Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Perfis de concurseiros: conheça os seus concorrentes

Perfis de concurseiros: conheça os seus concorrentes

Olá, leitor!

Conhecer os perfis de concurseiros pode te ajudar muito. Seja para entender melhor sua concorrência ou aprender novas formas de estudar, fazer essa pesquisa pode ser a diferença entre passar ou não naquele concurso tão desejado.

Por isso, reunimos nesse texto todas as informações que precisa sobre os perfis de concurseiros. Dessa forma você vai para a prova mais preparado, pois, sabe com quem está competindo.

Essa não é a única vantagem de ficar de olho na concorrência. Quando você conhece os perfis dos concurseiros, também consegue muitas dicas para estudar e outras formas de se preparar.

Quer ficar por dentro de sites para estudar de graça para os concursos públicos?

A seguir, encontre os perfis mais comuns das pessoas que prestam concursos. Confira!

Perfis de concurseiros: conheça a concorrência

Perfis_de_concurseiros

Entenda melhor os perfis das pessoas que prestam concurso público.

Para entender melhor os perfis dos concurseiros, precisamos pensar em seus objetivos. O que leva uma pessoa a prestar um concurso público?

As respostas mais frequentes para essa pergunta são estabilidade e bons salários. O emprego público garante uma segurança única para o empregado, e os benefícios são muitos.

Sabemos, então, que o concurseiro padrão é uma pessoa que se preocupa com o seu futuro. Dessa forma, você pode esperar concorrentes que estudam muito e se preparam com simulados. Mas você não deve se desesperar por isso. Basta que você também tome precauções e se prepare corretamente.

Para isso, você pode encontrar muitos conteúdos úteis no Canal do Ensino. Experimente ler esse artigo sobre como estudar de maneira efetiva. Outra leitura interessante é o nosso guia para encontrar simulados.

Usando essas e outras estratégias você garante que está se equiparando a concorrência. Mas continuando no assunto dos perfis dos concurseiros, vamos analisar as características do perfil mais importante de todos: o dos aprovados.

+ Comece a estudar de graça para concurso público

Conheça características dos perfis dos concurseiros mais aprovados

Entender o perfil dos que já foram aprovados pode te ajudar muito a passar também.

Segundo os especialistas no assunto, os concurseiros aprovados sempre apresentam algumas características em comum. E a inteligência, por incrível que pareça, não é o fator principal. O preparo e trabalho duro acabam tendo mais destaque na rotina daqueles que conseguiram alcançar o tão almejado emprego público.

A seguir, vamos revisar as características que os concurseiros aprovados têm em comum:

Planejamento e objetivos claros

Para alcançar o sucesso, em qualquer área, o primeiro passo é fazer um bom planejamento. Os perfis de concurseiros aprovados, normalmente, dividem essa característica: o plano de carreira e de estudos.

Definir qual a carreira que você almeja e traçar passos para chegar onde você quer é fundamental. Quando você foca em uma vaga em específico, consegue estudar para as disciplinas que serão pedidas na prova, exclusivamente.

Para fazer isso, é necessário pesquisar vagas compatíveis com o plano de carreira. No edital, você encontrará quais serão as disciplinas exigidas. Também é interessante pesquisar sobre as provas anteriores para essa vaga. Se possível, converse também com pessoas que já tentaram concursos para vagas semelhantes. A experiência que elas tiveram é valiosa para o seu planejamento.

Estudo e preparo

A situação mais rara de se encontrar são pessoas que passaram no concurso público sem estudar. Normalmente, a taxa de acerto dos aprovados fica acima dos 80%. Por isso, assim que souber qual vaga irá tentar e tiver acesso ao edital, comece o preparo.

É importantíssimo manter o foco nas matérias que serão pedidas. Outra dica importante é separar um horário do dia exclusivamente para estudar e manter a disciplina.

Evite a prática de estudar na noite anterior à prova. Ir preparado é importante, mas estar descansado e bem alimentado também.

Perseverança

Se não conseguir da primeira vez, não desista! A grande maioria dos concurseiros aprovados reportam que precisaram tentar várias vezes.

As dificuldades serão muitas, e você encontrará matérias difíceis, simulados complicados e provas piores ainda pela frente. O importante é nunca perder o foco e a disciplina.

Quando você traça um objetivo e se atém às suas metas, certamente conseguirá o que procura. Os perfis dos concurseiros aprovados não mentem: quem desiste fácil não chega a lugar nenhum.

Apoio na preparação

Outro ponto em comum nos perfis dos concurseiros aprovados é o uso de muito material de apoio e ajuda de terceiros. Quando você não tem apoio, se desencoraja mais rápido. É claro, existem os raros casos de autodidatas, mas de forma geral, é difícil manter a disciplina quando você estuda sozinho.

Às vezes, apenas contar com o apoio dos familiares já é um grande passo. Isso, aliado a todo o material de estudo que pode encontrar na internet, compões fatores essenciais para se dar bem nessa empreitada.

Simulados e exercícios

Inúmeras pesquisas sobre aprendizado e inteligência comprovam que a grande maioria das pessoas aprende melhor na prática. Quando fazemos exercícios, trazemos a teoria do conteúdo estudado para uma aplicação no cotidiano. Isso ajuda a criar ligações entre nossas experiências e o conteúdo, o que fixa o assunto muito melhor.

Analisando os perfis de concurseiros aprovados, fica claro que aqueles que estudam através de exercícios se dão muito melhor do que os que preferem métodos decorativos. Por isso, pesquise por simulados específicos para a sua vaga e faça bastante exercícios antes da prova.

O perfil da banca examinadora também é importantíssimo

Já que estamos falando dos perfis dos concurseiros, vale mencionar que a maioria dos aprovados já chegam na prova com um bom conhecimento da banca examinadora.

Você pode encontrar informações sobre isso no edital. Algumas das principais bancas dos concursos públicos são a Fundação Carlos Chagas, Cesgranrio, Cespe, FGV, Vunesp e Esaf. E cada uma delas terá o seu próprio estilo para examinar a prova.

Enquanto umas preferem respostas mais longas e elaboradas, como a Cespe, outras como a Fundação Carlos Chagas, preferem candidatos que focam na objetividade. Portanto, verifique qual será a banca examinadora e faça uma pesquisa sobre a instituição na internet previamente.

Os candidatos aprovados têm também a capacidade de organização em comum. Incluir os estudos na rotina diária é essencial. Quando estudar se torna um hábito, é mais fácil dar conta de todas as disciplinas que serão cobradas. Além disso, é necessário organização para planejar os conteúdos a serem vistos de forma que avance progressivamente.

Imagine se na escola, os professores tivessem tentado te ensinar frações antes que você aprendesse a dividir. Não ia dar certo. Nos perfis dos concurseiros aprovados, podemos observar uma grande capacidade de organização e planejamento dos conteúdos.

Local de estudo apropriado

Outra característica em comum que deve ser destacada entre os perfis dos concurseiros de sucesso é que todos separam um local especial para estudar. O ambiente adequado é livre de distrações, para que se possa aproveitar melhor o tempo. Alguns concurseiros, inclusive, relatam desligar o celular na hora de estudar.

O preparo do local ideal depende muito do seu estilo de estudo. A música, por exemplo, ajuda algumas pessoas e distrai outras. O ideal é encontrar aquilo que funciona melhor para você. Mas procure separar um local e horário apenas para estudar.

De olho nas redes sociais

Ficar atento também aos perfis de concurseiros na redes sociais pode te trazer mais informações.

Existem muitos concurseiros que postam frequentemente nas redes sociais sobre suas rotinas e hábitos de estudo. Principalmente, esses perfis costumam a fazer comentários sobre suas experiências com provas. Então, é importantíssimo ficar de olho.

Os perfis, bastante populares no Instagram, contam com dicas e motivação para continuar. Você pode encontrar experiências muito valiosas nesses perfis, ou até mesmo uma palavra de conforto. Dividir as dificuldades com alguém que está passando pelo mesmo que você, afinal, pode ajudar a acalmar a ansiedade e frustração da preparação.

Fazer perguntas em grupos do Facebook

No Facebook, você encontra grupos que reúnem concurseiros do país inteiro. Essa é uma ferramenta valiosíssima, e não apenas para trocar figurinhas sobre o estudo.

Pessoas que já prestaram outros concursos, podem ser uma fonte inestimável de informação. Elas possuem experiência no tipo de questão que você pode esperar, no nível de dificuldade das provas, no ambiente. São muitas coisas que você pode perguntar sobre as provas que elas já fizeram para se preparar melhor. Falar com professores especializados em concursos, que normalmente também fazem parte desses grupos, é outra ótima ideia.

Conclusão

Para passar em um concurso público, é preciso muito mais do que se inscrever. É necessário dedicação e disciplina, mas principalmente, buscar informação. A qualidade das suas sessões de estudo dependerá apenas de você. Além disso, estar preparado não significa apenas rever as matérias.

Agora que você conhece os perfis de concurseiros que são mais aprovados, adote esses hábitos e vá para a prova muito mais preparado!

Se você quer ainda mais dicas para chegar nesse momento tão importante com tudo planejado, dê uma olhada nesses outros conteúdos do portal:

Ficou com alguma dúvida? É só deixar um comentário no final da página. Você é concurseiro? Conte-nos qual é o seu perfil!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo