Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Passo a passo para ser um concurseiro iniciante de sucesso

Passo a passo para ser um concurseiro iniciante de sucesso

Olá,

Muitas pessoas foram criadas com a ideia de que o concurso público é a melhor opção. Por isso, muitos jovens investem muitas horas nesta ideologia e alguns assumem como profissão: Concurseiro. Mas, o que é ser de fato um concurseiro iniciante?

Para aqueles que pretende ser funcionários públicos, é imprescindível entender que precisam estudar. Primeiro escolha uma área ou cargo que goste, alguns concursos possuem a prova prática e a de títulos. Você obterá melhores resultados preparando-se para elas.

Ao se inscrever para o primeiro concurso público, pode ouvir as seguintes frases: “É muito difícil passar num concurso, você não vai conseguir.” ou “Para que estudar tanto, se somente dois ou três obterão o cargo?” ou “Muitos começam a estudar, mas como é difícil passar nas provas desistem”.

Muitas vezes diante da pressão, da ansiedade a mente bloqueia todos os conteúdos, surge então o famoso “branco”. E se não passar no primeiro concurso, perceba que aquelas que te desanimaram, sorriem quando você diz o resultado.

Então, o que deve fazer? A resposta é simples, mude o seu pensamento e comece uma nova rotina de estudos. Veja algumas dicas de como conseguir passar em concursos. E alcançar a sua tão sonhada colocação.

Concurseiro iniciante

concurseiro_iniciante_de_sucesso

 

Como todo concurseiro iniciante, você pode ter dificuldade no começo. O concurso público é uma prova de seleção. Logo, se desesperar, ou entrar em pânico ou reclamar da vida não adianta. E se for reprovado no primeiro concurso, tome-o como exemplo e continue estudando. A cada prova perceberá que o resultado será melhor.

O fato é que o estudo, atrelado a experiência em realizar a prova, resulta em melhores notas. É necessário se planejar. Verifique o ramo que você mais gosta e o cargo condizente com o seu grau de instrução. Uma dica é procurar algo que realmente faça sentido. Se é graduado, mas está inseguro inicie realizando uma prova de ensino médio.

Essa estratégia aumentará sua confiança, oportunizando maiores chances de êxito. Leia atentamente o edital do concurso. Foco no conteúdo programático, faça uma revisão do que sabe. Faça apontamento do que não se recorda e faça um planejamento de estudo.

Caso não encontre nem um concurso interessante aberto, pesquise e faça uma previsão dos que irão abrir com base na vigência de cada concurso. A maioria é de dois anos podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Então, fique atento:

  • Escolha um concurso, ou pelo menos a área (educação, fiscal, tributária, segurança, entre outras);
  • Pesquise o edital do concurso e se há provas anteriores deste mesmo órgão. Pois, cada órgão possui suas peculiaridades. Como por exemplo: A prova de professor do Estado da Bahia é diferente da de São Paulo;
  • Leia atentamente o edital. Nele estão presentes todos os requisitos para o cargo, como serão as provas e o conteúdo programático;
  • Atenção as datas, se é necessário enviar algum documento. Como certidão de antecedentes criminais ou certidão de tempo de serviço. Títulos: certificados ou diplomas.

Como iniciar os estudos para concursos públicos:

Pense em todos os facilitadores e dificuldades do seu dia a dia. Você precisará de tempo e um local para estudar. Converse com seus familiares e comunique que irá precisar estudar.

Organize o espaço, como por exemplo: se escolher seu quarto, coloque uma placa sinalizando que está estudando. As pessoas antes de entrar, irão ler e muitas vezes não te incomodarão.

Desligue o celular, infelizmente o WhatsApp, o Facebook e todas as redes sociais atrapalham e roubam o nosso precioso tempo. Então, o melhor é desligar, assim não ficará tentado ler essa ou aquela notificação.

Evite interrupções externas, como um rádio ou a televisão. Elas atrapalham a sua concentração e com isso a memorização. Você deve estar num ambiente calmo e organizado para melhorar a sua produtividade.

+ Comece a estudar de graça para concurso público

A palavra chave para concurseiro iniciante é organização

Organize a sua mesa, ordene seus livros e apostilas. Reserve um caderno novo para as suas anotações, assim saberá onde elas estão quando precisar revê-las.

Organize sua agenda, com os horários e assuntos. Revise o que já sabe. Inicie pelos básicos e aumente a complexidade. Estabeleça pequenas metas, como por exemplo: gramática, inicie com a análise sintática depois vá para a morfológica.

Organize o seu material “web” de estudo, ficará mais fácil se criar uma pasta para cada disciplina. Bem como, uma para provas e gabaritos. Você poderá criar subpastas com os órgãos mantenedores.

A organização gera benefícios como:

  • elimina a perda de tempo (procurar um texto que já possui e não sabe onde colocou);
  • aumenta a concentração e o foco de cada disciplina (você determina o início e cada objetivo de estudo para aquele dia);
  • cria hábitos saudáveis para a sua vida diária (aprende organizar documentos em pastas, que facilita encontra-los quando necessários).

Personalidade do concurseiro iniciante

Todos os seres humanos são pautados de características próprias. Alguns afirmam que possuem maior facilidade para ler, outros escrever, outros contar e assim sucessivamente. Estas habilidades se destacam desde a infância.

Você se recorda da matéria que tinha dificuldade de aprendizagem? E como fazia para estudar?

Então, pode usar a mesma estratégia. Terá que se dedicar mais aquelas disciplinas ou matérias com maior dificuldade.

Releia o edital e veja se há alguma disciplina que possui uma pontuação maior. Invista nestas disciplinas com maior pontuação. Lembrando que você não pode zerar em nenhuma disciplina. Portanto, terá que possuir o conhecimento mínimo de cada assunto.

Recordando que se organizar os conteúdos de forma clara, potencializar os assuntos que não se recorda; dar atenção aqueles que possui maior peso você terá maiores chances de sucesso.

Recordar sempre

Quando falamos de estudar os conteúdos; organiza-los; iniciar pelos que tem domínio; criar metas de curto prazo para a melhor visualização; criar um caderno de anotações; buscar somente os assuntos interessantes para aquele edital. Estamos criando estratégias de estudo, mas é necessário deixar um dia para a revisão dos conteúdos.

Suponhamos que você estude duas horas por dia, de segunda a sexta-feira. Separe pelo menos duas horas para a revisão semanal. Faça um fichamento dos assuntos que estudou naquela semana. Isso te ajudará nos dias que antecede a prova. Pois poderá somente rever estes fichamentos e se recordar do todo, sem perder tanto tempo.

Outra dica importante é realizar as provas anteriores. E verificar os acertos e erros. Analisar o que errou; faça as seguintes perguntas: “Eu não sabia?” ou “Não tive a atenção necessária ao ler esta questão?”. Esta estratégia te ajudará a retomar os conteúdos que ainda tem dúvida ou não se recorda.

O que fazer quando bater o desânimo?

Muitas vezes, iniciamos uma atividade empolgados. Com o passar do tempo, aparecem as dificuldades. Um dia, a dor de cabeça ou um resfriado. Outro dia é o amigo ou namorado te chama para sair. Outro uma data especial que comemora. A vida social muitas vezes te tira do foco.

O importante é tentar cumprir suas metas da melhor forma possível. Se hoje você não conseguir estudar por algum motivo. Observe sua agenda, redistribua os assuntos, tente estudar uma hora a mais nos outros dias.

A redistribuição de tarefas auxilia a não procrastinar, ou seja, deixa para depois. O ser humano possui esta tendência, então cuidado. Se o evento é sexta-feira, reorganize sua agenda a partir da segunda-feira, antecipando os conteúdos a serem estudados. Se for algo inesperado, procure reorganiza-los nos dias subsequentes.

Tenha em mente sempre quais são as suas metas e objetivos. Porque você quer este cargo? Porque você quer ser um funcionário público? Ao conseguir quais serão seus benefícios?

Sabemos que conseguir um bom emprego é difícil. Trabalhar numa grande empresa também. Então todas as vezes que alguém tentar atrapalhar seus planos. Explique que este “sacrifício de estudar” será recompensado. Fale seus motivos, muitas vezes este opositor, começará a estudar também.

Um bom exercício, quando estamos desanimados, é se imaginar no cargo. Tudo o que obteve com esta colocação. O seu carro, a sua casa, as festas que organizará, tudo o que pode alcançar. Escute uma boa música, leia experiências ou fale com quem obteve sucesso.

Concurseiro iniciante pense positivo

Observando exemplos positivos, vendo que é possível; saímos do pessimismo e mudamos o nosso pensamento. Há inúmeros estudiosos que afirmam que a mente, projeta o que seremos no futuro. E que agindo positivamente obtemos maiores chances de sucesso, pois a mente serena auxilia na tomada de decisões.

Além de que, é provado cientificamente, o desenvolvimento de doenças psicossomáticas. A ansiedade, a depressão, o nervoso continuo produz toxinas que afetam o nosso organismo. Muitos afirmam que a vida agitada e o acumulo de estresse são os causadores do aumento do câncer.

Portanto, é essencial estar feliz. Sinta prazer em conquistar o cargo que almeja, sinta-se orgulhoso por tudo que adquirir e o que poderá proporcionar aos membros de sua família.

Em suma: A dica para ser um concurseiro iniciante é:

  • Determinação, foco e objetivo;
  • Definição de metas claras;
  • Controle e manutenção de uma agenda de estudo;
  • Leitura e atenção ao edital, bem como ao conteúdo programático;
  • Estabelecimento de pequenas metas e cumprimento;
  • Realizar anotações e fichamentos para facilitar a revisão;
  • Nunca esquecer de seus sonhos.

Boa sorte, e até a próxima.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo