Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Podcast aborda as histórias dos principais espetáculos de balé

Podcast aborda as histórias dos principais espetáculos de balé

Olá, leitor(a)!  

Apesar de ser um espetáculo de dança da Europa Oriental, O Quebra-Nozes (1892) se tornou um grande símbolo do Natal em vários lugares ao redor do mundo. Criado pelo compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, ele apresenta uma narrativa que acontece justamente no período das festas natalinas e é repleta de aventuras e estímulos ao sonho e à imaginação.  

Para dar visibilidade às origens dessa e de outras histórias do balé clássico, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) criou um podcast com apresentação da diretora e bailarina Inês Bogéa. O programa é voltado para o público infantil, mas qualquer curioso(a) ou apaixonado(a) por essa expressão artística pode usufruir do conteúdo e aprender bastante. 

Podcast Contos do Balé 

A iniciativa surgiu a partir do livro Contos do Balé (2018) — escrito por Inês Bogéa e publicado pela Editora SESI-SP e visa ampliar as perspectivas sobre o processo por trás dos mágicos e encantadores movimentos de bailarinos e bailarinas. Em outras palavras, a ideia é mostrar, de forma lúdica, que a dança não se trata apenas de executar coreografias com eficiência, há também muita história e estudo envolvidos 

Os episódios trazem informações e contextos sobre as narrações, que são realizadas pela apresentadora com o auxílio de convidados. Para facilitar o consumo de públicos distintos, eles estão disponíveis em diversas plataformas: Apple Podcasts, Google Podcasts, SPCD Podcasts, Spotify e YouTube. A fim de motivar nossos(as) leitores(as) a curtirem esse projeto ainda mais, selecionamos cinco contos mencionados nele. Confira:  

Podcast aborda as histórias dos principais espetáculos de balé

Fonte: Reprodução

A Bela Adormecida – Episódio #7 

Provavelmente, você já deve ter visto algum desenho animado sobre esse conto de fadas, afinal, é um clássico da literatura infantil. Nos últimos anos, inclusive, ele inspirou a produção de dois longas-metragens: Malévola (2014) e Malévola: Dona do Mal (2019), protagonizados por Angelina Jolie.  

Em linhas gerais, trata-se da história de uma princesa que é amaldiçoada a furar o dedo em um fuso de tear e adormecer eternamente. Nesse episódio, além de usufruirmos da narração realizada por Bogéa, Rodolfo Dias Paes (DiPa) e Lucas Baldovino, aprendemos, por exemplo, que o primeiro espetáculo de balé a dar vida a essa obra estreou em 1890, na cidade de São Petersburgo, Rússia. Ouça o programa completo selecionando esse título na plataforma desejada. 

A Sagração da Primavera – Episódio #18 

Nesse episódio, Inês Bogéa fala um pouco sobre os passos de balé que revolucionaram a história da dança e convida DiPa para, com ela, dar voz ao conto A Sagração da Primavera. Nele, conhecemos uma lenda sobre comemorações ancestrais eslavas feitas em homenagem à primavera. 

Além disso, logo no início da gravação, que tem duração de apenas seis minutos, descobrimos que o balé criado para corporificar essa narrativa esteve nos palcos pela primeira vez em 1913, no Teatro dos Campos Elísios, em Paris. Se você ficou curioso(a) para saber mais, clique em uma das plataformas referidas acima, selecione esse título e ouça o áudio completo.  

O Lago dos Cisnes – Episódio #1 

Essa é outra história que inspira diferentes modos de expressão artística. Nesse sentido, o espetáculo fez parte do enredo do filme Cisne Negro (2010), uma produção cinematográfica amplamente premiada, tendo recebido mais de 250 indicações ao redor do mundo e oportunizado o Oscar de Melhor Atriz para Natalie Portman. 

Sua relevância na história da dança fez com que esse conto fosse escolhido para inaugurar o podcast. Tratando-se, então, do episódio de estreia, em que ainda se estava experimentando as possibilidades do formato, nessa gravação, Inês Bogéa e DiPa realizam a leitura dramática do conto sem oferecer dados adicionais. Ouça a história completa selecionando esse título na plataforma desejada. 

Pássaro de Fogo – Episódio #4 

A apresentação desse balé figurou nos palcos pela primeira vez no ano de 1910, executando a coreografia de Michel Fokine. Já a música foi escrita pelo celebrado compositor e maestro russo Igor Stravinsky, que, com essa história, explorou as lendas nativas de seu país. 

Com um enredo que traz príncipes, princesas, vilões e pássaros mágicos, esse episódio aborda temas fundamentais aos seres humanos: amor e liberdade. A narração do conto é realizada por Inês Bogéa e DiPa, usando como trilha sonora trechos da composição original. Ouça o programa completo selecionando esse título na plataforma desejada. 

Paquita – Episódio #15 

Para finalizar, destacamos esse conto sobre as aventuras de uma cigana, na Espanha. O espetáculo foi apresentado pela primeira vez em 1846, na Ópera de Paris, com coreografia assinada por Joseph Mazilier, também maestro e bailarino. O enredo, que rememora as glórias do Império Francês, inspirou distintas versões de dança. 

Nesse episódio, Inês Bogéa conta que, em maio de 1918, a bailarina Anna Pavlova, artista muito famosa do Balé Imperial Russo, encenou o primeiro ato de Paquita no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Para ter mais informações e conhecer a narrativa completa, selecione esse título na plataforma desejada e ouça a gravação.  

São Paulo Companhia de Dança 

A SPCD foi criada em 2008 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Considerada uma das melhores instituições de dança da América Latina, tendo recebido 48 prêmios ao redor do mundo, ela tem como missão promover espetáculos clássicos e contemporâneos, no Brasil e no exterior. Os trabalhos da Companhia já foram vistos, presencialmente, por um público que soma quase 1 milhão de pessoas.  

Ademais, por meio de sua plataforma digital, o acesso às produções se tornou ainda mais amplo e inclusivo, possibilitando que elas sejam desfrutadas em qualquer região ou país. Entre as apresentações disponíveis no portal, destacamos Amálgama, feita em parceria com o Museu de Arte Contemporânea da USP; e SPCD na Estrada, que inspira novas perspectivas sobre pontos turísticos do estado de São Paulo.  

#Partiu juntar as crianças neste Natal para se maravilharem ouvindo incríveis contos de balé? Lembre-se de compartilhar o artigo nas redes sociais e tornar as festas dos(as) amigos(as) ainda mais interessantes! 

No Canal do Ensino, veja também:  

Boa audição! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo