Você está aqui:Home » Olimpíadas Rio 2016 » Por que a tocha é o símbolo dos jogos olímpicos

Por que a tocha é o símbolo dos jogos olímpicos

Olá, pessoal!

A cada quatro anos, o mundo inteiro se junta e volta sua atenção para uma determinada cidade. Os Jogos Olímpicos são, sem sombra de dúvida, o maior evento esportivo de todo o planeta.

A sua importância é representada por meio de diversos símbolos, que trazem os ideais propostos pela competição, como os anéis, o mascote, o slogan e, principalmente, a tocha. Esta última, aliás, é o mais antigo símbolo das Olimpíadas e representa todo o sentimento de paz, união e amizade pregado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Segundo a história, o fogo sagrado era considerado um elemento purificador e, por isso, utilizado pelos gregos em frente aos seus principais templos. Com um significado ancestral, a Tocha Olímpica foi acesa, pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos de 1928, em Amsterdã.

A chama deve ser acesa com luz solar por meio da skaphia, uma espelho côncavo que atrai os raios do sol em um só ponto. Com essa combustão, o fogo se acende e a tocha é, enfim, levada para as diversas cidades de seu trajeto. Realizada meses antes do início dos jogos, essa tradição acontece sempre em frente ao Templo de Hera e deve ser realizada por, aproximadamente, onze mulheres caracterizadas como sacerdotisas.

Percurso

tocha-olimpica-rio-2016

A tocha é utilizada para passar o fogo de um condutor para o outro durante o revezamento. Esse percurso da Tocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim, que aconteceram em 1936.

Atualmente, como pudemos observar na Rio 2016, a condução da tocha é um dos momentos mais aguardados pela população das cidades brasileiras, já que, em sua maioria, atletas e personalidades são responsáveis pelo trajeto, representando o povo.

O revezamento deve terminar sempre um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Outra tradição que jamais foi quebrada está relacionada à identidade da última pessoa a levar a tocha. Apesar das diversas especulações, ninguém sabe quem será o responsável pela ação até o último momento, mesmo que geralmente seja uma celebridade esportiva do país anfitrião.

Depois de acesa a pira, na cerimônia de abertura, o Fogo Olímpico queima até ser apagado na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.

Tocha Olímpica Rio 2016

A Rio 2016 trouxe diversas inovações a fim de impactar menos o meio ambiente e, principalmente, exaltar as belezas naturais do Brasil. Dessa forma, entre os principais atributos da Tocha Rio 2016, se destacaram segmentos que se abrem, revelando elementos como diversidade, energia contagiante e natureza exuberante.

Além disso, a pira olímpica, que ficou exposta no Estádio do Maracanã foi a menor já vista na história, a fim de emitir menos gás carbônico e, com isso, promover uma olimpíada mais sustentável, conforme o prometido.

E você, sabia dessa história?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo