Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » PDF para download sobre a história do cinema mundial

PDF para download sobre a história do cinema mundial

Olá,

A História do Cinema Mundial é uma produção nacional altamente original e completa, que traz uma abordagem horizontal e crítica da história do cinema considerando todas as suas complexidades e particularidades.

Conheça a história do cinema mundial

O cinema nasceu em um emaranhado de várias inovações e comunicações culturais, que vão desde o desenvolvimento e domínio da fotografia até a síntese de movimento, utilizando a persistência de visão, através dos jogos ópticos. Mesmo desde  dos jogos ópticos, pode-se citar o thaumatrópio (inventado por William Fitton entre 1820 e 1825), o Fenacistoscópio (criado por Joseph-Antoine Plateau), o Zootropo (desenvolvido por Will Geoge Horner em 1834) e o Praxinoscópio, inventado em 1877, aprimorado em 1888 por Emile Reynaud e utilizado como equipamento de projeção de imagens do Musée Grévin durante 10 anos. Todas essas invenções são percursoras importantíssimas que originaram e por onde o cinema se desenvolveu até os complexos jogos de imagens da atualidade.

Nem sempre Hollywood dominou a sétima arte. Existiam diversos outros lugares que investiam nas produções cinematográficas e contribuíram significativamente para o seu desenvolvimento, como a França, a Alemanha, a Espanha e a Rússia, com o domínio cinematográfico da Itália e França. A ascensão de Hollywood se deu com a Primeira Gerra Mundial, que maculou a economia de diversos países. Na Itália, em 1928 foi filmado um dos que foram considerados os melhores filmes de todos os tempos, o “Le Passion de Jeanne D’arc“, do dinamarquês Carl Theodor Dreyer, que atribuiu a sua obra o diferencial da valorização às expressões faciais.

Na ocasião do desenvolvimento de Hollywood, foram fundados os mais importantes estúdios de cinema que ainda imperam na atualidade: Fox, Universal e Paramount, que eram dirigidos por judeus (Daryl Zanuck, Samuel Bronston, Samuel Goldwyn, etc.) que viam no cinema uma oportunidade de prosperidade econômica. Nessa ascenção, desenvolveram rivalidades e parcerias (a exemplo da Metro Goldwyn Meyer e da 20th Century Fox) e criaram o “star system” que é o sistema de promoção de estrelas do cinema, formadoras de opiniões públicas e tendências e, com elas, as ideologias e pensamentos hollywoodianos. 

Como analisar a História do Cinema Mundial

A história do cinema mundial sempre esteve atrelada a uma série de fatores que devem ser analisados em sua complexidade, sendo difícil defini-los em fases ou etapas da história do cinema no mundo. Alguns dos fatores que devem ser analisados no desenvolvimento da história do cinema são as formações sociais e culturais e o desenvolvimento tecnológico como forma de expressar essas formações e perspectivas. Questões ligadas à Guerra também foram cruciais para o desenvolvimento de companhias e ideologias no cinema, assim como também, deve-se pensar questões ligadas à conservação dos primeiros trabalhos cinematográficos. 

Como aprender sobre cinema

Devido a essa imensa complexidade, o estudo sobre o cinema sempre deve ser um estudo aberto a todas as influências que moldam a sétima arte e nunca conduzido em um único viés. Devem-se considerar os aspectos culturais e sociológicos, em suas ideologias, filosofias e todas as outras questões que a envolvem. 

Quais são os principais temas do PDF

Alguns dos principais temas abordados nesse livro original são:

  • O cinema das origens,
  • O cinema clássico,
  • O diálogo criativo
  • Do cinema com o Construtivismo, o Expressionismo, o Surrealismo, Impressionismo, Realismo, etc.
  • A chegada da modernidade, os novos cinemas,
  • O retorno de Hollywood, os grandes autores e as grandes personalidades da história do cinema
  • Dentre outros.

Baixe grátis o livro sobre a história do cinema mundial! (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado 11/08/2017)

Até logo!

comentários (1)

  • Regina

    Boa tarde. Pela segunda vez pergunto por que oferecem livros para baixar e para tanto tenho que baixar um browser que não necessito tampouco conheço. Indicava o canal do ensino para colegas e alunos, mas isso complica as coisas. Obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo