Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Passo a passo para aprender francês com música

Passo a passo para aprender francês com música

Aprender um novo idioma pode ser um grande desafio! Mas você sabia que existem inúmeros recursos e estratégias que podem te ajudar nessa jornada?

 

A música é uma delas. Por evocar emoções e lidar com diversas áreas do cérebro ao mesmo tempo, muitas pessoas têm mais facilidade ao memorizar a letra de uma música do que outros tipos de conteúdos. Usar essa ferramenta no aprendizado de idiomas, portanto, é muito eficiente.

 

Esse método é, inclusive, adotado pela grande maioria das escolas e professores de idioma. Aprender cantando ajuda na memorização, na expansão de vocabulário, na capacidade de compreensão, na pronúncia e com exemplos práticos da utilização da linguagem no dia a dia!

 

Quer mais dicas incríveis para aprender um novo idioma sozinho? Leia também esse outro artigo que preparamos aqui no Canal do Ensino!

 

O uso da música para aprender idiomas também é muito eficiente para os estudantes de Francês. Você que já começou a entender essa língua, sabe que ela pode ser mais complexa do parece, em especial no que diz respeito à pronúncia.

 

Por isso, as músicas podem ajudar, e muito! Nesse artigo você descobre tudo o que precisa saber para começar a utilizar essa estratégia no seu aprendizado! Continue lendo e confira!

Quais são as vantagens de aprender francês com músicas?

aprender_frances_com_musica

Existe um ótimo motivo para a música ser um recurso tão utilizado na educação, em especial na de idiomas. Essa é uma estratégia que oferece muitos benefícios ao aluno.

 

Podemos destacar que:

 

  • A música ativa a área do cérebro relacionada ao raciocínio e a concentração;
  • Ela engaja o estudante emocionalmente, facilitando a fixação do conteúdo;
  • Aumenta a atenção e o foco;
  • Diminui a tensão;
  • Gera inspiração e motivação;
  • Melhora fala e a compreensão auditiva;
  • Aumenta o vocabulário através das letras;
  • Exercita a memória;
  • Faz com que o aprendizado se torne mais divertido;
  • Cria a experiência de um aprendizado multissensorial;
  • Estimula as capacidades de compreensão e interpretação de texto;
  • Ensina sobre a cultura do país de origem, possibilitando um entendimento mais amplo da linguagem;
  • Ensina expressões, modos de falar e outras características práticas da língua.

Passo a passo: Como estudar francês com música?

Agora que você já conhece todos os benefícios de aprender francês com música, é hora de entender melhor como utilizar essa estratégia da maneira correta. Para isso, separamos o processo em cinco passos simples, para que você garanta que está estudando de maneira organizada e eficiente. Confira a seguir:

Passo 1: Preparação

Antes de mais nada, é preciso um pouco de preparação. É interessante que você conte com um ambiente específico para os estudos, que seja organizado e calmo. Lembre-se: é preciso separar algum tempo para ouvir a música algumas vezes. Isso também ajuda a melhorar sua disciplina e evitar interrupções.

 

Para começar a aprender francês com música, você precisará:

  • Possuir uma compreensão básica do idioma:
    • Artigos;
    • Pronomes;
    • Estrutura das frases;
  • Ter disponível um dicionário para consulta de palavras novas;
  • Separar um caderno para fazer anotações.

Passo 2: Encontrando material

Estando preparado para começar, é hora de encontrar músicas ideais para estudar. Prefira artistas franceses, para que você possa absorver também um pouco da cultura local. Isso sempre ajuda no aprendizado de um novo idioma!

 

Separamos algumas sugestões, tanto de músicas quanto de sites onde você poderá encontrar mais recursos para seu estudo! Confira:

Músicas para aprender francês:

Je ne sais pas – Joyce Jonathan

Sites onde você encontra mais ferramentas:

Passo 3: Treino e repetição

Como qualquer ferramenta para o aprendizado de idiomas, não é o suficiente ouvir a música apenas uma vez. A repetição, o treino e a inserção do idioma na rotina diária são fundamentais para adquirir fluência.

 

Por isso, é recomendado que você estude francês todos os dias, pelo menos por alguns minutos. Separe um dia ou dois na semana para aulas mais extensas, como estudo de gramática e ortografia, por exemplo. No entanto, todos os dias você deve estudar pelo menos uma música em francês, ou fazer alguns exercícios por dez ou quinze minutos.

 

Isso ajuda muito na memorização das palavras e aprimoramento da pronúncia e escuta. Se for possível, deixe as músicas também na sua playlist diária. Habitue-se a ouvir o francês o máximo possível.

Passo 4: Tradução e pesquisa

Uma coisa é fato: não adianta ouvir músicas em francês o dia inteiro se você continua não compreendendo o idioma. Por isso, é importante que, durante os seus minutos de treino diário, você também utilize um dicionário ou outras ferramentas para pesquisar as palavras que não compreende.

 

Isso ajudará muito a construir o vocabulário. Nossa sugestão é manter um caderno especial para isso. Nele, faça suas anotações da seguinte forma:

 

  1. Data da atividade
  2. Nome da música e cantor
  3. Lista de palavras que você não conhece na letra
  4. Significado dessas palavras

 

Com o passar do tempo, você terá domínio o suficiente para descrever o significado das palavras novas com sinônimos ou explicações também em francês. Assim que conseguir, comece a fazer isso.

 

O exercício ajuda a passar da fase de ler em francês e fazer uma tradução para entender a frase para a fluência. Em pouco tempo, você perceberá que consegue entender o francês mais naturalmente.

 

Não se esqueça de anotar também expressões e o que elas significam, além da tradução literal das palavras!

Passo 5: Compreensão e anotações

Uma característica muito interessante que a música oferece para o aprendizado de idiomas é a possibilidade de treinar a interpretação de texto. É muito comum que poesias tenham significados ocultos e simbólicos, jogos de palavras, expressões e linguagem figurativa.

 

Dessa forma, aprender francês com música é uma ótima opção para quem deseja atingir um nível mais fluente no idioma. A interpretação de texto ajuda a passar a raciocinar naquele idioma, entender as expressões que não possuem tradução literal e a se envolver na cultura do país.

 

Cada região do mundo tem sua própria forma de se expressar. A música é uma ilustração muito clara disso. Através dela, é possível alcançar uma compreensão mais profunda do idioma e cultura do seu país de origem.

 

Fazer anotações sobre sua interpretação das músicas pode ajudar muito a organizar os pensamentos e a lembrar melhor das expressões. Quando você possuir um bom domínio do idioma, uma ótima dica é começar a fazer as anotações em francês. Isso ajudará a treinar sua capacidade de expressão e vocabulário.

 

E não é preciso avançar muito para começar esse tipo de anotação! Com a ajuda de um dicionário ou ferramenta de tradução, é possível procurar qual é o termo correto para expressar a ideia que você deseja colocar no papel. Esse é um treino eficiente que, pareado com as emoções evocadas pela música, vai ajudar sua memória a ficar muito mais afiada.

Conclusão

Aprender um novo idioma pode ser muito desafiador, principalmente se você está estudando sozinho! O francês é uma língua bela, mas que pode ser mais difícil de aprender do que aparenta.

 

Felizmente, existem inúmeros recursos que podemos utilizar para potencializar a capacidade de compreensão e fixação de um idioma. A música é um dos mais eficientes.

 

Como evoca emoções e ativa as áreas do cérebro responsáveis pela concentração e raciocínio, a música é frequentemente utilizada no ensino de idiomas. Ela torna a fixação de novas palavras muito mais fácil, além de possibilitar melhorias na capacidade de interpretação, na pronúncia e na escuta do aluno.

 

Outra vantagem é que a música e a poesia oferecem um vislumbre da cultura francesa. É muito importante trabalhar na imersão cultural quando se aprende um novo idioma. Isso porque dessa forma, fica mais fácil entender expressões, figuras de linguagem e como os nativos se comunicam de maneira geral.

 

Nesse artigo, você aprender como utilizar a música nos seus estudos de francês em cinco passos simples. Basta que você:

 

  1. Se prepare para o exercício;
  2. Encontre bons materiais;
  3. Sempre treine;
  4. Pesquise sobre os termos que você não conhece;
  5. Interprete a poesia e faça anotações.

 

A música é eficiente porque pode ser facilmente introduzida na sua rotina! É uma forma de estudar o idioma sem se esgotar, com exercícios divertidos e leves.

 

Quer mais dicas para aperfeiçoar um novo idioma e potencializar seu aprendizado? Leia também esses outros artigos do Canal de Ensino sobre o assunto:

 

E então, quais são as suas músicas em francês favoritas? Você utiliza algum outro método para aprender francês com música? Divida suas dicas conosco e com os outros estudantes nos comentários!

 

Se ficou com alguma dúvida, não esqueça também de deixar sua pergunta!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo