Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Administração e Negócios » Plataforma oferece 3 cursos on-line gratuitos sobre diversidade no mercado de trabalho

Plataforma oferece 3 cursos on-line gratuitos sobre diversidade no mercado de trabalho

Olá, leitor(a)! 

O mundo vem apresentando significativas mudanças não só por meio dos avanços tecnológicos, mas também pelos que envolvem o desenvolvimento de culturas e crenças das sociedades contemporâneas. Nesse sentido, a diversidade e a inclusão têm sido cada vez mais temas de debates importantes, principalmente no meio corporativo.  

Por isso, e para ajudar empresas e profissionais de recrutamento a exercerem abordagens mais respeitosas e inclusivas, a plataforma Colettivo organizou 3 cursos on-line gratuitos sobre diversidade e inclusão no mercado de trabalho. Todo o conteúdo conta com a apresentação de professores(as) e especialistas no tema e é possível emitir certificação no final.  

A importância da diversidade no mercado de trabalho 

Conforme demonstra estudo de 2020 da McKinsey & Company, que, além do Brasil, analisou dados de outros 14 países, as empresas que adotam métodos inclusivos tendem a apresentar melhor desempenho nos negócios, no âmbito financeiro e no de inovação. Outro ponto importante observado é que os ambientes de trabalho com maior expressão da diversidade apresentam equipes muito mais colaborativas, felizes e com maior retenção de talentos.  

Uma das explicações para que isso aconteça envolve, de certa forma, o espelho social que um meio corporativo inclusivo acaba realizando. Afinal, quanto mais pessoas diferentes trabalhando em uma empresa, maiores as chances de ler, compreender e ampliar os tipos de público afetados pelas estratégias de negócio direcionadas a eles.  

No que diz respeito à saúde dos espaços corporativos, o acolhimento às diferenças raciais, de gênero, de sexualidade, entre outras, proporciona maior confiança entre líderes e colaboradores(as). Dessa forma, é muito provável que a sensação de pertencimento e bem-estar influencie na produtividade e criatividade dessas pessoas.  

Portanto, incentivar o comprometimento do meio empresarial com as agendas da diversidade e da inclusão traz benefícios não só para as pessoas que terão oportunidade de trabalhar e mostrar todo seu potencial, mas também, e principalmente, para o desenvolvimento do negócio.  

3 cursos sobre diversidade do Colettivo

Pensando nisso, e em ampliar cada vez mais a discussão sobre esses temas, o Colettivo estruturou 3 cursos on-line gratuitos sobre diversidade e inclusão no mercado de trabalho voltados para profissionais da área de RH. Vejamos a seguir:  

Plataforma oferece 3 cursos on-line gratuitos sobre diversidade no mercado de trabalho

Fonte: Reprodução

1. Vieses e os impactos na inclusão

Esse curso tem como objetivo apresentar o conceito de viés inconsciente e os desafios que devem ser enfrentados em prol da diversidade e da inclusão nas empresas. Ele é ministrado pelo professor Beto Reis, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais, e pela professora Patrícia Martins, psicóloga formada na mesma instituição.   

O conteúdo é composto por 15 videoaulas, que abordam vieses nas organizações, preconceito, representatividade, gestão de performance, segurança psicológica, entre outros temas. Além disso, disponibiliza material complementar e teste avaliativo. Para obter mais informações sobre o curso, acesse aqui.  

2. Os horizontes da diversidade e inclusão

Tendo como foco as tendências nacionais e mundiais no que diz respeito à diversidade e à inclusão, este curso traz especialistas sobre o tema para discutir assuntos como grupos minorizados, integração geracional, comunicação inclusiva, entre outros.  

São 8 videoaulas apresentadas pelo Aldo Clécius, premiado pela Lei Aldir Blanc por seu trabalho de inclusão e empreendedorismo em economia criativa e moda, e pela Samara Barbosa, cofundadora da Diversifica, instituição de consultoria de inclusão e diversidade para empresas. Além disso, disponibiliza material complementar e teste avaliativo. Para obter mais informações sobre o curso, acesse aqui.  

3. Como contratar e incluir pessoas trans

Ministrado pelo Noah Scheffel, fundador e CEO do EducaTRANSforma (plataforma de formação tecnológica gratuita para pessoas transgêneros), este curso pretende introduzir o tema da inclusão de pessoas trans no meio corporativo. O objetivo é fazer com que profissionais de RH conheçam os obstáculos que impedem o acesso desse público ao mercado e entendam como solucionar isso.  

O conteúdo é formado por 5 videoaulas, que vão tratar do contexto transgênero na comunidade LGBTQIAP+, no mercado de trabalho e na legislação. Além disso, disponibiliza material complementar e teste avaliativo. Para obter mais informações sobre o curso, acesse aqui. 

Inscrição e certificado 

As formações e certificações do Colettivo são oferecidas por meio da plataforma de cursos on-line Teachable. Desse modo, para se inscrever no(s) curso(s) de interesse, é preciso realizar o cadastro no portal.  

Para quem já possui conta, basta escolher uma das formações acima e acessar o link de referência. Depois, clique no botão “Inscreva-se gratuitamente” e, no final da página, clique em “login”. Caso seja o primeiro acesso na plataforma, efetue o cadastro cumprindo as seguintes etapas: 

  • Clique no link do curso desejado e, depois, no botão “Inscreva-se gratuitamente”; 
  • Insira os seus dados (nome, e-mail e senha); 
  • Acesse o seu e-mail e faça a confirmação do cadastro. 

O certificado de conclusão de curso, com validade vitalícia, é disponibilizado pela plataforma Teachable automaticamente após o término da formação. Vale ressaltar que, embora se recomende ao menos 1 hora diária de aula, os cursos podem ser concluídos a qualquer momento, seguindo o(a) estudante seu próprio ritmo de aprendizado.  

Colettivo 

Com a missão de tornar o mercado de trabalho mais justo e inclusivo, a plataforma de recrutamento VAGAS.com criou o Colettivo. A ideia é proporcionar, especialmente para os(as) profissionais responsáveis pelos processos seletivos de empresas, formações que garantam maior respeito e diversidade no mundo corporativo.  

Para a instituição, é muito importante que colaboradores(as) sintam suas diferenças acolhidas e possam ser quem são no ambiente de trabalho. Isso não só impacta a produção e a criatividade deles(as), como fomenta uma mudança cultural na sociedade que valoriza a identidade e o bem-estar das pessoas. Para conhecer mais sobre a iniciativa, acesse aqui.  

Promover a diversidade é fundamental para tornar os ambientes de trabalho cada vez melhores, não é mesmo? Então, compartilhe este texto com sua rede de amizades e faça parte desse movimento!  

No Canal do Ensino, leia também:  

Bons estudos e até breve! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo