Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Plataforma oferece cursos on-line gratuitos nas áreas da educação e do terceiro setor

Plataforma oferece cursos on-line gratuitos nas áreas da educação e do terceiro setor

Olá, leitor(a)!

Uma das metas mais frequentes para o ano novo é investir na formação continuada. É possível encontrar instituições de credibilidade que oferecem oportunidades gratuitas na internet para se atualizar ou ampliar os conhecimentos. Profissionais de educação e que atuam no terceiro setor contam com a plataforma Polo, uma iniciativa do Itaú Social, que possui 42 cursos gratuitos no catálogo.

Os cursos disponíveis são 100% on-line e autoformativos. Todos são oferecidos em parceria com instituições de referência na educação, como Laboratório Emília, Comunidade Educativa CEDAC, Instituto Sidarta, entre outras. Professores(as), gestores(as) educacionais e equipes pedagógicas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) constituem o principal público da plataforma.

Cursos mais realizados em 2021

Em 2021, a plataforma chegou à marca de 106 mil usuários(as) e emitiu mais de 80 mil certificados. No mesmo ano, 3 dos 42 cursos disponíveis se destacaram por conta do número de usuários(as) inscritos(as). Os cursos mais realizados foram:

Itaú oferece cursos on-line gratuitos sobre educação e terceiro setor

Fonte: Reprodução

Infâncias e Leituras

Esta formação incentiva práticas de leitura do adulto para e com a criança como oportunidade de fortalecer vínculos e participar ativamente da educação desde a primeira infância. O conteúdo também aborda o papel dos(as) mediadores(as) de leitura no processo educacional.

Além disso, mostra como organizar uma biblioteca para a faixa etária dos 0 aos 6 anos. O material possui carga horária de 20 horas e conta com a parceria do Laboratório Emília. Clique aqui para acessá-lo.

Ensino híbrido na prática para docentes

O curso vai apresentar técnicas e estratégias de aprendizagem que mesclam a atuação remota e presencial e mostra maneiras de utilizar o ensino híbrido na educação. Além disso, vai ensinar como otimizar o planejamento da educação nesse novo modelo escolar.

O material possui carga horária de 20 horas e foi desenvolvido em parceria com Sincroniza Educação, Fundação Lemann e Imaginable Futures. Clique aqui para acessá-lo.

Experiência e protagonismo: a BNCC na Educação Infantil

O curso tem a proposta de abordar, de forma prática, as modificações do processo de aprendizagem propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação infantil. A formação tem linguagem acessível e oferece conteúdos de apoio no desenvolvimento do planejamento pedagógico.

O material tem carga horária de 20 horas e foi produzido em parceria com o Instituto Avante. Clique aqui para acessá-lo.

Plataforma Polo

Lançada em 2019, a Polo nasceu com o intuito de promover a aprendizagem contínua, com foco em aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação. Além dos cursos, a plataforma disponibiliza uma biblioteca de conteúdos referentes à educação pública, composta por 260 arquivos com acesso aberto e gratuito, como artigos, infográficos, pesquisas, entre outros.

A plataforma também possui uma seção editorial, que traz análises sobre temas desafiadores no campo da educação, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação. Para saber mais sobre a Polo, clique aqui.

Itaú Social

Há mais de 20 anos, o Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais com o objetivo de contribuir para a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento de organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações.

Ao lado de uma rede de parceiros, fornecedores e colaboradores, o Itaú trabalha para que municípios, estados e União entreguem aquilo que é direito de todos(as): acesso à educação de qualidade, sem restrição de tempo, espaço, raça, cor ou gênero.

Vamos aprender mais sobre novas formas e métodos de ensino e aprendizagem? Então, compartilhe este texto os(as) amigos(as) educadores(as) e comece a fazer os cursos com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite os cursos e até mais!

As informações utilizadas no texto foram disponibilizadas pela assessoria de imprensa do Itaú Social

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo