Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Por que propor uma aula de reciclagem para seus alunos

Por que propor uma aula de reciclagem para seus alunos

Olá, leitores!

A reciclagem é um processo de tamanha importância, que necessita ser discutido e ensinado entre todos e as escolas exercem um grande papel na disseminação dessa conscientização.

Crianças que sabem sobre a importância da reciclagem, tornam-se adultos conscientes e responsáveis com o futuro do nosso planeta.

O que é reciclagem?

Conceituar reciclagem é uma tarefa simples, pois esse termo denomina a ação de tornar algo que já não tem utilidade em matéria-prima para algo novo que pode ou não ter alguma relação com o que ele era antes.

O que é uma aula de reciclagem?

Como dito anteriormente as escolas possuem um papel importante instruindo seus alunos sobre a importância da reciclagem e ainda ensinando a elas como realizar esse processo de maneira simples para que possam contribuir com a preservação do nosso planeta.

Mais o que é uma aula de reciclagem? Uma aula de reciclagem é destinada ao ensino de boas práticas para preservação do planeta e reciclagem de materiais. Nela, além de aprender sobre a importância dessa atitude, o aluno ainda aprende formas de contribuir para a realização da reciclagem.

Vantagens de uma aula de reciclagem

O processo de reciclagem gera uma série de benefícios, além de de trazer inúmeras vantagens. Algumas das vantagens de uma aula de reciclagem são:

  • Melhora o processo de limpeza do ambiente escolar;
  • Cria no aluno o hábito de separar o lixo;
  • Conscientiza o aluno em relação ao ato de jogar lixo em vias públicas;
  • Diminui o desperdício;
  • Auxilia no processo de limpeza da cidade;
  • Combate a poluição.

Como reciclar na escola

globo-terrestre-verde

As aulas de reciclagem em escolas contribuem de forma importante para criar cidadãos que participam do processo de preservação do planeta, auxiliando no cuidado e no precaução da poluição no ar, na água e no solo.

A construção do perfil desses cidadãos do futuro se inicia na escola e é nesse ambiente que as crianças começam a aprender como reciclar.

Veja algumas dicas de como reciclar na escola

Coleta Seletiva

A coleta seletiva é a nossa primeira dica para você que procura formas de reciclar na escola.

O processo de inserção dessa prática na escola se inicia na aula de reciclagem, pois os alunos precisam conhecem a necessidade da coleta seletiva e a forma correta de realizá-la.

Com o conhecimento sobre a importância e a forma de realizar a coleta seletiva, os alunos utilizarão os contêineres de cores diferentes para separar os seus lixos que, posteriormente, poderão ser designados para a reciclagem correta.

Dia da reciclagem do papel

Essa é outra forma de reciclagem na escola que se dá por meio do “Dia da reciclagem do papel”.

Esse é um projeto que visa levantar a maior quantia do material que não é mais usado entre os alunos, para que ele possa ser destinado aos centros de reciclagem de papel, que são hoje um dos mais comuns entre os item recicláveis.

O professor pode instruir seus alunos a levar em data marcada todos os papeis que possuírem em suas casas que já não são mais úteis, e reunindo o material é possível realizar com os alunos uma visita a um centro de reciclagem de papel para realizar a entrega do material e efetivar uma visita técnica onde será possível aprender ainda mais sobre reciclagem e a sua importância.

Produção de brinquedos

Diversos brinquedos podem ser produzidos a partir de materiais recicláveis como as garrafas de plástico por exemplo, algumas das possibilidades de brinquedos recicláveis são:

  • Boliche de garrafas pet;
  • Carrinhos;
  • Vai e Vem.

Conscientização do lixo produzido no ambiente escolar

A construção desses brinquedos recicláveis na escola incentiva o aluno de forma lúdica, mostrando a eles novas possibilidades de diversão a partir de brinquedos que eles mesmos podem produzir por meio da reciclagem.

Dentro da escola os alunos acabam produzindo diversos tipos e quantias de lixo e, entre eles, é possível encontrar aqueles que podem ser recicláveis.

Promover um reconhecimento desse material dentro do ambiente escolar é mais uma forma de reciclar na escola, instruindo os alunos sobre como descartar cada tipo de lixo e as possibilidades de reciclagem que cada material desses possui.

Conhecer o tempo de decomposição de cada material

Levar aos alunos informações como o tempo de decomposição dos materiais mais comuns é uma forma de conscientizá-los sobre a importância da reciclagem, uma vez que alguns materiais levam até 500 anos para se decompor.

Promova ações informativas por meio desse processo, para realizar com os alunos a coleta e destinação devida do lixo que pode ser reciclado, impedindo que estes sejam despejados no meio ambiente de qualquer forma.

Com todas essas dicas já foi possível aprender por que propor uma aula de reciclagem para seus alunos é tão importante, agora você já pode planejar melhor e de fato colocar suas ideias em prática. Você já realiza aulas de reciclagem com seus alunos? Quais os meios considera mais eficiente?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo