Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Passo a passo para você seguir e aprender italiano com música

Passo a passo para você seguir e aprender italiano com música

Olá, leitor!

Aprender italiano pode ser ainda mais divertido quando você está ouvindo suas músicas favoritas e ainda praticando o idioma.

Já pensou poder aprender italiano em qualquer lugar e até mesmo no conforto de sua casa? Seja em uma viagem, a caminho da escola ou do trabalho, em um momento de lazer ou até mesmo antes de dormir. Você poderá criar o seu próprio cronograma, escolher as melhores músicas e criar seu planejamento para estudar italiano.

Mas será que é possível aprender italiano com música? Qual a primeira coisa a fazer? Existem ferramentas próprias para te ajudar? É exatamente sobre isso que iremos falar nesse artigo. Você conhecerá um passo a passo completo que irá te ajudar muito a avançar no idioma e falar como um nativo. Confira!

É possível aprender italiano com música?

aprender_italiano_com_mUsica_

Como sabemos uma das técnicas para praticar o que se aprende em teoria nas escolas de idiomas é ouvir muita música. As músicas trazem uma riqueza cultural imensa, gírias e expressões que são importantes para o desenvolvimento do aluno.

Além disso, ouvir música facilita muito mais a memorização de palavras e acaba se tornando uma tarefa menos cansativa e monótona. Outra vantagem que as músicas trazem é melhorar a audição do aluno e consequentemente a pronúncia.

A música faz parte da vida de todos e se conecta facilmente com diferentes culturas, podendo ajudar o aluno a ultrapassar muitas barreiras que ele pode encontrar dentro da sala de aula. Isso pode prepará-lo para iniciar uma conversação e até mesmo a escrever melhor no novo idioma.

Contudo, é preciso passar por uma seleção rigorosa de músicas para que não aconteça de escolher uma música com muitas gírias e letras com uma construção gramatical errada. Isso poderá prejudicar o seu vocabulário e diminuir o potencial de aprendizado.

Confira abaixo o que a música pode agregar para o seu aprendizado do italiano:

  • Desenvolve a habilidade de ouvir mais rápido;
  • Desenvolve a habilidade da pronúncia correta;
  • Ajuda a aumentar o vocabulário;
  • Ajuda a desenvolver a leitura do italiano;
  • Ajuda a desenvolver sua capacidade de tradução e interpretação de texto;
  • Ajuda a expandir seu conhecimento sobre os costumes e tradições do país;
  • Diminui seu sotaque e você aprenderá a falar italiano como um nativo.

>>> Descubra os métodos utilizados pelos poliglotas para falar Italiano em tempo recorde.

Porém, para que você possa usufruir de todos esses benefícios e muito mais, é preciso seguir esse breve passo a passo que iremos te apresentar agora. Confira com atenção!

8 passos para aprender italiano com música

1 – Escolha as melhores músicas

Como já mencionamos, essa é a etapa mais importante desse processo de aprender italiano sozinho, afinal é aqui que você irá escolher as melhores músicas que irão agregar realmente valor ao seu aprendizado.

Uma dica é escolher um cantor que tenha boa dicção e que você consiga ouvir perfeitamente a letra da música. Estilos musicais mais suaves também são indicados como o pop romântico. Para te ajudar a escolher as melhores músicas, fizemos uma seleção para dar início ao seu planejamento:

2 – Tenha a letra das músicas

O ideal seria você baixar todas as letras no computador e criar pastas. Dessa forma, você consegue acompanhar a música e a letra simultaneamente. Alguns dos maiores sites de letras como: Letras.mus.br, Vagalume e Musixmatch são ferramentas fáceis e que disponibilizam uma imensidade de letras de qualquer gênero musical.

Basta escolher sua música favorita e procurar o nome em algum desses sites. Isso facilitará muito seu processo de aprender italiano com música.

3 – Tenha dicionários em mãos

Os dicionários são ferramentas super importantes nessa etapa de aprendizado, pois surgirão inúmeras dúvidas e talvez a letra da música não esteja traduzida de forma precisa. Vale a pena confirmar suas dúvidas em um bom dicionário.

Hoje a internet facilitou muito a vida de quem quer aprender italiano online, então você pode pesquisar em qualquer desses dicionários online:

4 – Ouça a música com a letra

Agora sim com tudo o que você precisa em mãos é hora de começar a estudar. Ouça com atenção a música e visualize a letra para tentar identificar cada palavra cantada. Se você tentar ouvir a música sem a letra, provavelmente tentará deduzir o que o cantor está cantando. Isso poderá te confundir quando for começar a cantar a música.

Tente não cantar ainda nesse primeiro processo, pois você deixará de prestar atenção na pronúncia e na letra, o que será prejudicial para seu aprendizado. Essa etapa irá treinar bem o seu ouvido e te ajudará muito a reconhecer as palavras quando ouvir outra música.

5 – Construção frasal

Quando ouvimos músicas nem paramos para prestar atenção nas regras e estruturas das frases, não é mesmo? Mas para aprender italiano com música, você precisará fazer essa reflexão.

Selecione frase por frase e em algum documento de edição de texto, como por exemplo o Word do Windows, você pode começar a estudar cada uma das frases.

Tente identificar o verbo da frase e tente entender como essa frase foi construída. Faça isso com a letra inteira, após finalizar você já pode cantar a música com a letra e você já estará compreendendo melhor o que a música está dizendo.

6 – Hora da memorização

Depois que você já conheceu a construção das frases, já verificou o significado das palavras e já aprendeu a cantar a música com a letra, é hora de memorizar as frases.

Tente cantar as músicas sem a ajuda da letra. Enquanto você ainda tiver dúvidas, pode consultar a letra e o dicionário sem problemas, mas é interessante ir se desvinculando da ajuda da letra para que você consiga memorizar o que aprendeu até agora.

Todo esse processo de estudo precisa ser aplicado em cada música, é um processo longo, mas que realmente funciona. Ao final desse processo, você será capaz de reconhecer palavras, pronunciar melhor, ouvir melhor as pronúncias e de cantar sozinho sem a letra.

7 – Pratique em sites específicos

Já ouviu falar de sites especializados em ensinar idiomas por meio de música? A maioria desses sites trazem exercícios práticos pra você treinar após ouvir suas músicas favoritas.

Você ainda pode selecionar o nível de dificuldade para ir avançando conforme o seu desempenho.

Um dos melhores exercícios para praticar é ouvir um trecho da música e tentar escrever o que você entendeu. Depois, com a letra em mãos tente comparar se você acertou. Separamos alguns sites para treinar seu ouvido, veja:

8 – Escolha músicas novas

Tente não escolher muitas músicas para começar a estudar italiano, pois isso pode te confundir, sem contar que cada cantor tem um modo de pronunciar. Então, o interessante é você escolher um cantor e praticar somente com ele.

Depois que você já estiver engajado com o processo de aprender italiano com música, aí sim pode partir para outras músicas e criar sua própria playlist de aprendizado.

Ouvir músicas é uma tarefa prazerosa que possibilitará que você aprenda italiano mais rápido do que só compreender o idioma por teorias. Quando você já estiver com um certo domínio do idioma, tente ouvir estações de rádio em italiano.

Com isso, você ficará por dentro de muitas notícias que estão acontecendo em tempo real e ainda conhecerá mais artistas que estão fazendo sucesso na Itália.

Aprender italiano com música ativa partes do cérebro que são responsáveis pela atenção, concentração, raciocínio e memorização. Exatamente por isso que é um treinamento que gera resultados satisfatórios.

Quando estamos em processo de aprendizado de uma nova língua, geralmente temos dificuldades em lembrar de algumas palavras ou regras gramaticais. A música torna isso muito mais fácil, além de trabalhar simultaneamente sua pronúncia.

Esperamos ter te ajudado com esse passo a passo completo para aprender italiano com música. Não esqueça de compartilhar para ajudar também outras pessoas.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo