulante é um Podcast premiado de jornalismo de áudio de longa duração, que mostra situações culturais por vezes negligenciadas. Ainda poderão ser lidos no site os textos transcritos.

Voz da América (VoA): Uma página que é um bom suporte para quem estuda espanhol é o VoA. um site de notícias da América com assuntos de atualidades como política, esportes, economia e eventos internacionais.

Também pode ser baixado em computador ou no Smartphone.

Learning Spanish online News in Slow Spanish: Esse aplicativo existe na versão América-latina e Espanha. Encontra-se na App Store e no Google play.

Sobre o Podcast versão latino-americana, são mais de 200 episódios e a versão da Espanha mais de 400, com notícias rápidas seguidas de diálogos onde ensina algum tópico do estudo da língua espanhola: gramática, expressões, pronúncias e quizz.

Em podcast só os níveis intermediário e avançado. Pela web ainda pode acompanhar o nível básico, porém, precisa ser inscrito para ter acesso total.

Essas são algumas sugestões, mas existem muitas outras opções, pesquise a que mais esteja de acordo com seu nível de estudo ou que mais lhe agrade.

Sugestões de como usar seu podcast

Se você vai de carro para o trabalho, enfrenta um trânsito horrível presente na maioria das grandes cidades, que tal relaxar ouvindo um pouco de histórias ou notícias em espanhol?

Enquanto está atento ao trânsito, seus ouvidos estarão sendo treinados para entender diálogos e pronúncias da língua em questão. Nem precisa tirar a mão do volante, só aperte o play e deixe rolar.

No ônibus, enquanto não chega ao local de destino, mesmo em pé, deixe tocar sua playlist e repasse as lições, as expressões, os termos gramaticais, usando apenas seu fone de ouvido.

Ler ou mexer no celular enquanto almoça é desaconselhável pelos oftalmologistas e nutricionistas, mas se estiver privado de uma companhia agradável enquanto almoça, escute um pouco seu Podcast.

Na fila de banco, de supermercado, de padaria, enquanto espera o metrô, antes de abrir o comércio, enquanto leva o cachorro pra passear, durante uma pedalada ou uma caminhada, enquanto espera os amigos para a próxima ida ao cinema.

Em qualquer momento, entre uma lista de músicas e uma checada nas redes sociais, sempre haverá tempo para se atualizar e treinar seu espanhol.

Esperamos que tenha gostado dessas dicas para utilizar Podcasts em seu estudo de espanhol, para outras línguas e até outros conteúdos.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo