Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Plano de carreira: curto, médio e a longo prazo 

Plano de carreira: curto, médio e a longo prazo 

Olá, leitor!

Tudo em nossa vida é feito por meio de planejamento, por mais desorganizada que uma pessoa pareça, ela sempre planeja alguma coisa no seu dia a dia, seja o horário que levanta ou que vai fazer suas refeições. Planejar e organizar são comportamentos fundamentais para a vida de qualquer ser humano.

Mas não são apenas comportamentos do nosso cotidiano que devem ser planejados, quanto mais organizarmos os diversos setores de nossa vida pessoal, profissional e espiritual, mais qualidade de vida proporcionamos a nós mesmos.

Hoje, neste post, nós do Canal do Ensino, gostaríamos de chamar sua atenção para um setor específico de sua vida, o profissional. Como anda o seu planejamento profissional? Você tem um plano de carreira bem elaborado ou simplesmente deixa as coisas acontecerem com o tempo? Você sabe qual a real importância de um plano de carreira não apenas para sua vida profissional, mas como ele influencia nos outros setores da sua vida?

Se quiser saber mais, confira a seguir!

Qual a importância do plano de carreira?

plano-de-carreira-curto-medio-e-a-longo-prazo_Prancheta 1

Quando começamos a trabalhar em qualquer empresa, nosso objetivo é crescer, afinal, ninguém deseja passar o resto da vida na mesma função dentro de uma empresa, não é mesmo? E para que cresçamos profissionalmente, é preciso que haja um planejamento, que metas sejam impostas por nós mesmos, delimitando um prazo para que cada coisa aconteça.

A partir do momento que você impõe limites, um ano específico, por exemplo, para atingir uma meta, a sua vida profissional tende a fluir de forma mais harmoniosa e com mais sucesso, isso é fazer plano de carreira.

Ao traçar um plano de carreira, você consegue determinar de forma clara até onde quer chegar dentro da empresa que trabalha ou em sua vida profissional como um todo. Você consegue determinar por exemplo, que determinado cargo você quer ter, em tantos anos, em uma empresa específica.

Quando você elabora um plano de carreira, você ainda tem o tempo necessário para se preparar para os cargos que almeja, por meio de cursos, treinamentos, participação em palestras, a leitura de mais livros voltados para sua área de atuação, entre outras atividades que permita que você aprimore seus conhecimentos.

Você pode elaborar um plano de carreira de curto, médio ou longo prazo, dependendo do seu objetivo, conhecimento e perspectivas dentro da empresa que atua no momento. Tudo é questão de organização!

Como anda seu planejamento profissional a curto médio e longo prazo?

Você já elaborou seu plano de carreira? O que você pensa em fazer com sua carreira em 1 semana, e em 1 ano e daqui a 5 anos? Você sabe como diferenciar um plano de carreira de curto, médio e longo prazo?

Plano de carreira – curto prazo

Como o próprio nome já diz, o planejamento de carreira de curto prazo é algo quase imediato. Em um processo de recrutamento, por exemplo, o entrevistador pode perguntar: _ “quais primeiros passos você dará se for contratado?”

De forma mais simplificada, um plano de carreira de curto prazo é elaborado para que você tenha metas que deseja alcançar em alguns dias, semanas ou no máximo em alguns meses. Os objetivos a curto prazo são aqueles que exigem ações imediatas de execução para que ele aconteça.

Por exemplo: “Meu objetivo a curto prazo é ser contratado por uma empresa X que sempre sonhei em trabalhar, para isso, estou participando do processo de seleção que está ocorrendo nela esse mês.”

Veja que esse foi um exemplo simples, porém, claro de um plano de carreira de curto prazo de uma pessoa que deseja um novo emprego, o emprego dos seus sonhos. E porque ele é importante? Se você não tem um plano de carreira de curto prazo bem elaborado, de forma um pouco dura, você nunca saíra do sofá de casa.

A partir do momento que você estabelece um determinando prazo para conseguir um novo emprego – como o exemplo que foi dado – você começa a almejar o seu crescimento profissional, pois, quando você está focado em um objetivo, você consegue se manter focado em uma determinada direção e assim começar a planejar sua carreira a médio prazo.

Plano de carreira Рm̩dio prazo

Para ter um plano de carreira a médio prazo é fundamental que você esteja focado em sua carreira profissional, com objetivos bem claros e trabalhando constantemente para concluir essa meta, sem desistir ou pensar em desistir. Além disso, você precisa concluir sempre os planejamentos que se propor a executar a curto prazo.

Um plano de carreira de médio prazo corresponde a cerca de um planejamento profissional de 5 anos – obviamente essa não é uma regra, apenas uma estimativa. Esse período é suficiente, por exemplo, para que você conclua um curso universitário ou cresça no cargo e alcance alguns cargos acima do que você ocupa atualmente.

Nesse estágio da sua carreira, você já deve dominar pelo menos um pouco do setor que você atua, e buscar sempre aumentar o seu conhecimento, para crescer cada vez mais. Por exemplo, se você já tem uma graduação em administração, dentro do seu plano de carreira de médio prazo, você pode se comprometer a fazer um MBA em gestão de projetos ou fazer um intercâmbio para melhorar seu inglês.

Como elaborar um plano de carreira a médio prazo é algo um pouco complicado, afinal, todos temos contratempos no dia a dia, sugiro que você desenvolva esse plano em pequeno blocos, assim fica mais fácil alcançar cada objetivo.

Por exemplo: “Em 5 anos eu pretendo ser diretor de marketing de uma empresa, para isso vou fazer uma especialização de 2 anos, e nas férias vou fazer um intercâmbio. Quando voltar faço um MBA e começo a apresentar projetos que já tenho em mente para a empresa que trabalho.”

Considere também durante esse planejamento a forma que você vai chegar nesse cargo desejado. Na função que você desempenha hoje como, você pode “mostrar mais serviço” e conseguir uma boa promoção? Você tem alguma ideia que você acredita que pode inovar o setor que você trabalha? Como você pode apresentar esse projeto? Busque uma oportunidade para isso.

E o principal, coloque tudo isso em um papel. Escreva o passo a passo do seu plano de carreira de médio prazo, e deixe em um local visível, se não quiser deixar em sua mesa na empresa, cole em sua geladeira – assim quando você cumprir um estágio do planejamento, você risca e se anima para iniciar uma nova fase desse processo.

Finalmente, no caso do plano de carreira a médio prazo, é muito importante que você seja flexível as mudanças, mas ser flexível não significa desistir do seu projeto ou postergar por muito tempo, apenas que caso haja algum contratempo durante esse período, você reorganize sua agenda, sendo que aquela parte do projeto que atrasou por algum motivo, você determine um curto prazo para resolver, pois, só assim você conseguirá atingir suas metas de longo prazo.

Plano de carreira – longo prazo

Um plano de carreira de longo prazo, pode ser considerado como um projeto mais ambicioso, no qual suas metas serão alcançar cargos em que você se torne indispensável para a empresa, por exemplo.

Nesse estágio da sua carreira é preciso que você tenha maturidade profissional, que domine, senão todos, praticamente todos os setores da empresa. Aqui você precisa ter uma visão de empresário e empreendedor.

Um plano de carreira de longo prazo é um compromisso que você assume com você mesmo com o objetivo de ser um profissional reconhecido e respeitado no seu setor de atuação. Para colocar os seus planos de carreira de longo prazo em ação, você deve ser extremamente focado e disciplinado, sempre buscando aprimorar cada vez mais os seus conhecimentos.

Assim como no plano de carreira de médio prazo, é importante que você registre cada passo que você acredita que deva dar para alcançar sua meta, e sempre comemorar cada conquista. Isso é importante para que você tenha energia para dar o próximo passo em sua carreira de sucesso.

Mas tenha uma coisa sempre em mente, por mais focado que você esteja no planejamento e execução dos seus projetos profissionais, jamais se esqueça de cuidar dos outros setores de sua vida, pois, um complementa o outro. Lembre-se: equilíbrio sempre.

Os benefícios do plano de carreira

  • Você terá perspectivas da sua vida profissional, uma vez que impõe metas e prazos para concluir cada projeto;
  • Você não ficará “perdido” na empresa, sem saber o que fazer, pois, você tem objetivos claros e prazos para cumpri-los;
  • Você terá uma visão mais clara do seu futuro profissional, uma vez que o seu futuro está planejado e você tem o passo a passo já descrito para chegar lá;
  • Você poderá se dedicar mais a sua família e amigos, já que não terá que ficar fazendo horas extras diariamente para elaborar projetos que você já poderia ter colocado no papel;
  • Você terá um melhor autoconhecimento, dessa forma conseguirá controlar suas emoções em momentos de crise.

Você já elaborou o seu plano de carreira a curto, médio e longo prazo? O que você acha desse tipo de estratégia para crescer na vida profissional?

Até a próxima.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo