Você está aqui:Home » Dicas » Artigos » Pesquisa revela como jovens usam a internet na busca por universidades

Pesquisa revela como jovens usam a internet na busca por universidades

Olá!

A “vida online” das pessoas já é uma realidade irrefutável. É um movimento que cresce cada vez mais, muda constantemente e acaba influenciando no modo como pensam, agem e se comunicam.

Ferramentas digitais se tornaram essenciais para a geração mais jovem, até mesmo em se tratando de educação, já que muitos usam a internet para pesquisar universidades e cursos para estudar.

A empresa britânica QS Quacquarelli Symonds, reuniu grandes especialistas em ensino superior e realizou um estudo a fim de analisar como os jovens usam a internet para pesquisar universidades, quais as redes sociais são mais utilizados, quais as informações eles podem encontrar online mais facilmente, como eles preferem se comunicar com representantes de universidades e muito mais.

O relatório, chamado QS Students Online: Global Trends 2015 (QS Estudantes Online: Tendências Globais 2015) foi baseado em uma pesquisa com mais de 5.400 alunos em potencial em todo o mundo que pretendem estudar mestrado ou doutorado.

Pesquisa sobre o uso da internet na busca por universidades

Confira os destaques dessa pesquisa e descobertas importantes relacionadas a estudantes da América Latina:

1- A pesquisa sobre ensino superior é feita geralmente através de vários dispositivos

Um número significativo de pesquisados da América Latina disseram ter usado pelo menos dois tipos de dispositivos para buscar universidades e cursos online. O aparelho mais utilizado foi o notebook, seguido pelo smartphone que foi a resposta mais recorrente entre os estudantes mais jovens.

2- Os ranking de universidades são muito importantes na pesquisa dos estudantes

Diferentes tipos de recursos online são utilizados dentro de uma certa hierarquia de importância. A maioria dos entrevistados classificaram sites oficiais das universidades como “essenciais”, e sites de rankings universitários eram mais classificados como “muito importante”.

Ao mesmo tempo, um número considerável de candidatos da América Latina acha importante levar em consideração os fóruns online e redes sociais, com 13%, considerando as mídias sociais essenciais e 26% muito importante.

3- Os alunos ainda têm dificuldade para obter informações sobre vários aspectos importantes, apesar de um grande número de recursos online

40% dos entrevistados disseram ter tido dificuldade em encontrar informações sobre bolsas de estudo e financiamento, ao passo que 14% identificaram vistos de estudante como uma área problemática.

Os estudantes da América Latina ainda encontraram mais dificuldades em acessar informações sobre inscrições e requisitos de admissão, bem como detalhes sobre a obtenção de vistos.

4- Redes sociais mais usadas

Os entrevistados da América Latina e da África mostraram maior tendência em classificar as redes sociais como uma parte “essencial” da sua busca.

O Facebook ainda é a plataforma mais utilizada, em todos os grupos etários, com 50% dos jovens de 18-21 anos dizendo que confiam na busca de informações sobre a universidade e em se comunicar com as pessoas e instituições sobre os seus estudos através do Facebook, enquanto 46% dos jovens de 22 -25 anos de idade responderam a mesma coisa.

Em uma escala faixa etária, o uso LinkedIn cresce com a idade, enquanto o Twitter, Facebook e YouTube são mais populares entre os jovens.

5- Os modos preferidos de entrar em contato – e ser contactado – com as universidades

Quando se trata de como os jovens preferem ser contactados por representantes da universidade, os estudantes na América Latina preferiram as redes sociais e e-mails.

Conclusão: os recursos online provam que são cada vez mais importantes quando se trata de pesquisar para obter informações sobre o futuro dos estudos no ensino superior

Entre os métodos utilizados pelos alunos, há também sites de listagem de universidades e informações sobre cursos, tais como QSCourses.com. Se você estiver interessado em estudar na Europa, você pode verificar QSCourses.com e encontrar informações sobre seus cursos preferidos em bacharelado, mestrado ou nível de MBA.

Interessante, não é? Você concorda com os resultados?

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo