Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » PIBIC: Tudo o que você precisa saber

PIBIC: Tudo o que você precisa saber

Olá pessoal!

O PIBIC é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, ele tem a intenção de apoiar e incentivar a política de iniciação científica criada nas Instituições de Ensino e Pesquisa de todo o Brasil. O programa oferece bolsas para estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. Esse programa é bem interessante, se você faz graduação em alguma Universidade pública ou privada precisa saber mais sobre o PIBIC.

Existe uma quantidade de bolsas destinadas aos alunos, essa cota de bolsas para Iniciação Científica é liberada diretamente às instituições, elas são responsáveis pela seleção dos projetos e também dos pesquisadores que estão interessados em participar do Programa. Depois que o orientador indicar, o estudante passa a ser bolsista e a participar do projeto ativamente.

—> Clique aqui para encontrar bolsas de estudo em faculdades de todo Brasil <—

Esse incentivo é muito interessante e importante para a formação acadêmica do aluno, se você conhece os projetos realizados na sua faculdade e tem o interesse de participar, entre em contato com os orientadores e veja se tem cota disponível e quando abre as vagas. A quantidade de programas de Iniciação Científica, cotas e projetos vai depender da sua faculdade, por isso você precisa ficar atento e conhecer como o projeto funciona na sua faculdade.

Vale lembrar que você só poderá participar de projetos que tem relação com o seu curso, se na sua faculdade não tem projetos de Iniciação Científica na sua área converse com o coordenador. Esses projetos são interessantes e acrescentam muito não só para o aluno, mas também para a Universidade e quem sabe, para a população. Alguns projetos são tão bons e dão certos que acabam sendo inseridos na comunidade.

Por que devo fazer o PIBIC

pibic

O PIBIC é muito bom e interessante para o aluno, ele tem muitos objetivos e vamos mostrar alguns deles aqui. Um dos objetivos é contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestre e doutores, outro objetivo é contribuir para a formação científica de recursos humanos e um outro objetivo é estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos nas atividades.

Objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica:

  • despertar e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;
  • estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação;
  • contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação;
  • proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa;
  • estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
  • ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

O programa é muito interessante e você terá uma grande oportunidade participando do PIBIC. No geral a bolsa tem duração de 12 meses, mas isso vai depender do interesse do aluno e de quando ele começou a trabalhar na pesquisa. Se o bolsista iniciou o projeto depois, o tempo da duração será menor. O valor da bolsa vai depender do estilo da Iniciação Científica, para você conhecer os valores é só procurar no site do PIBIC a Tabela de Valores de Bolsas no País, lá você vai poder verificar o valor de todas as bolsas.

Para participar do projeto é muito simples, você precisa estar curando graduação e ter tempo para dedicar integralmente as atividade de pesquisa. É preciso procurar a área de interesse e um pesquisador que já tenha um projeto ou esteja disposto a integrá-lo na pesquisa e ainda orientar. Essa não é uma tarefa simples, mas você vai conseguir encontrar pesquisadores prontos para te aceitar, até porque muitos professores gostam de fazer pesquisas e participar de projetos como o PIBIC.

Agora que você já sabe bastante sobre esse assunto é só entrar em contato com a sua Universidade e conhecer os projetos de Iniciação Científica que eles oferecem. Pode ter certeza que terá algum na sua área de atuação e vai te interessar.

Se ficou alguma dúvida não deixe de comentar, compartilhe também com seus amigos essas dicas, principalmente os que estão se graduando. Participar de um programa de Iniciação Científica é muito legal e bom para o currículo. Além disso, esse programa tem o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar o ingresso na pós-graduação. A maioria das bolsas se iniciam no mês de agosto, então já marque em sua agenda e aguarde.

Aproveite!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo