Você está aqui:Home » Enem » Por quê fazer simulados para o Enem?

Por quê fazer simulados para o Enem?

Eles funcionam como se fosse uma prova normal, mas em vez de divulgar uma nota, revelam quais as principais dificuldades dos estudantes

Olá, leitores!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais importantes e decisivas para os estudantes brasileiros. Porta de entrada para as melhores e mais diversas universidades, públicas e privadas, o exame é dividido em dois dias, composto por um total de 180 questões e uma redação.

Ao mesmo tempo em que enxergam a oportunidade de cursarem uma graduação, os candidatos também lidam com a pressão e a cobrança vinda dos pais, da escola, dos amigos e, claro, do mercado. Conquistar uma nota boa é praticamente uma obrigação, mas a cada ano o grau de dificuldade da prova aumenta.

Segundo especialistas, o segredo para se sair bem em provas desse tipo é disciplina, estudo, foco e treino. Além de um plano de estudo estruturado, é preciso realizar simulados, seja online, no cursinho ou na escola.

Apesar de cansativo, essas provas-teste servem para identificar em quais matérias o aluno se sai melhor e em quais ele tem mais dificuldade. Dessa forma, é possível focar em determinados assuntos para suprir essa deficiência de conhecimento e garantir que, no dia da prova, a resposta sairá corretamente.

alunos-em-sala-de-aula

Há ainda a possibilidade de tirar algumas dúvidas com os professores e pegar dicas de como responder determinadas questões, o que pode facilitar o estudo e o aprendizado. O ideal é que o aluno entenda o que errou e de que forma pode melhorar isso.

Além disso, é uma ótima oportunidade para entender como funciona um vestibular ou Enem. A preparação permite que o aluno aprenda a controlar o tempo e que identifique qual é o melhor caminho e possa escolher, com calma, entre começar pela mais fáceis ou pelas mais difíceis. Ou seja, no dia do exame, a tendência é que o aluno não fique tão nervoso e cansado, aumentando as chances finais.

Hora do Enem

Este ano, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Sesi, lançou uma ferramenta chama “Hora do Enem“, que permite a consulta a questões resolvidas, aulas gratuitas e um programa televisivo diário. Além disso, os estudantes tem acesso, ainda, a quatro simulados que compreendem as quatro áreas de conhecimento exigidas na prova: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos.

As provas serão realizadas online e a primeira acontece dia 30 de abril. Após a realização, o aluno recebe um relatório com a sua nota e uma comparação entre a sua pontuação e do seu curso desejado. O valor indicado, no entanto, não é válido na contagem final do Enem.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo