Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Por Que as Empresas Perdem seus Melhores Profissionais?

Por Que as Empresas Perdem seus Melhores Profissionais?

Olá,

Dificilmente você vai decidir por pedir demissão no trabalho se estiver em uma posição que te faça sentir útil, realizado e de aprendizado na carreira. Optamos pela mudança por estarmos incomodados com uma série de coisas que levam a uma decisão dessas. É o que tem acontecido em grandes empresas. Elas têm perdido seus melhores profissionais. E quais os principais fatores influenciam essa escolha? Listamos alguns.

Veja 5 motivos pela perda dos melhores profissionais

Definição de papéis
As atividades que te disseram que você realizaria na entrevista, na verdade, passam longe da sua realidade. Muitos líderes não definem corretamente o que esperam do funcionário, o que ele tem de fazer exatamente, qual o papel dele na empresa. Uma rotina desorganizada, com demandas aleatórias e sem hierarquia de trabalho favorecem muito para a insatisfação. É bom sentar e desenhar o que cada um na equipe precisa fazer e definir metas.
Reuniões em excesso
Projetos bons, mas que nunca saem do papel, desanimam qualquer um. Se o funcionário tiver uma agenda com mais reuniões do que tempo para colocar a mão na massa, ele pode se sentir frustrado rapidamente.
Plano de carreira
Ganhar cada vez mais responsabilidade, mais trabalho, mas não ganhar um real de aumento por isso. O cargo que entrou, está até hoje. Empresas que não oferecem plano de carreira tendem a perder bons profissionais. A ambição de querer crescer torna o funcionário produtivo de uma maneira saudável. Deixou de ser analista e passou para um cargo maior? Por que não reconhece-lo por isso?
Feedbacks
Tem chefe que nunca dá feedback. Quando o faz, é para dar bronca ou sempre dizer algo negativo. Isso é prejudicial, afinal, ele foi contratado pelas qualidades. Onde estão elas? É importante reconhecer e tentar mesclar os elogios com os pontos de melhoria. Ou o chefe corre o risco de toda vez chamar a equipe e ela pensar ‘lá vem bomba’.
Arrogância
Uma empresa só vai longe porque as pessoas que nela trabalham se dedicaram para isso, já que ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Não oferecer um ambiente de trabalho em equipe, com gestores arrogantes que nunca estão dispostos a mudar, é praticamente expulsar as mentes brilhantes. Uma vez que elas chegarão com ideias que não tinham passado pela cabeça do líder e será necessário ter a mente e os ouvidos abertos para captar coisas boas.
O funcionário é o maior patrimônio da empresa. É importante que elas despertam para a necessidade de cuidar dessas pessoas e de reter com elas o conhecimento adquirido ao longo do tempo. Os dois lados só têm a ganhar.
Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo