Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Plataforma Aprenda Mais reúne 90 cursos on-line gratuitos da Rede Federal

Plataforma Aprenda Mais reúne 90 cursos on-line gratuitos da Rede Federal

Olá, leitor(a)!

Ministério da Educação (MEC), junto ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), lançou a Plataforma Aprenda Mais, com 90 cursos on-line divididos em 12 áreas do conhecimento. Os cursos são voltados para alunos(as) do ensino médio, técnico, superior e profissionais da área, porém, qualquer pessoa interessada pode se inscrever.

Os materiais possuem, em média, carga horária de 40 horas e o prazo máximo para conclusão de qualquer um dos cursos é 31 de janeiro de 2022. A plataforma também disponibiliza certificado de conclusão para os(as) estudantes.

Plataforma Aprenda Mais

plataforma tem o objetivo de aumentar a oferta de cursos on-line gratuitos, principalmente após a popularização do ensino remoto devido à pandemia de Covid-19, para auxiliar no desenvolvimento da sociedade. O MEC espera capacitar mais de 820 mil estudantes até 2025 por meio da Aprenda Mais.

Ela reúne 90 cursos em 12 áreas do conhecimento: ambiente e saúde; ciências exatas; ciências humanas; desenvolvimento educacional e social; gestão e negócios; idiomas, línguas e literatura; informação e comunicação; produção alimentícia; produção cultural e design; recursos naturais; segurança; turismo, hospitalidade e lazer.

Plataforma Aprenda Mais reúne 90 cursos on-line gratuitos da Rede Federal

Fonte: Reprodução

A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e projetada no formato Massive Open Online Course (MOOC). Esse formato possibilita o acesso simultâneo de até 10 mil usuários(as), o que atende à proposta do MEC de ampliar o acesso aos cursos.

Entre as 12 áreas disponíveis, nós selecionamos 5 delas para você ter uma amostra dos cursos que pode encontrar na plataforma. Vamos apresentá-las a seguir:

Informação e comunicação

Com a digitalização dos espaços, a comunicação e a forma como conseguimos informações foram modificadas. Os cursos disponíveis pretendem capacitar o(a) usuário(a) para trabalhar com o ambiente digital. São voltados para alunos(as) do ensino superior e técnico, além de profissionais da área:

  • Automação de sistemas – carga horária de 30 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 5 dias a partir da inscrição.
  • Banco de dados 1 – carga horária de 20 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 4 dias a partir da inscrição.
  • Projeto de Sistemas Web – carga horária de 30 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 5 dias a partir da inscrição.

Idiomas, línguas e literatura

Os cursos que compõem essa área são os mais procurados pelos(as) estudantes, muito em função da necessidade do novo mercado de trabalho. Eles são voltados para alunos(as) do ensino médio e superior:

  • Espanhol 1 e 2 – cada curso possui carga horária de 30 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 5 dias a partir da inscrição em cada um.
  • Inglês 1, 2, 3, 4, 5 e 6 – cada curso possui carga horária de 30 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 5 dias a partir da inscrição em cada um.
  • Português como língua adicional 1, 2, 3, 4, 5 e 6 – cada curso possui carga horária de 30 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 5 dias a partir da inscrição em cada um.
  • Português instrumental – carga horária de 20 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 4 dias a partir da inscrição.
  • Literatura – carga horária de 20 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 4 dias a partir da inscrição.

Ciências humanas

Abordando temas presentes nos vestibulares, esta área é muito procurada por alunos(as) do ensino médio. Por isso, os cursos são voltados para esse público:

  • Filosofia 1 e 2 – cada curso possui carga horária de 40 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 6 dias a partir da inscrição em cada um.
  • Geografia 1 – carga horária de 60 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 8 dias a partir da inscrição.
  • Geografia 2 – carga horária de 40 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 6 dias a partir da inscrição.
  • Geografia e geopolítica na atualidade – carga horária de 40 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 4 dias a partir da inscrição.
  • História geral – carga horária de 40 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 6 dias a partir da inscrição.
  • Sociologia – carga horária de 40 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 6 dias a partir da inscrição.

Produção cultural e design

A profissionalização do trabalho nas redes sociais desencadeou uma crescente demanda por pessoas do setor publicitário. Os cursos são voltados para profissionais dessa área que buscam aprimorar suas habilidades:

  • A arte de falar em público – carga horária de 20 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 4 dias a partir da inscrição.
  • Interculturalidade – carga horária de 50 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 7 dias a partir da inscrição.
  • Técnicas de Publicidade e Propaganda – carga horária de 30 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 5 dias a partir da inscrição.

Ciências exatas

Apesar dessa área ser muito procurada por vestibulandos(as), estes cursos são mais direcionados para alunos(as) do ensino superior. Contudo, os(as) estudantes do ensino médio também podem fazê-los:

  • Estatística: conceitos e representações – carga horária de 20 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 4 dias a partir da inscrição.
  • Estatística: medidas de posição e dispersão – carga horária de 20 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 4 dias a partir da inscrição.
  • Química 1 – carga horária de 40 horas. O prazo mínimo para conclusão é de 6 dias a partir da inscrição.

Inscrição e certificado

Para se inscrever em qualquer curso disponível na plataforma, clique neste linkSe você já tem um cadastro nela, basta informar os dados e acessar os cursos. Caso você não tenha um cadastro, clique no botão “Criar uma conta” e preencha o formulário com as informações solicitadas.

A partir disso, é só escolher o(s) curso(s) que deseja realizar. Após o término do curso, a plataforma vai emitir um certificado para o(a) aluno(a) que atingir o aproveitamento necessário para aprovação. O sistema vai definir e informar um prazo mínimo para emissão do certificado.

Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Criada em 29 de dezembro de 2008, a Rede Federal tem o objetivo de ampliar e diversificar a educação profissional e tecnológica do país, potencializando o que cada região oferece de melhor. Em parceria com institutos federais e centros de ensino, atualmente, possui mais de 600 unidades espalhadas pelos 27 estados do país.

É por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), pertencente ao MEC, que o planejamento e a execução dos planos educacionaiscom suporte financeiro e institucional da Rede Federal, são realizados – como a Plataforma Aprenda Mais. Para conhecer melhor as ações da Rede, clique aqui.

São vários conteúdos de qualidade e totalmente gratuitos para fazer em qualquer lugar. Compartilhe este texto com os(as) amigos(as) e não percam essa oportunidade de aprendizado!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite os cursos e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo