Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Pinacoteca do Estado de São Paulo oferece jogos on-line gratuitos

Pinacoteca do Estado de São Paulo oferece jogos on-line gratuitos

Olá, leitor(a)! 

Segundo a própria Constituição Federal brasileira, usufruir da cultura e da arte é um direito de todos os cidadãos e cidadãs. Além disso, conhecer mais sobre nossos costumes e expressões artísticas é essencial para a construção das ideias de identidade e pertencimento social. Acontece, porém, que nem todo mundo tem fácil acesso a esses bens. 

Por isso, com o objetivo de democratizar conteúdos culturais, a Pinacoteca do Estado de São Paulo disponibiliza várias ações on-line e totalmente gratuitas para o público. Uma delas envolve o oferecimento de divertidos jogos, que podem ser aproveitados na plataforma oficial do museu.

Jogos disponíveis 

Diferentemente do que se imagina, os jogos não servem apenas para entreter, eles também podem trazer muitos benefícios para o cérebro. Em crianças e jovens, por exemplo, as brincadeiras exercem importante influência no desenvolvimento cognitivo, emocional e psicológico.  

Até mesmo adultos(as) se beneficiam deles, especialmente no que diz respeito aos cuidados com a saúde mental. Pensando nisso, recomendamos 6 jogos simples e dinâmicos oferecidos pela plataforma digital da Pinacoteca de São Paulo. Vejamos: 

Pinacoteca do Estado de São Paulo oferece jogos on-line gratuitos

Fonte: Reprodução

1. Onde está?

Nesse jogo, o desafio é encontrar obras e objetos do museu especificados pelo sistema, dentre uma grande coletânea mostrada na tela. A ideia é que isso seja feito em um curto espaço de tempo. Além disso, é possível escolher em qual nível de dificuldade jogar: Moleza, com 3 imagens e cronômetro de 40 segundos; Dureza, com 4 imagens e cronômetro de 50 segundos; e Racha Cuca, com 5 imagens e cronômetro de 1 minuto. Para acessar o jogo, clique aqui.

2. Retrato esquisito

A dinâmica desse jogo consiste em construir novos rostos a partir de olhos, testa, nariz e boca recortados de obras da Pinacoteca. Dessa forma, o(a) usuário(a) pode montar os retratos como preferir e, inclusive, imprimi-los depois. Com nível de dificuldade baixa, esse passatempo pode ser aproveitado por crianças menores. Para acessar o jogo, clique aqui. 

3. Quebra-cabeça

Esse é um clássico jogo de quebra-cabeça, em que o desafio é montar a imagem conforme a obra escolhida pelo museu e antes do tempo esgotar. Nele, também há diferentes níveis de dificuldade: Moleza, com cronômetro de 1 minuto e 45 segundos; Dureza, com cronômetro de 2 minutos; e Racha Cuca, com cronômetro de 2 minutos e 15 segundos. Para acessar o jogo, clique aqui. 

4. Minha obra

Nesse jogo, o(a) usuário(a) fica livre para criar sua própria obra de arte a partir da coleção disponível na Pinacoteca. Nele, é possível escolher o fundo da tela selecionando pinturas ou uma cor específica. Depois, pode-se definir detalhes, como pessoas ou objetos da coleção do museu, alterar o brilho, tamanho e muito mais. Para acessar o jogo, clique aqui. 

5. Jogo da memória

Mais um dos jogos tradicionais, neste é preciso encontrar os pares das obras do acervo da Pinacoteca. Para vencer, o(a) jogador(a) deve cumprir os desafios antes do tempo acabar. Essa brincadeira também pode ser feita por níveis de dificuldade: Moleza, com 8 imagens e cronômetro de 1 minuto; Dureza, com 18 imagens e cronômetro de 1 minuto e 50 segundos; e Racha Cuca, com 24 imagens e cronômetro de 2 minutos e 30 segundos. Para acessar o jogo, clique aqui. 

6. Pina Almanaque

Um pouco diferente dos jogos já listados, este é um almanaque com 11 atividades criadas pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca a partir de uma seleção de obras do museu. Para que seja possível desfrutar dos vários jogos disponíveis, como os de colorir, ligar os pontos e 7 erros, a publicação deve ser impressa. Para acessar o arquivo, clique aqui. 

Pinacoteca do Estado de São Paulo 

A Pinacoteca de São Paulo é um dos patrimônios de conservação artística mais importantes do país e possui um rico acervo de produções brasileiras, que datam do século XIX até os tempos modernos. Além disso, é o museu mais antigo da cidade de São Paulo, inaugurado no ano de 1905. 

Por meio de sua plataforma online, a Pinacoteca disponibiliza vários conteúdos gratuitos como: tours virtuais por mostras, vídeos, playlists musicais inspiradas nas exposições, textos educativos sobre história da arte, glossários e diversas outras publicações. Para saber mais, clique aqui.  

#Partiu curtir o fim de semana brincando? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e convide os(as) amigos(as) para jogar com você! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Divirta-se e até o próximo texto! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo