Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Plataforma traz diversas peças de teatro on-line gratuitas

Plataforma traz diversas peças de teatro on-line gratuitas

Olá, leitor(a)!  

Augusto Boal (1931 – 2009) foi um dos mais relevantes nomes do teatro brasileiro contemporâneo, tendo prestado enorme contribuição para uma revolução estética nos palcos do país. De acordo com ele, o espaço teatral precisa recuperar sua função primordial: trazer o povo para o centro do espetáculo, como criador e público.

Seguindo essa mesma premissa, e convidando a população para participar dessa grande festa, a plataforma #CulturaEmCasa apresenta diversas peças de teatro on-line gratuitas. A iniciativa, que conta com um acervo de diferentes campos artísticos (circo, cinema, música, entre outros), é de autoria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.  

Peças de teatro on-line da plataforma #CulturaEmCasa  

A plataforma #CulturaEmCasa está organizada em diversas categorias, uma delas a de Teatro, dedicada exclusivamente a tudo que envolve o universo cênico. Nela, encontram-se duas modalidades, Espetáculos e Saber, em que podemos não só assistir a atrações inéditas, mas também conhecer o processo criativo por trás delas, acessar entrevistas com os(as) artistas, ter aulas, entre outras coisas. Vejamos mais a seguir: 

Plataforma traz diversas peças de teatro on-line gratuitas

Fonte: Reprodução

Espetáculos 

Nessa modalidade, os conteúdos estão divididos nas seções: Mais assistidos, Espetáculos completos, Monólogos, Leituras dramáticas e Clipes. Dessa forma, as pessoas têm a oportunidade de realizar uma busca mais específica, de acordo com suas preferências. Confira alguns destaques que selecionamos para você:  

Amélia (2021) 

Uma das peças mais assistidas na modalidade, Amélia conversa com as mulheres do outro lado da telinha que se identificam com as mesmas questões da personagem. Na peça, protagonizada pela atriz Tamara Maria Cardoso, questiona-se o papel da dona de casa amável e submissa do samba Ai que saudades da Amélia, composto por Ataulfo Alves e Mário Lago nos anos de 1940. Veja as frases impactantes, as comparações com a mitologia e muito mais clicando aqui 

Estranhas (2021) 

Essa peça tem como proposta realizar um experimento cênico-virtual, tomando como inspiração e contexto a pandemia de Covid-19. Nela, a realidade é extrapolada e acompanhamos as mudanças e fragilidades das possíveis relações em um cenário de distanciamento, focado no mundo digital. Ficou curioso(a) para conhecer esse mundo distópico não tão distante de nós? Veja a peça completa aqui 

Menina-Pássara (2021) 

Diferentemente das peças apresentadas até agora, essa produção possui mais núcleos de atuação e um elenco maior. Além disso, é baseada no livro O Grito da Gaivota (1994), da escritora francesa Emmanuelle Laborit, e conta a história de uma menina-pássara surda que voa à procura de um lugar em que se sinta pertencente. Para acompanhar todas as aventuras e as sutilezas da protagonista, em Libras e português, clique aqui.  

O pretendente (2021) 

Como alguns outros conteúdos da plataforma, que podem ser consultados nesta agenda, essa peça ainda não está disponível. A boa notícia é que ela estreia hoje, 27 de maio de 2022, às 15h30. Nela, veremos o empenho da personagem Iracema para fazer com que uma de suas sobrinhas se case. A história, escrita e dirigida por Danilo Salomão, ocorre nos anos 1940. Para ter acesso, e acompanhar a contagem regressiva antes de o espetáculo entrar no ar, basta clicar aqui.    

Sonhos para vestir (2020) 

Você provavelmente já teve um sonho sem pé nem cabeça, em que pouca coisa foi possível explicar, certo? A ideia dessa peça é justamente brincar com a tentativa de transformar sonhos em palavras. Mais, nela realidade e fantasia se confundem. A peça foi dirigida por Vera Holtz, consagrada atriz brasileira. Para viajar nesse universo, e acompanhar diversas reflexões sobre temas centrais da vida humana, clique aqui.  

Todo tempo que ecoa meu devir (2021) 

Nessa parceria entre a Fábrica de Cultura de Itaim Paulista e o Museu Catavento, acompanhamos o trabalho em conjunto de aprendizes de vários setores para compor o espetáculo cênico Todo tempo que ecoa meu devir. Nele, o momento presente é assolado por uma pandemia que o paralisa, fazendo com que o personagem Breno inicie uma conversa com Saturno, que na mitologia grega representa o tempo. Veja a peça completa clicando aqui. 

Saber  

Nessa modalidade, a relação entre teatro e público é estreitada por meio das seções: Mais assistidosPalestras, Debates, Aulas, Entrevistas. Nelas, temos acesso a um rico material artístico voltado para pessoas interessadas em se aprofundar no mundo teatral. Destacamos alguns conteúdos para você ter ideia do que poderá consumir:  

Arte Jucá – Nós no batente 

Nesse projeto, conhecemos toda a trajetória da instituição teatral Arte Jucá, localizada no Sertão dos Inhamuns, no Ceará. Reconhecida como uma das principais organizações voltadas para produção e promoção cultural da região, ela é responsável pelo Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas e pela Escola Livre de Teatro dos Inhamuns. Para ver o vídeo completo, com entrevistas dos(as) profissionais da Jucá e os incríveis cenários e tradições da localidade, clique aqui.  

Iluminação e cenografia 

Realizada inicialmente como uma live, que significa “transmissão ao vivo”, essa palestra traz uma conversa entre o cenógrafo Luiz Henrique Sá e o iluminador Maneco Quinderé. Os dois falam sobre suas experiências e parcerias que resultaram em inúmeras peças e shows. Para quem gosta de temas mais técnicos e deseja atuar nessas áreas, o vídeo completo pode ser acessado aqui.  

Live antropofágica 

Essa é mais uma palestra realizada no formato de live. Nela, acompanhamos um bate-papo entre o prestigiado ator José Rubens Chachá, conhecido principalmente por suas atuações em novelas brasileiras, e a jornalista Miriam Gimenes. Ele, que interpretou o poeta e ensaísta Oswald de Andrade, compartilhou com o público como foi viver esse personagem e suas opiniões sobre o Manifesto Antropofágico (1928).  Para acompanhar a entrevista completa, clique aqui.  

Oficina de dança russa 

Conforme indica o título completo, essa oficina é oferecida pela Cia Balalayka, instituição focada nas danças e no folclore da Rússia. A atividade conta com três profissionais que mostram como realizar passos básicos da dança russa. O instrutor responsável aborda detalhes e cuidados necessários para a realização de cada movimento. Para acompanhar o vídeo completo, clique aqui.  

Quem foi Augusto Boal? 

Na introdução do nosso artigo, trouxemos algumas informações sobre quem foi esse dramaturgo. Nesta aula, em poucos minutos, você vai conhecer muito mais sobre essa figura emblemática, a quem é atribuído o papel principal na criação de um típico teatro brasileiro e latino-americano. A apresentação da vida e carreira de Augusto Boal é realizada por Marco Antonio Reis, que, entre suas muitas profissões, é ator e professor de teatro. Veja o vídeo completo aqui.  

Quem foi Nelson Rodrigues? 

Mais uma aula do multifacetado Marco Antonio Reis, nesta, vamos conhecer outro colecionador de profissões, o polêmico Nelson Rodrigues. Tendo se dedicado ao jornalismo e à literatura, o escritor também foi um grande teatrólogo brasileiro. De acordo com especialistas na área, ele transformou a cena teatral do país com suas peças. Para saber se você já assistiu a alguma versão delas e obter mais informações sobre esse artista, clique aqui.  

Plataforma #CulturaEmCasa 

Sucesso de audiência, tendo alcançado mais de 800 mil visualizações em apenas 2 meses de funcionamento, a plataforma de streaming #CulturaEmCasa foi criada em 2020 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O projeto tem como missão promover arte e cultura de forma ampla e diversa, sempre prezando a qualidade.  

Nesse sentido, são oferecidos diversos conteúdos inéditos, do circo ao cinema, com acesso 100% gratuito. Além disso, a plataforma tem parceria com várias instituições, como o Teatro Sérgio Cardoso, a Pinacoteca e o Museu do Futebol. Para conhecer todas as atividades e ficar por dentro das novidades culturais e artísticas do espaço, clique aqui.  

Que tal permitir que o teatro entre na sua casa e apresente histórias extraordinárias para você rir, chorar e refletir? Lembre-se de compartilhar com os(as) amigos(as), afinal, esse espaço é para todo mundo! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Bom entretenimento e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo