Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Por que dar feedback para os alunos no ensino fundamental

Por que dar feedback para os alunos no ensino fundamental

Olá, leitores!

Feedback é um recurso de comunicação em que o receptor “devolve” ao emissor sua experiência na comunicação e pode ser utilizada para confirmação da comunicação, para orientação ou correção do que foi feito.

Na sala de aula, o feedback pode ser um recurso importantíssimo no processo ensino/aprendizagem, uma vez que ele é útil para que o professor consiga se posicionar melhor em relação aos efeitos e eficácia de seu trabalho. Porém, infelizmente, muitos professores não têm o hábito da prática do feedback, seja por desconhecimento de sua eficácia, seja por receio em sua inabilidade de tratá-lo como possibilidade de avaliação e correção.

Contextualizando para o ambiente do ensino fundamental, encontramos alunos em desenvolvimento, não somente escolar, mas também pessoal. Pensando a partir dessa perspectiva, quando referimos ao processo de ensino/aprendizagem com alunos de ensino fundamental, o feedback ganha ainda maior importância, por facilitar ao aluno o conhecimento de seus limites e potenciais e de seu posicionamento social. Baseado nisso, discutiremos abaixo alguns pontos que tornam o feedback uma ferramenta pedagógica essencial no ensino de alunos do ensino fundamental:

Mais do que corrigir atividades

Mais do que uma correção das atividades propostas, o feedback pode ser uma ferramenta de elucidação das reações do aluno e suas contribuições. Um feedback mostra tudo o que o aluno adquire, assim, um caráter formativo que coloca o aluno como figura ativa na construção do conhecimento  e compreensão de si no contexto da escola. O aluno reconhece-se como indivíduo autônomo capaz de modificar o próprio contexto. O Feedback pode, assim, estar ligado a um desenvolvimento não somente dos conteúdos propostos em sala, como também pessoal, na estimulação do autoconhecimento e da proatividade.

Auxilia o aluno a melhorar seu desempenho

O feedback pode ser uma fonte de referência para os processos cognitivos do aluno. Através dele, tanto aluno quanto professor, podem ter maior clareza acerca do modo de funcionamento cognitivo do estudante e seu ritmo de aprendizagem. Ele auxilia o aluno a perceber suas falhas e melhorar o seu desempenho em sala, corrigindo o que não está dando certo e buscando melhorar os seus potenciais.

Um exercício mútuo

palavra-feedback

O feedback não necessariamente deve ser exercido pelo professor, como também pelo aluno e pelos colegas entre si. É uma prática que, quando estimulada e exercida por todos, contribui para a construção de estratégias de ensino mais coerentes à realidade e eficazes ao processo de aprendizagem.

Ele não somente tem o papel de avaliação de um processo, mas de permitir a reflexão  sobre as interações de forma a estimulá-las, controlá-las e também avaliá-las. Dessa forma, com constantes feedbacks, a comunicação e a construção de estratégias eficazes de ensino tornam-se muito mais fáceis de desenvolver, umas vez que as construções acontecerão em conjunto.

Estimula as habilidades e comunicação

Um dos benefícios mais importantes do feedback é o estímulo das habilidades sociais dos alunos, aumento do seu repertório e estímulo ao pensamento reflexivo. Também destaca-se um melhor desenvolvimento das habilidades assertivas e da flexibilidade de pensamento e expressão do aluno.

A prática do feedback em sala também auxilia os alunos, que estão em fase de formação de caráter e personalidade, no desenvolvimento de comportamentos empáticos, da reflexão ética e de responsabilidade social. Nesse aspecto, é interessante que o professor seja criativo em seus feedbacks.

Cuidado com feedbacks excessivos

Se por um lado o feedback deve ser estimulado, ele não deve ser excessivo. O excesso de respostas além de sufocar a possibilidade de reflexão interna, pode se tornar cansativo e ser desacreditado pelo aluno que, sem tempo para absorver a quantidade de informações, pode considerá-lo irreal e/ou superficial. Por isso, após oferecer o feedback ao seu aluno, o professor precisa aguardar um tempo para que o aluno possa processar o que lhe foi dito, para reformular seu comportamento.

E você, acha importante transmitir essa opinião?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo