Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Plataforma gratuita traz crônicas de diversos autores brasileiros

Plataforma gratuita traz crônicas de diversos autores brasileiros

Olá, leitor(a)!  

O tempo tem se tornado cada vez mais o maior bem que possuímos, afinal, é ele que nos possibilita viver ou não experiências rotineiras e extraordinárias. Na tentativa de aproveitá-lo ao máximo, muitas vezes, deixamos detalhes que dão sentido à existência humana passarem despercebidos, como os primeiros passos de um bebê ou o cheiro do café recém-passado. E é a arte e suas várias expressões que buscam recuperar esse olhar contemplativo.  

Considerando a importância da literatura nesse processo, e tendo diversos materiais da área como um de seus principais patrimônios, o Instituto Moreira Salles (IMS) lançou uma plataforma gratuita que traz crônicas de vários(as) autores(as) brasileiros(as). Entre elas, destacam-se as narrativas de Clarice Lispector, Paulo Mende Campos, Rachel de Queiroz e Rubem Braga. 

Origem e características da crônica  

Tratando-se essencialmente da descrição de acontecimentos do cotidiano, de forma sucinta e usando uma linguagem simples, a crônica é um gênero literário bastante explorado nos meios de comunicação. Geralmente, as narrativas realizadas no formato abordam contextos e circunstâncias marcados no tempo, o que pode determinar a validade do texto, já que exige do(a) leitor(a) algum conhecimento acerca dos fatos ocorridos no momento da escrita.  

Nesse sentido, inclusive, os primeiros registros desse tipo de produção serviam como aporte historiográfico, ou seja, eram considerados documentos para a análise histórica. A partir do desenvolvimento da imprensa, no século XIX, a crônica ganhou popularidade e passou a ser conteúdo obrigatório de jornais e revistas. Suas principais características são: textos curtos, poucos ou nenhum personagem, linguagem coloquial e temáticas relacionadas ao dia a dia. 

Apesar de serem disponibilizadas majoritariamente em veículos de comunicação, as crônicas são produzidas não apenas para informar, mas também, e principalmente, para estimular reflexões e direcionar um olhar sensível ou irônico para questões que passaram despercebidas pelas pessoas. Atualmente, o gênero contém categorias e finalidades narrativas distintas. Destacamos algumas delas para você conhecer, vejamos:  

Crônica jornalística 

Publicada em jornais e revistas, esse tipo de crônica segue uma narrativa cronológica (começo, meio e fim) e tem como finalidade recuperar os últimos acontecimentos do dia, semana ou mês. Com uma narrativa mais próxima da argumentação, alguns trechos são criados para provocar reflexões nos(as) leitores(as) e abordam temas como política, esporte e economia.  

Crônica humorística 

Tratando dos mesmos temas que o tipo anterior, a crônica humorística usa o sarcasmo e a ironia para encorajar leitores(as) a refletirem sobre os fatos narrados. Além de trazer uma linguagem descontraída e, muitas vezes, usar expressões indecorosas, esse tipo de crônica apresenta inusitadas associações, ocasionando o riso do público leitor.  

Crônica filosófica 

Semelhante ao gênero literário fábula, cujo propósito é trazer uma lição de moral para quem lê, a crônica filosófica incentiva a reflexão por meio de temas corriqueiros. Focada no tempo psicológico, ela é mais literária que informativa e explora o uso de personagens, inclusive filósofos, na construção da narrativa.  

Portal da Crônica Brasileira 

Plataforma gratuita traz crônicas de diversos autores brasileiros

Fonte: Reprodução

Dedicando-se especialmente à divulgação de crônicas publicadas entre 1950 e 1960, época de ouro do gênero no Brasil, o Portal da Crônica Brasileira foi o modo que o IMS encontrou para dar vida aos seus arquivos literários. Parte do material disponível foi digitalizada e se trata de publicações originais, com direito a notas dos(as) autores(as) e trechos de outros conteúdos que nada tem a ver com a crônica.  

Inicialmente os textos disponibilizados pertenciam exclusivamente à coleção do Instituto Moreira Salles, que, além dos já citados Paulo Mendes Campos e Rachel de Queiroz, continha nomes como Otto Lara Resende e Ivan Lessa. Depois, outras instituições foram contribuindo para alimentar a plataforma, como a Fundação Casa de Rui Barbosa. Entre os recursos disponíveis, destacamos:  

Artes das crônicas 

Essa categoria é voltada para abrigar críticas, ensaios e análises de diversos(as) escritores(as) e estudiosos(as) do gênero, como Luiz Ruffato. Nela, conhecemos diferentes leituras e interpretações sobre o trabalho dos(as) autores(as) que estão no catálogo. Se você quer saber como essas obras realizaram críticas sociais e entender mais sobre a qualidade literária delas, clique aqui.  

Autores 

Nessa categoria, conhecemos a biografia dos autores e autoras que produziram o material disponível no Portal. Você sabia, por exemplo, que Fernando Sabino já foi campeão de natação e baterista? Ou que Rubem Braga foi correspondente durante a Segunda Guerra Mundial? Para saber essas e outras informações sobre grandes personalidades da literatura nacional, clique aqui.  

Crônicas 

Com mais de 3000 obras disponíveis, nessa categoria é possível buscar as crônicas por ordem alfabética, título, texto, autor, periódico, local, acervo, tema e data. Nela, temos acesso aos documentos físicos cedidos pelos acervos do Instituto Moreira Salles e da Fundação Casa de Rui Barbosa e aos textos transcritos para a plataforma. Quer saber, por exemplo, o que Freud tem a ver com alfafa e cerveja? Então clique aqui e conheças as crônicas de Otto Lara Resende.  

Instituto Moreira Salles 

Amparado por uma verba permanente do Unibanco e da família Moreira Salles, o IMS é uma instituição sem fins lucrativos que realiza diversos projetos e atividades voltados para promover e divulgar cultura no Brasil. O Instituto nasceu em 1992 e possui unidades em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.  

Além de realizar exposições, tendo alcançado a marca de 380 exibições, a instituição oferece sessões de cinema, publicações de livros e diversas ações sociais e educacionais. Ainda, possui um rico acervo nas áreas de fotografia, literatura, iconografia e música, disponível para consulta em suas bibliotecas presenciais e no site. Para saber mais, clique aqui.  

Temos muitas narrativas e autores(as) incríveis para conhecer, não é mesmo? Compartilhe com os(as) amigos(as) e se aventure nessas histórias curtas com eles(as).  

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa leitura e até logo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo