Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Passos essenciais para conseguir uma bolsa de estudos de intercâmbio

Passos essenciais para conseguir uma bolsa de estudos de intercâmbio

Olá, leitor!

A internet abriu espaço para você conhecer o mundo, a cultura de outros países, tornar-se globalizado conectando-se à rede de informações. Porém, se você pretende aprofundar seus estudos estando em outros países, saiba que não é barato.

Austrália, Estados Unidos e o Reino Unido estão entre os destinos mais caros.  Já os mais baratos são: Taiwan, Espanha e Alemanha. A saída então é conseguir uma bolsa de estudos para intercâmbio. Saiba mais!

Como conseguir uma bolsa de estudos de intercâmbio?

bolsa_de_estudo_para_intercambio_no_canada

Se você quiser viajar para estudar em outros países, se não tiver uma renda alta, precisa conquistar uma bolsa que custeie total ou parcialmente seu curso.

Os valores dependem de qual país pretende estudar e do curso que pretende fazer. Como foi dito anteriormente Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, são as regiões mais caras. O curso de Medicina é o mais caro, em grande parte dos países. Antes de tentar dar esse passo siga os seguintes direcionamentos:

1 – Faça uma reflexão sobre suas reais possibilidades:

  • Se consegue arcar com parte dos custos ou precisará que seja totalmente custeado.
  • Defina qual curso quer fazer, analise as informações que listaremos aqui.
  • Planeje sua trajetória, os caminhos que deve seguir.
  • Consulte professores, colegas que já fizeram intercâmbio, se cerque de informações para escolher as opções mais acertadas.

Analisados esses itens, estará mais seguro para tomar suas decisões e seguir adiante. Ao verificar os cursos oferecidos como bolsa, não se esqueça de constatar se custos adicionais com hospedagem e passagens, estão inclusos ou precisam ser pagos à parte.

Em muitos casos, você poderá trabalhar enquanto estiver morando no país. Estude as normas e os editais antes de se inscrever.

2 – Requisitos necessários para tentar uma bolsa de estudos no exterior:

Os pré-requisitos geralmente são:

  • Um currículo exemplar, onde notas excelentes contam muito, porém sua vida acadêmica, participando de pesquisas, feiras, convenções, voluntariado, poderão contar até mais.
  • Provavelmente pedirão cartas de recomendação de pessoas respeitadas em sua instituição de ensino (reference letter) e fará uma redação onde falará sobre você (personal statement). 
  • Apresentar certificação de domínio do idioma do país em que pretende estudar.
  • Fará provas para mostrar que está no nível de conhecimento do curso que pretende fazer.

Mas esses passos serão dados depois. Primeiro deverá fazer sua escolha. Pesquisando o curso, os locais que oferecem bolsa e a data de inscrição. Depois desse passo poderá se preparar e ir atrás dessa documentação. A seguir, veja alguns sites onde poderá encontrar informações.

Leia mais sobre como se preparar para bolsas de estudos aqui no Canal do Ensino.

Lista de sites onde conseguir bolsas de intercâmbio:

AFS BRASIL – AFS

AFS é uma organização internacional não governamental, que favorece o envolvimento voluntariado entre os participantes promovendo assim um incentivo maior para quem pretende fazer intercâmbio.

Por meio de vários programas existem muitas possibilidades de participar não só para fazer intercâmbio em outro país, mas também para receber um hóspede intercambista, ser voluntário em ações promovidas pela AFS e estágio.

Dentre os países envolvidos estão: Costa Rica, Dinamarca, Itália, Rússia entre outros.

Em relação às bolsas de intercâmbio, patrocinadores corporativos e doadores individuais ajudam a financiar parcial ou integralmente. Atualmente estão com programas de bolsas nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Verifique se o processo está encerrado, caso esteja, entre em contato com o AFS e fique atento às próximas chamadas.

LoveUK Brasil – LoveUK

Uma inciativa do Global Institute para promover a cultura britânica no Brasil. Oferecem assessoria em sua busca de bolsas de estudos de graduação, pós-graduação, inglês, curso de férias, sem nenhum custo para o estudante.

Representa mais de 30 Universidades no Reino Unido, País de Gales, Irlanda do Norte, Inglaterra e Escócia.

Seu objetivo é orientar o aluno a encontrar o curso mais adequado às suas ambições acadêmicas e profissionais e todos os pré-requisitos para conquistar uma bolsa.

Na página, na seção “Eventos” localizará encontros agendados com especialistas para escrever sua personal statement, webinars, dicas de como se destacar nas inscrições e diversas informações relevantes para quem almeja estudar fora. Consulte também o blog e veja se há bolsas disponíveis.

Santander Universidades – Santander

Uma rede de relacionamento entre universitários, parceira de 400 instituições de ensino do Brasil e exterior, públicas e privadas, oferecendo apoio acadêmico e bolsas de estudo por meio de programas de intercâmbio.

Dentre os países parceiros estão: Estados Unidos, México, Porto Rico, Colômbia, Chile, Uruguai, Argentina, Rússia, China, Singapura, Reino Unido, Polônia, Bélgica, Alemanha, Espanha, Portugal, Gana, Qatar e Emirados Árabes.

As bolsas internacionais geralmente oferecidas são:

  1. Santander Mundi: bolsas de até 1 semestre a estudantes de graduação e pós, em países onde tem Santander. O interessado deve verificar se sua universidade está participando e preencher o formulário de inscrição disponível na página.
  2. Top España: o programa é para auxiliar 100 bolsistas a aprimorarem seus conhecimentos sobre o idioma e a cultura espanhola em um curso de 3 semanas com tudo pago na Universidad de Salamanca – uma das instituições mais tradicionais da Europa. Sua universidade deve estar participando para que seu formulário seja considerado.
  3. Ibero-americanas: bolsa-auxílio de 1 semestre para promover o intercâmbio entre universidades de 9 países da região ibero-americana: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai. A bolsa é para cobrir custos de passagens, hospedagens e alimentação. Deve verificar se sua universidade é participante.

Knight Hennessy Standford – Standford

Para conseguir uma bolsa integral da Universidade Standford, precisa ser um excelente aluno, ser pensador independente e líder, para concorrer a uma das 100 bolsas anuais.

Precisa ter diploma de bacharel. O financiamento cobre todas as despesas como mensalidades, programas de pós-graduação, despesas acadêmicas relacionadas e apoio financeiro adicional.

O processo de inscrição envolve duas aplicações:

  • o programa Knight-Hennessy Scholars – onde realiza algumas etapas (tudo em inglês):
  1. Inscrição online;
  2. Transcrição (do seu desempenho acadêmico) seguindo o modelo dado;
  3. Pontuação de testes padronizados para admissão;
  4. Currículo de uma página;
  5. Duas cartas de recomendação;
  6. Ensaios;
  7. Duas respostas curtas para perguntas selecionadas pelo site;
  8. Um vídeo com sua história;
  9. Avaliação pessoal.
  • Programa de pós-graduação: deve ser feita separadamente uma inscrição para um programa específico de pós-graduação da Stanford que deseja seguir. Deve ficar atento aos prazos e ter todo material pronto.

Capes Bolsas Internacionais – Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) possui programas e ações que concedem auxílio e bolsas de estudo, podendo ser individuais, em projetos de conjunto de pesquisas ou em parceria com universidades. O aluno interessado deverá seguir:

Processo de seleção:

  • Candidatura:  a Capes de mãos dos documentos necessários, verifica a situação do candidato e concede oferece carta de concessão ao selecionado. Posteriormente é firmado um termo de compromisso onde o candidato se compromete a cumprir as condições.
  • Acompanhamento: durante a vigência da bolsa do Capes de todo o processo, os candidatos serão monitorados pela Coordenação Geral de Programas – CGP ou pela Coordenação Geral de Bolsa de Projetos – CGBP, conforme carta de concessão.
  • Encerramento: nesse processo final ocorre a verificação dos compromissos assumidos pelos bolsistas e seu monitoramento até o final deste período.

Modalidades:

 As bolsas poderão ser conseguidas em diferentes modalidades:

  • Graduação Plena: Programas por destino: Espanha, Multinacional.
  • Graduação sanduíche -Parte no exterior e parte no Brasil: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Haiti, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Multinacional.
  • Capacitação: Estados Unidos e reino Unido.
  • Mestrado Sanduíche: Alemanha, Reino Unido, Argentina, Uruguai e Multinacional.
  • Mestrado Profissional: Estados Unidos e Multinacional.
  • Mestrado Pleno: Uruguai e Multinacional
  • Doutorado Sanduíche: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Países Baixos, Israel, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia, Uruguai e Multinacional.
  • Doutorado Pleno: Alemanha, México, Reino Unido, Uruguai e Multinacional.

Existem ainda ofertas nas modalidades: Estágio Pós-Doutoral ou Sênior, Professor visitante no exterior ou do exterior, cátedra, Escola de Altos Estudos e Programas Especiais DRI.

Partiu Intercâmbio – Partiu

Site criado pela jornalista Bruna Amaral que usa sua experiência com intercâmbios (fez 9, destes, 7 foram feitos com bolsa) para ajudar brasileiros que querem estudar em outros países. Informa onde está oferecendo bolsa, em qual prazo e como fazer para se inscrever.

Se você não encontrou em nenhuma das opções anteriores uma bolsa que seja adequada a sua realidade, ou as suas pretensões, essa página procura manter-se atualizada sobre tudo relacionado a intercâmbio. Uma boa dica para você que quer ter várias opções.

Estes são os passos que você deverá seguir para conquistar uma bolsa de estudos de intercâmbio. Nós do Canal do Ensino torcemos para que consiga realizar seu sonho de estudar em outro país.

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo