Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Por que participar de oficina de estudos?

Por que participar de oficina de estudos?

Olá leitores, tudo bem?

Não é incomum ouvirmos casos de pessoas que se consideram incapazes de estudar, pois passam horas e horas lendo o conteúdo e não conseguem gravar a matéria ou que acabam tendo o famoso “branco” na hora das provas. Isso ocorre porque muitos não conhecem as formas corretas de estudar.

Além de ter atenção durante as aulas, é preciso estudar corretamente para fixar o conteúdo adquirido na escola ou no curso. Na hora do estudo, cada um tem o seu jeito. Cada pessoa tem uma forma diferente de gravar o conteúdo, algumas gostam de estudar durante a noite, outras estudam ouvindo música, entre outras diferenças.

Na hora de reforçar os estudos, até o fato de estudar sozinho ou em grupo pode fazer diferença. E nesses casos as oficinas de estudo podem ser de grande ajuda. Existem vários tipos de oficinas de estudos diferentes, algumas auxiliam no reforço do aprendizado enquanto outras tem como objetivo ensinar novos conteúdos e técnicas. Antes de mais nada, vamos explicar o que é uma oficina de estudos.

O que é uma oficina de estudos?

Uma oficina de estudos pode ser vista com um tipo de minicurso sobre estudos. Nelas um grupo de pessoas se reúne para estudar algum tema específico, geralmente com aplicação de conteúdo prático. As oficinas de estudos podem ser organizadas para ensinar técnicas de estudo ou até mesmo servir como reforço ou complemento.

O principal objetivo de uma oficina de estudos é tornar os seus estudantes aptos a estudar de forma autônoma, respeitando os seus limites e tendo mais facilidade para assimilar o conteúdo das aulas.

Com participar de uma oficina de estudos?

A participação em uma oficina de estudos geralmente é feita através de inscrição nas próprias escolas ou universidades que as oferecem. Se onde você estuda não tiver uma oficina de estudos, é muito válido sugerir a criação de uma, pois irá beneficiar todos os estudantes.

Existem oficinas de estudos gratuitas e pagas, procure pelas opções de oficinas disponíveis na sua região para encontrar a que mais tem a ver com o que você quer desenvolver. Existem oficinas como diversos focos como organização da rotina de estudos, realização de trabalhos em equipe ou métodos de estudo.

Por que participar de oficina de estudos?

A participação em uma oficina de estudos tem como o seu maior benefício ensinar a tirar o maior proveito possível dos estudos e das atividades realizadas em sala de aula. Realizando os estudos de forma correta, você passará a aprender o conteúdo das aulas de forma mais natural, tornando todo o processo de estudar muito mais produtivo.

Se estiver tendo dificuldades com algo relacionado ao aprendizado ou à realização de atividades do curso, procure por uma oficina de estudos focada no que você tem dificuldade que com certeza terá bons resultados.

Em uma oficina de estudos você é orientado por uma profissional e ainda estuda com um grupo de pessoas que eventualmente pode gerar debates e questionamentos que irão ajudar a todos. Esta é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada, pois com certeza irá ajudar muito no seu desenvolvimento como estudante.

O que vocês acham sobre oficinas de estudo? Deixe nos comentários!

Até mais!

comentários (1)

  • Márcia

    Olá, bom dia!

    Amei este artigo, e gostaria de saber um pouco mais sobre os procedimentos para criação de OFICINAS DE ESTUDOS ou ainda relato de experiência de pessoas (estudantes ou educadores) que criam tais oficinas.

    Valeu, Feliz ano novo!
    Obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo