Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Plano de Aula Gratuito Ensina Estudantes a Checar Informações

Plano de Aula Gratuito Ensina Estudantes a Checar Informações

Olá,

Um plano de aula diferente pode ser baixado gratuitamente por alunos e professores. Com esse plano é possível checar informações. Ficou curioso? Não deixe de acompanhar este artigo para entender um pouco mais.

O plano de aula gratuito é oferecido no site Poynter, eles criaram uma forma de apresentar a verificação dos fatos, dessa forma, professores e até mesmo os próprios alunos podem fazer essa verificação. É muito fácil utilizar, com ele sua classe pode navegar através de um oceano de informações, sendo eles rumores, embustes, verdades e mentiras. O plano de aula gratuito foi projetado por verificadores de fato e aprovado por designers instrucionais.

Esse plano de aula gratuito foi criado especialmente para estudantes com idades entre 14 e 16, mas pode ser usado com alunos de outras idades também. No momento de fazer o download do plano de aula pela primeira vez você precisa passar algumas informações. São informações como e-mail, a disciplina ou curso que leciona ou está fazendo, qual o país, quantos alunos receberam a lição e idade deles.

Atualmente esse plano de aula gratuito está disponível em diversos idiomas, como Inglês, Português, Italiano, Russo, Francês e outros. Para conferir todos os idiomas basta acessar o site que passamos. Entenda agora um pouco do que vai encontrar neste plano de aula.

O plano de aula gratuito

Assim que fizer sua inscrição para baixar o conteúdo do plano de aula você vai ter acesso as informações de um plano de aula que conta: 

Exercício de leitura e anotação destinado a avaliar a capacidade dos alunos para distinguir o fato da opinião;

  • Leitura de fundo para os professores construírem seu próprio plano ou adaptarem;
  • Um exemplo de uma notícia falsa que os professores podem desacreditar com seus alunos usando uma série de dicas simples e ferramentas úteis para verificar todos os fatos de conteúdo online.

Você pode estar se perguntando o porquê de trabalhar isso em sala de aula. Mas nossa resposta é muito simples, os alunos precisam saber checar as informações. Você já parou para observar quantas informações falsas existem na internet? É nesse local que seus alunos procuram suas informações, é em sites, blogs e até mesmo em rede social.

O problema é que qualquer pessoa pode publicar algo na internet e se seu aluno não pesquisar e souber checar as informações, vai começar a acreditar em tudo o que lê. Esse está sendo um dos maiores desafios dos professores atualmente, muitas discussões políticas feitas no facebook não tem embasamento nenhum.

É muito importante trabalhar isso com seus alunos e esse é o objetivo do plano de aula gratuito, ensinar estudantes a checar informações antes de acreditar como verdade absoluta. Não deixe que seus alunos sejam enganados por qualquer coisa que vê, ajude os estudantes usando o plano de aula gratuito.

Faça o teste, pode ter certeza que você vai gostar da experiência e seus alunos também, é muito fácil baixar, basta clicar aqui colocar suas informações e fazer o download. Depois não esqueça de voltar aqui para contar o que achou e aprendeu com esse plano de aula gratuito que tem uma proposta bem legal e diferente.

Não esqueça de compartilhar com seus colegas professores sobre esse plano de aula gratuito!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo