Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Plataforma Escola Digital oferece mais 10 mil recursos educacionais digitais gratuitos

Plataforma Escola Digital oferece mais 10 mil recursos educacionais digitais gratuitos

Olá, leitor!

Assim como tudo que nos rodeia hoje em dia, se adaptar a evolução da tecnologia é essencial, com a educação não poderia ser diferente. Um dos maiores desafios para os professores e as instituições de ensino, hoje, é justamente inserir essa tecnologia no meio de ensino.

Ou seja, complementar o ensino em um dos ambientes mais importantes para o aprendizado de nossos alunos, a sala de aula. Cada vez mais novas formas de passar adiante o conhecimento, são criadas e oferecidas para auxiliar o educador.

Mas como conciliar toda essa tecnologia, com a forma de ensino já estabelecida há tempos? É a respeito dessa questão que esse artigo irá tratar.

A notícia que informamos nesse artigo, pode ser muito útil aos gestores escolares e docentes educadores. A Plataforma Escola Digital oferece mais 10 mil recursos educacionais digitais gratuitos. Confira a seguir, todo o conteúdo que a plataforma disponibiliza! Vamos lá?

Conheça a plataforma Escola Digital

plataforma-escola-digital-oferece-mais-10-mil-recursos-educacionais-digitais-gratuitos_Prancheta 1

A Plataforma Escola Digital, na verdade, é uma rede que abrange quase todo o território nacional. Apenas 6 estados de todo o Brasil, ainda não fazem parte da rede Escola Digital.

Seu principal objetivo como instituição, é o de inserir e tornar o uso de recursos digitais presentes em sala de aula, cada vez mais real e positivo. Ou seja, A Escola Digital, disponibiliza um enorme acervo de materiais, que traz maior presença e utilização das tecnologias em sala de aula.

Atua também no debate de práticas pedagógicas e estratégias que são usadas para melhorar a formação dos professores.

Para quem é direcionado os recursos?

Principalmente para os professores que já utilizam a tecnologia em seu planejamento de aula. É indicado também, para os educadores que pretendem entrar no meio digital e dessa forma, aprimorar a qualidade de seu ensino.

Um resultado importante alcançado pelo professor, é ser capaz de diversificar suas aulas e assim gerar mais interesse por parte dos alunos. Esse que é o diferencial entre uma aula bem absorvida, daquela que passa despercebida aos alunos.

Lembrando que todo o conteúdo fornecido, serve de apoio para que o professor reafirme sua autonomia como educador. Ao mesmo tempo, buscar respeitar e compreender as dificuldades e o tempo de aprendizado de cada aluno. Como sempre foi feito em sala de aula.

Vale ressaltar, que os recursos podem também, ser adotados por gestores escolares, a fim de incorporar todo o conteúdo digital às suas práticas pedagógicas. Pois, o gestor escolar pode ser um agente que influência e fomenta a formação continuada dos educadores.

Recursos úteis em sala de aula

Então sem mais delongas, vamos falar de uma maneira geral dos recursos oferecidos, e são muitos!

Ao acessar a Plataforma Escola Digital, logo de início já são mostradas, todas as categorias que os conteúdos atendem. Para facilitar a busca de quem acessa o site, os materiais são divididos em 3 abas distintas, são elas:

  • Tipos de mídias – Animação, Aplicativo móvel e mais
  • Disciplina – Arte, Biologia e mais
  • Etapas, Anos e Modalidades – Educação Infantil, 1° ano EF e mais

Com essa forma de divisão por categoria, fica mais fácil localizar de maneira certeira, o conteúdo procurado. Por exemplo, se o professor deseja conteúdo específico para um plano de aula, a aba “Disciplina” é a mais indicada. Quando você acessa, todo material é distribuído por matérias, ou seja, o professor consegue maximizar sua busca e ser mais efetivo.

Na aba “Tipos de Mídias”, o interessado encontra ferramentas que auxiliam o progresso de sua aula, tais como: Animação, aplicativo móvel, apresentação multimídia, aula digital, livro digital, vídeo aula e muitos outros. Tudo que um educador precisa para ter a atenção de seus alunos acostumados com tecnologia.

Já o acesso pela aba “Etapas, Anos e Modalidades”, possibilita o professor acesso aos materiais divididos por ano escolar. Portanto, ele consegue visualizar desde a Educação Infantil, 1º ano EF, 2º ano EF, até a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial.

Podemos definir o uso desses materiais, àqueles professores que conseguem visualizar, que o futuro do aprendizado está na inserção da tecnologia no seu método de ensino. Os resultados são concretos e reais. Planeje sua próxima aula com alguns dos recursos oferecidos pela Plataforma Escola Digital, e comprove o resultado.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo