Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Por que você deve pedir feedback ao seu chefe no trabalho

Por que você deve pedir feedback ao seu chefe no trabalho

Olá, leitor!

Trabalhar horas, se dedicar ao seu ofício, não ter certeza se está fazendo corretamente ou se pode melhorar, causa certa angustia em qualquer pessoa.

Ter esse feedback é necessário para seu crescimento profissional e pessoal.

Em certos momentos você precisará pedir. Quer saber porquê? Acompanhe o texto a seguir!

Por que você deve pedir feedback pro chefe?

pedir_feedback_trabalho-01

O feedback nada mais é que uma avaliação do seu desempenho profissional. Existem empresas que possuem mecanismos que realizam esse feedback formalmente, com questionários e relatórios determinados.

Porém, existem situações onde é necessário que você peça, para dar continuidade ao seu trabalho. Vamos citar alguns momentos que será preciso pedir um retorno do chefe sobre seu serviço.

Ao realizar um projeto

Seja um projeto que você tenha criado ou que a empresa tenha colocado sob sua responsabilidade ou mesmo que você tenha feito parte da equipe, ao término de sua realização ou implantação você pode solicitar ao chefe o seu feedback.

Esse é o momento ideal para fazer avaliações: o que deu certo, o que poderia ter sido feito diferente, o que foi positivo e o que foi negativo. Dessa forma você estará mostrando que se interessa pela realização do seu serviço da melhor forma possível e mostra segurança ao decidir terminar o projeto primeiro e só depois perguntar.

Quando algo errado acontece

Esse momento crítico pode ser o momento certo, pois demonstra que você tem interesse na qualidade da prestação de seus serviços, além de sua empresa. É necessário que tenha maturidade para saber ouvir críticas e mostre que quer melhorar, ajudar a corrigir o que deu errado. Erros, sendo você ou não que os tenha cometido, são ótimas chances para promover mudanças em busca de melhoras.

Problemas com equipe de trabalho

Se você está tendo problemas de relacionamento com alguém de sua equipe de trabalho, é importante pedir feedback do seu superior para saber se sua postura está correta, se essa falta de entrosamento está atrapalhando de alguma forma seu trabalho.

Diferenças entre a equipe podem acontecer, mas não você não deve deixar que isso interfira em seu posicionamento profissional. Nesse momento será importante ter a visão do chefe, que deverá ser imparcial, pelo bem de toda a  equipe.

A necessidade de obter feedback do seu chefe

Ter consciência de como está desenvolvendo seu trabalho será muito importante para seu crescimento profissional, seja na empresa ou em sua carreira de um modo geral. Você pode ter uma noção pessoal do seu trabalho diretamente, ou de clientes e colegas. No entanto saber diretamente do seu chefe é essencial.

Seu chefe não deve ter nenhuma intenção em te prejudicar. Ele quer tanto quanto você o seu sucesso na empresa. Para você chegar nessa empresa passou por uma seleção. Se está nesse emprego é porque teve seu merecimento. Não é interessante para empresa contratar alguém para dispensar logo em seguida. É dispendioso e desnecessário.

A chefia quer que todos os seus colaboradores cresçam na empresa, pois eles crescendo a empresa cresce também. Talvez você tenha tido experiências diferentes, mas na grande maioria das empresas que prezam pelo nome, essa é a atitude esperada.

Diante dessa constatação encare seu superior dessa maneira: alguém que pode lhe mostrar o caminho para seu crescimento em sua profissão. Saiba aproveitar esse momento para obter dele dicas e sugestões para melhorar seu desempenho, ou mesmo identificar se pretende seguir por outros caminhos.

Como pedir o feedback?

Sabendo da necessidade de obter avaliações da chefia, da ocasião em que deve ser feito esse pedido e do interesse que ele tem em você, resta se perguntar como deve ser feito esse pedido.

O momento certo é quando ele estiver tranquilo. Nada atarefado, nem cheio de problemas. Peça pra ele um minuto para conversar e fale de sua vontade em obter um feedback do seu trabalho. Não o pressione, deixe que ele escolha o momento em que poderá lhe entregar esse parecer.

Deixe claro ao gestor o porquê de desejar esse feedback. Informe de forma explícita que é para saber se está indo pelo caminho certo, como é visto pelos colegas de equipe, se tem algum retorno de clientes, etc.

Se o feedback for feito na hora, enquanto fez o pedido, deixe que ele explicite seus pontos fortes e fracos. Pode fazer perguntas específicas, mas não o interrompa. Espere que ele diga o que você precisa ouvir. Se precisar, faça anotações e demonstre que está realmente interessado em melhorar ou aprimorar.

Caso discorde de algum ponto em relação às suas ações, não precisa demonstrar para ele nesse momento, a não ser que seja em caso de promoção – nesse caso deve se defender de forma pacífica mas fazendo suas correções.

Em outros casos, evite o enfrentamento. Tome nota e procure observar se em algum momento deixa passar a impressão que seu chefe teve. Se assim for, procure mudar.

Depois do feedback, agradeça e faça um plano de ação melhorando o que foi identificado como pontos negativos e mantendo ou realçando os positivos.

Em todo o caso aproveite seus feedbacks: tanto os do chefe, quanto os dos colegas e clientes. Eles são apontamentos de como você é profissionalmente. Aprenda com os erros, procurando acertar nas próximas vezes.

Quais seus objetivos na empresa? Use essas avaliações para saber até mesmo se está no ramo certo. Se tem dificuldade em mudar algo que para empresa é fundamental, talvez não seja essa sua área. Tenha maturidade para identificar isso e, se for o caso, buscar outra alternativa.

Caso tenha certeza que está no lugar certo, tenha maturidade para admitir suas dificuldades e procure melhorar. Peça sugestões ao chefe. Faça cursos, estude. Seja sempre o melhor profissional que pode ser.

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado. Bom trabalho.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo