Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Pinacoteca de São Paulo oferece exposição virtual gratuita da dupla OSGEMEOS

Pinacoteca de São Paulo oferece exposição virtual gratuita da dupla OSGEMEOS

Olá, leitor(a)! 

A mostra das obras dos artistas OSGEMEOS (os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo), oferecida pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, está disponível para um tour virtual 360º totalmente gratuito. É possível navegar não só por graffiti, mas também por pinturas e esculturas. A seguir, falaremos mais detalhes sobre a exposição e explicaremos como prestigiá-la. Confira!  

A mostra

Pinacoteca de São Paulo oferece exposição virtual gratuita da dupla OSGEMEOS

Fonte: Reprodução

No passeio on-line, circulamos pelos 10 espaços dedicados às obras dos irmãos, que incluem 7 salas expositivas, o Octógono, o Hall e o Pátio. Ao todo, conseguimos conhecer mais de 1000 itens, como pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções, fotografias e desenhos 

Entre os destaques, estão cadernos de anotações da fase adolescente da dupla que mostram a origem de seus emblemáticos personagens amarelos. Há também duas telas feitas em parceria com Banksy, um dos mais famosos artistas contemporâneos britânicos cuja identidade é desconhecida pelo mundo. 

Outra obra bastante importante é Piano (2019), exposta pela primeira vez em um concerto com o grupo de dança Flying Steps de Berlim, no Museu de Arte Contemporânea de Berlim, o Hamburger Bahnhof. O trabalho traz a escultura de um b-boy (menino que pratica breakdance, um tipo de dança de rua) sobre um piano realizando um movimento de hip-hop conhecido como “moinho de vento”. 

OSGEMEOS 

A dupla OSGEMEOS é composta pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo. Ao longo de sua trajetória, eles desenvolveram um estilo único, que explora diversas técnicas de pintura, desenho e escultura tomando a rua como local de expressão. A cultura hip hop do Brasil dos anos 1980 é uma influência marcante em suas obras. 

Eles realizaram inúmeras exposições em museus e galerias ao redor do mundo, em países como Cuba, Chile, Estados Unidos, Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Lituânia e Japão. Entre os pontos altos de seu percurso artístico, está a customização do avião da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2018. 

O passeio virtual 

Confira o passo a passo para contemplar a mostra gratuitamente no tour 360º: 

  1. Acesse este link;
  2. Clique no botão “Clique aqui para entrar”; 
  3. Utilize as setas da tela para se movimentar entre as salas e a seta do mouse para movimentar a câmera; 
  4. Clique no botão laranja “i” para encontrar mais informações sobre as obras; 
  5. Clique no botão preto com o símbolo de uma câmera para ver a imagem completa da obra. 

Também é possível visitar a antiga exposição permanente da Pinacoteca do Estado de São Paulo de modo on-line e gratuito. Para mais informações, acesse este link.

Você tem o hábito de ir a museus? Deixe nos comentários o nome de uma exposição da qual você gostou ou de uma que você quer muito ver. 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo