Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » Parques tecnológicos: parceria entre governo, empresas e universidades

Parques tecnológicos: parceria entre governo, empresas e universidades

Olá, leitores!

Os parques tecnológicos são áreas de concentração preparadas e cedidas pelo Estado para a instalação de diversas organizações de tecnologias que beneficiam a economia e a promoção da ciência, tecnologia e inovação nessa região.

Essas organizações são empresas, universidades e centros de pesquisas que trabalham em parceria para transformar pesquisas em produtos e tornarem-se mais competitivas.

As empresas que se instalam em parques tecnológicos desfrutam de alguns benefícios, como concessões do Estado para suas instalações e funcionamento. Os parques tecnológicos são excelentes para empresas de Base Tecnológica (EBTs).

Como atua um parque tecnológico?

Um parque tecnológico é composto pela comunidade científica (centros de pesquisas, universidades) e empresas que tornam a existência desse parque economicamente sustentável.

Essas organizações atuam conjuntamente em forma de parceria para beneficiar tanto o desenvolvimento das pesquisas, quanto na criação de produtos comercialmente inovadores, logo, é essencial para tornar tanto as universidades, quanto corporações, potencialmente fortes e competitivas, além de assegurar seu constante crescimento.

O Estado fornece condições para a atuação dessas organizações, preparando um terreno propício para a incubação de empresas inovadoras, sistemas de telecomunicações e infraestrutura necessária. Logo, os parques tecnológicos funcionam como uma parceria entre o poder público e privado.

Um dos parques tecnológicos mais conhecidos é o Parque Tecnológico de Andaluzia, em Málaga, na Espanha, que concentra quase 15.000 trabalhadores em uma área de aproximadamente 160 hectares.

No Brasil, há dezenas de parques tecnológicos, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Santa Catarina, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, dentre outros, especializados principalmente em Informática, Biotecnologia e Agroindústria.

Quais são os benefícios de um Parque Tecnológico?

A presença de um parque tecnológico é sempre uma imensa fonte de benefícios para uma região e para o país. Geralmente eles são localizados em lugares de fácil acesso, beneficiando, portanto, várias cidades em todo o seu entorno.

O primeiro deles a se destacar é a mudança da cultura de uma cidade para uma cultura empresarial, que torna a região mais atraente para o desenvolvimento e investimentos em infraestrutura. Essa última parte configura outro grande benefício de um parque tecnológico, que sempre melhora a infraestrutura local, nos serviços de saneamento básico, transporte, energia, e telecomunicações, principalmente.

Os parques tecnológicos também são fontes geradoras de renda e empregos para uma região, uma vez que demandam um grande massa de trabalhadores e, por ser economicamente sustentável, promove também uma melhoria na economia de uma cidade.

Por fim, um dos seus maiores benefícios é o próprio objetivo de um parque tecnológico, o de melhorar o desenvolvimento da região, tanto científico quanto de mercado, tornando as cidades envolvidas muito mais atraentes para abrigar universidades e novas empresas, a economia local mais aquecida e uma maior competitividade para todos os envolvidos.

Os parques tecnológicos são parcerias que oferecem benefícios a todos os envolvidos: centros acadêmicos, empresas, Estado e população local.

Qual a origem dos parques tecnológicos?

Os parques tecnológicos tiveram início na Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos ao final do século XIX.

Eles surgiram após ser percebido um fenômeno de fuga dos estudantes para outras regiões em busca de oportunidades de emprego e crescimento pessoal, então, a universidade passou a conceder bolsas de estudos e outros investimentos aos profissionais que desejassem criar empresas inovadoras na região para aumentar o desenvolvimento local e aquecer a economia. Esse processo iniciado de transformação de ideias e conhecimentos em produtos denominou-se de “incubação de empresas”, utilizado até hoje nos parques tecnológicos.

Essa iniciativa então evoluiu para a atração de indústrias para a região, que trabalhariam em parceria com as universidades na inovação, criando, assim, os parques tecnológicos que conhecemos.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo