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Plataforma traz materiais gratuitos para auxiliar gestores educacionais

Olá, leitor(a)!

Desde o início da pandemia de Covid-19, os desafios para a educação não param. Em 2022, as preocupações com a recomposição das aprendizagens e com o risco de abandono escolar estarão lado a lado de outras demandas tão urgentes quanto. A promoção de oportunidades para a equidade racial e a inclusão de estudantes com deficiência, assim como a aplicação sensata dos recursos financeiros e humanos, também são temas de discussão.

Para apoiar os(as) dirigentes que atuam nas secretarias de educação, o programa Melhoria da Educação disponibiliza 11 tecnologias que buscam solucionar problemas identificados a partir de demandas reais dos municípios e territórios.

Programa e suas tecnologias educacionais

Desenvolvido pelo Itaú Social, o Melhoria da Educação nasceu em 1999, com o propósito de promover ações de formação e qualificação técnica para equipes e gestores(as) educacionais. Sua atuação se dá por meio da implementação de cursos, encontros formativos e assessorias técnicas. 

Além disso, há a possibilidade de fazer um autodiagnóstico da Rede de Ensino para detectar pontos de melhoria. Ao todo são 11 tecnologias disponíveis e vamos apresentá-las a seguir:

Plataforma oferece materiais gratuitos para gestores educacionais

Fonte: Reprodução

1. Planejamento estratégico

Essa tecnologia tem por objetivo auxiliar as equipes das secretarias de educação na elaboração, de forma autônoma, de um Plano Estratégico consistente. Ele deverá ser construído com base em um diagnóstico concreto, com mobilização, responsabilização e com metas possíveis de serem alcançadas no tempo da gestão.

O curso vai abordar os seguintes temas:

  • Diagnóstico/Análise situacional;
  • Metodologia do Plano Estratégico;
  • Sistema de Monitoramento e Avaliação.

Clique aqui para saber mais sobre a tecnologia.

2. Gestão da educação para a equidade racial

Durante a jornada, os(as) participantes poderão elaborar diagnósticos sobre a situação de crianças, adolescentes, jovens negros e indígenas. A partir disso, os(as) alunos(as) terão os conhecimentos necessários para a implementação de normativas que ampliem o acesso à diversidade étnico-racial.

Eles(as) também contarão com instrumentos de monitoramento e avaliação para identificar as mudanças da sua realidade. O curso vai abordar os seguintes temas:

  • A urgência da temática;
  • Engajamento de líderes e gestores;
  • Diagnósticos e indicadores para monitoramento da equidade racial;
  • Educação para relações étnico-raciais;
  • Inserção da equidade racial nos eixos pedagógicos e de gestão da Secretaria de Educação.

Clique aqui para saber mais sobre a tecnologia.

3. Gestão inclusiva: pessoas com deficiência

Essa tecnologia visa a implementar ações para que todas as crianças, adolescentes e jovens com deficiência em idade escolar sejam matriculados e tenham a garantia da aprendizagem. Ela vai apresentar as dimensões do trabalho de implementação, monitoramento e avaliação, além de debater sobre a formação para técnicos e outros profissionais da educação.

O curso vai abordar os seguintes temas:

  • Diversidade e compromisso na implementação;
  • Engajamento de líderes e gestores;
  • Para entender o processo formativo em gestão inclusiva;
  • Para compreender o processo formativo.

Clique aqui para saber mais sobre a tecnologia.

4. Gestão e formação de equipes de Educação Infantil

Essa tecnologia propõe contribuir para a formação dos profissionais que atuam na educação formal de crianças na primeira infância — até 6 anos de idade. Ela é baseada nos princípios propostos nos documentos norteadores nacionais para a educação infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais, de 2009, e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), de 2017.

O curso vai abordar os seguintes temas:

  • A importância da tecnologia;
  • Sobre o processo de implementação;
  • Guia de Diagnóstico;
  • Monitoramento das ações desenvolvidas;
  • Orientações para Avaliação;
  • Desenho da Formação;
  • Orientações para a formação de formadores(as);
  • Pautas formativas.

Clique aqui para saber mais sobre a tecnologia.

5. Gestão de pessoas e de recursos

Esse material vai auxiliar as equipes na superação das dificuldades técnicas para identificar as receitas disponíveis, verificar as movimentações da folha de pagamento e analisar o custo aluno/ano em cada etapa e modalidade. Além disso, vai indicar alternativas possíveis para a otimização da gestão de recursos e para a valorização de profissionais.

O curso, que possui um artigo complementar sobre o financiamento da educação no Brasil, vai abordar os seguintes temas:

  • Ciclo de Estudos;
  • Ciclo de diagnóstico e análise.

Clique aqui para saber mais sobre a tecnologia.

6. Formação em Matemática nos anos iniciais

O conteúdo dessa tecnologia permite entrar em contato com metodologias que irão auxiliar as redes e as escolas a operacionalizar e gerir a estrutura de formação para melhorar o ensino da matemática.

O curso vai abordar os seguintes temas:

  • A importância da Tecnologia;
  • O que nos move? Que problema buscaremos enfrentar?;
  • Diagnóstico da rede;
  • Recursos para tecnologia;
  • Mapa e Guia de Implementação;
  • Ações para Implementação;
  • Mobilização da equipe da Secretaria e gestores escolares;
  • Monitoramento e Avaliação da Tecnologia;
  • Monitoramento da gestão e implementação;
  • Processo formativo;
  • Formação da Secretaria;
  • Formação da Escola;
  • Monitoramento do processo formativo.

Clique aqui para saber mais sobre a tecnologia.

7. Gestão de acompanhamento das aprendizagens

Para verificar a evolução dos(as) alunos(as), não basta analisar os índices quantitativos. É necessário ter uma visão mais crítica e detalhada.

Pensando nisso, essa tecnologia busca implementar ações para acompanhamento das aprendizagens dos estudantes que apresentam distorção idade-ano ou outros desafios. O curso vai abordar os seguintes temas:

  • A importância da Tecnologia;
  • Monitoramento e Avaliação e seus instrumentos;
  • Planejamento para processo formativo em acompanhamento das aprendizagens;
  • Recursos para Tecnologia;
  • Diagnóstico da rede;
  • Teoria e prática para formação do trio gestor;
  • Sobre os(as) estudantes da rede;
  • Práticas e rotinas de monitoramento das aprendizagens;
  • Instrumentos de acompanhamento;
  • Mobilização da equipe técnica da secretaria e mobilização e formação da dupla gestora;
  • A importância da Avaliação.

Clique aqui para saber mais sobre a tecnologia.

8. Colaboração entre estado e municípios através de uma cadeia formativa

Essa tecnologia é voltada para a implementação de processos. Durante essa etapa, serão oferecidos métodos e instrumentos para promover o diálogo entre estado, órgãos regionais, municípios e escolas a fim de potencializar a aprendizagem dos estudantes.

O curso vai abordar os seguintes temas:

  • Sobre o processo de implementação;
  • Regime de colaboração estado-municípios;
  • Diagnóstico inicial;
  • Orientações para a equipe técnica regional;
  • Conteúdo formativo;
  • M&A (monitoramento e avaliação).

Clique aqui para saber mais sobre a tecnologia.

9. Formação docente em Língua Portuguesa

Essa tecnologia busca apoiar o desenvolvimento de uma formação continuada para docentes e estudantes da rede municipal em Língua Portuguesa, além de envolver a comunidade escolar no planejamento de estratégias pedagógicas. O curso vai abordar os seguintes temas:

  • Passos iniciais para implementação da Tecnologia Educacional;
  • Guia para avaliação diagnóstica da rede;
  • Sobre o processo formativo: marcos legais e referências;
  • Sobre a teoria da mudança;
  • A importância do Monitoramento e Avaliação;
  • Critérios para Monitoramento e Avaliação;
  • Orientações para Avaliação;
  • Guia para gestão das aprendizagens das práticas pedagógicas de Língua Portuguesa;

Clique aqui para saber mais sobre a tecnologia.

10. Fortalecimento da relação escola, família e comunidade

Não é apenas a escola a responsável pelo desenvolvimento de crianças e jovens, há esferas fora desse âmbito também. Pensando nisso, a proposta dessa tecnologia é elaborar estratégias de engajamento e mobilização social em torno da educação, estimulando a participação de mães, pais e outros adultos responsáveis pelos estudantes, além da comunidade do entorno, na realidade escolar.

O curso vai abordar os seguintes temas:

  • Sobre a Teoria da Mudança;
  • Sobre o processo de implementação, mobilização e diagnóstico;
  • Trilha do conteúdo formativo;
  • Catálogo de objetos para formação;
  • Desenho da formação;
  • Plano de avaliação;
  • Processos de monitoramento.

Clique aqui para saber mais sobre a tecnologia.

11. Autodiagnóstico

A última tecnologia do programa consiste em um autodiagnóstico da Rede de Ensino. O autodiagnóstico é um instrumento para os dirigentes avaliarem os diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.

A ferramenta foi elaborada com base no Referencial da Qualidade da Gestão da Educação na Rede Municipal, material desenvolvido pelo Itaú Social, que identificou as principais ações que contribuem para melhorias educacionais. Clique aqui para acessar o autodiagnóstico.

Itaú Social

Há mais de 20 anos, o Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais com o objetivo de contribuir para a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento de organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações.

Ao lado de uma rede de parceiros, fornecedores e colaboradores, o Itaú Social trabalha para que municípios, estados e União entreguem aquilo que é direito de todos(as): acesso à educação de qualidade, sem restrição de tempo, espaço, raça, cor ou gênero.

Com esses materiais, é possível mudar o cenário da educação brasileira e melhorar a formação de crianças e adolescentes, certo? Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) da área da educação e comece a estudar a(s) tecnologia(s) com eles(as)!

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As informações utilizadas no texto foram disponibilizadas pela assessoria de imprensa do Itaú Social.

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