Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Por que fazer graduação a distância no conforto de sua casa

Por que fazer graduação a distância no conforto de sua casa

Olá, leitor!

Uma modalidade de estudo que está em alta, e que a tendência é crescer mais a cada ano, é a EaD, ou Educação à Distância. A EaD durante a sua implantação, sofreu muito preconceito por parte de alunos e professores, mas hoje, a modalidade possui cursos que vão desde cursos básicos, até graduação e pós-graduação.

Para termos uma ideia da proporção que a EaD alcançou até o momento, uma pesquisa realizada pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira que mostrou que em 2015 cerca de 5 milhões de brasileiros estão matriculados nessa modalidade de ensino, em cursos livres.

Desmistificando o ensino à distância

por_que_fazer_graduacao_a_distancia_

Mesmo com números tão altos, ainda há pessoas que ficam relutantes com relação ao ensino à distância, por isso, antes de falar do quão benéfico é fazer graduação à distância, precisamos desmistificar algumas ideias que são pregadas por ai.

Reconhecimento do Ministério da Educação

O primeiro mito é sobre os cursos de graduação à distância, pois, muitos acreditam que eles não são reconhecidos pelo Ministério da Educação. Todo curso de graduação deve ser reconhecido por esse órgão federal, caso contrário, ele não pode pode nem ser iniciado.

De acordo com o Decreto 5622/05, que valida o artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação: ”O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada”.

Portanto, pode se matricular tranquilamente em um curso de graduação à distância, afinal o seu diploma será válido em todo o país.

Formas de avaliação 

O segundo mito é afirmar que é preciso ir até a instituição de ensino para fazer provas. Se o ensino é à distância, não tem porque a avaliação ser presencial, não é mesmo? As avaliações são realizadas no ambiente virtual, e você faz no conforto de sua casa.

Você só irá fazer provas na instituição de ensino se a sua opção foi de curso semipresencial, nesse caso, você terá que ir alguns dias da semana para a faculdade, mas vai depender da sua escolha a hora da matrícula.

Não tem a oportunidade de criar network

Acredita-se que quando se faz graduação à distância, o aluno não tem a oportunidade de criar network, ou seja, de conhecer pessoas que podem ser chave para se conseguir um bom emprego.

Mas e quanto aos fóruns de discussão, os trabalhos em grupos? Essas são oportunidades igualmente proporcionais de fazer network pessoalmente. Pra falar a verdade, muitas vezes, na graduação presencial, passam-se quatro anos de estudos e não ouvimos a voz de diversos colegas de sala. Onde está a diferença então?

Poucas pessoas fazem graduação ou pós-graduação à distância

Esse é um grande mito! Em 10 anos o número de matrículas para graduação e pós-graduação on line aumentou nada menos do que 5.500%! Você ainda acha que ninguém faz graduação à distância?

Ensino à distância tem baixa qualidade

Outro grande mito, pois, os professores e conteúdos dados no curso de graduação à distância são exatamente os mesmos dados na graduação presencial. O que muda é a dedicação de cada pessoa para com seus estudos. Se você não se dedica, fica muito mais fácil culpar a modalidade de ensino do que se olhar no espelho e admitir a culpa.

Graduação à distância tem apenas vídeo aulas

Esse é outro mito. Assim como nos cursos de graduação presencial as aulas não são apenas expositivas, no curso de graduação à distância as aulas não são compostas apenas de vídeo aula.

As aulas de graduação à distância são elaboradas e desenvolvidas utilizando diversos recursos, tais como apostilas, debates, fóruns virtuais e vídeo aulas, permitindo assim, que o aluno posso assimilar e compreender o conteúdo mais facilmente.

O diploma estará a indicação de que o curso foi a distância

Isso também não acontece, pois, o Ministério da Educação não permite que haja esse tipo de distinção no diploma do aluno, uma vez que, ele cursou a graduação da mesma forma que os alunos de graduação presencial fizeram.

Não vou conseguir um emprego por causa do preconceito das empresas

Foi-se o tempo em que havia preconceito com relação a pessoas que faziam graduação à distância. Hoje em dia, principalmente devido ao grande crescimento dessa modalidade de ensino, as empresas tem tratado o candidato a vaga que fez graduação presencial da mesma forma que o candidato de graduação à distância.

Com a modernização dos ambientes virtuais de ensino à distância não tem mais porque as empresas terem preconceitos com seus funcionários. Assim como a empresa insere diversas ferramentas tecnológicas em seus sistemas, o ensino também tem que acompanhar esse processo de modernização.

A verdade é que as empresas enxergam, hoje, o aluno e futuro funcionário de EaD como uma pessoa que tem mais potencial. Elas acreditam que a pessoa que se dedica a fazer graduação à distância tende a ser mais organizada, dedicada e disciplinada.

Porque fazer graduação à distância?

Agora que desmistificamos todos os mitos relacionados ao ensino à distância e você ficou convencido de que essa modalidade de ensino não é aquele monstro que desenham por ai, vamos falar porque você deve fazer graduação à distância no conforto da sua casa.

Flexibilidade no horário

Uma das coisas mais difíceis na vida de um aluno de graduação presencial é conseguir conciliar  trabalho e estudos, mas isso não acontece se você faz graduação à distância.

Na graduação à distância você consegue controlar seus horários de estudos, sem prejudicar o seu trabalho. Só que já trabalhou e fez graduação sabe quantas vezes chegou atrasado para a aula ou perdeu uma prova importante porque ficou preso em uma reunião na empresa.

Essa modalidade de ensino permite que você organize o seus horários de estudos de acordo com a sua necessidade.

Conteúdo sempre disponível para consulta

Se você perdeu alguma coisa importante na aula, ou não entendeu o conteúdo, você poderá rever a matéria até assimilar completamente o que foi passado pelo professor. Além disso, na graduação à distância você não corre o risco de perder a matéria porque faltou a aula.

Você pode acessar o ambiente virtual de ensino a hora do dia que for necessário.

Você aprende no seu ritmo

Como o material de ensino está permanentemente salvo no ambiente virtual, você pode rever o conteúdo quantas vezes for preciso, ou seja, ao fazer graduação à distância, você aprende no seu ritmo.

Você pode assistir as aulas quantas vezes achar necessário, pode ler e reler as apostilas, pode discutir a matéria com outros colegas e com o professor no fórum, tudo isso com certeza vai te ajudar no processo de aprendizagem.

Mais barato

Essa é uma das grandes vantagens de se fazer graduação à distância, o custo. Dependendo da instituição de ensino e do curso você consegue pagar até metade do valor do curso! Isso acontece porque o faculdade não vai gastar com locação de sala de aula, contas de luz, funcionários da secretaria, segurança e limpeza, entre outros custo que sempre são revertidos na mensalidade do aluno.

Além da economia com as mensalidades, você ainda vai economizar com transporte, impressão de matéria, aquele lanchinho na hora do intervalo, entre tantos outros gastos que temos quando entramos na faculdade.

No final do curso você terá uma noção da economia que você vai ter enquanto está fazendo sua graduação à distância.

Mais opções de cursos

Ao escolher fazer uma graduação à distância, você tem a oportunidade de fazer um curso que, de repente, não exista na sua região, ou só existe na modalidade presencial, e você só pode fazer ensino à distância.

Plantão de dúvidas

Nos cursos presenciais, o professor só está disponível para tirar dúvida na sala de aula. Durante os seus estudos em casa, caso surja alguma dúvida, possivelmente você vai esquecer de perguntar na aula seguinte, e só vai lembrar naquele momento crucial, na hora a prova.

Com a graduação à distância, geralmente existem mais de um horário disponível para o plantão de dúvidas. Além disso, o fórum fica permanentemente aberto para que você possa discutir o conteúdo com seus colegas de curso.

Mais tempo livre para aproveitar a vida!

Você já pensou na economia de tempo que você terá se não precisar de deslocar todos os dias para a faculdade? Por mais perto de uma universidade que você more, vai gastar pelo menos 30 minutos para chegar lá, mais o tempo de voltar para casa. Cansou só de pensar né?

Ao fazer graduação à distância, você vai ter pelo menos uma hora de tempo livre para usar como quiser, seja indo pra academia, dormindo uma hora a mais, colocando a série que você tanto gosta em dia, aproveitar a família…

Onde fazer graduação à distância?

Depois desse post não ficou dúvidas de que fazer graduação à distância é uma ótima escolha, não é verdade?

Confira agora algumas dicas de faculdades que oferecem cursos de graduação à distância:

Agora é só escolher a faculdade para fazer sua graduação à distância, fazer sua matrícula e bons estudos!

Até à próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo