Você está aqui:Home » Livros Grátis » Diversos » Palácio da Memória: uma das técnicas mais famosas da mnemônica

Palácio da Memória: uma das técnicas mais famosas da mnemônica

Olá Leitores,

Quem não quer ter uma memória melhor? Conseguir se recordar de tudo, guardar dados, informações e estatísticas na cabeça, sem nenhum problema e assim, conseguir melhores empregos, fazer melhores negócios e ir bem em provas e concursos.

Com certeza, esse é um desejo de quase todas as pessoas. Por isso, esse texto vai falar do Palácio da Memória, que é umas das técnicas mais famosas e eficazes da mnemônica. Vamos saber um pouco mais sobre ela e entender o seu funcionamento.

Como funciona o Palácio da Memória

O palácio da memória é somente umas das inúmeras técnicas de memorização existentes, algumas outras são: A substituição, a das molas, a das ligações e a da memória fotográfica, a qual não existe uma maneira de aprender a utilizá-la, já que, ela é inata das pessoas que a possuem.

Falando especificamente do Palácio da memória, ela funciona da seguinte maneira: A pessoa deve imaginar um lugar hipotético, a qual ela conheça muito bem, por exemplo, o seu quarto. O mais importante dessa técnica é conhecer bem o lugar e ter um número de detalhes compatível com o número de itens que você tem para memorizar.

Estações

Um segundo passo é memorizar cada detalhe do seu palácio. No exemplo dado acima, do quarto, a pessoa deve memorizar onde se encontra cada item, desde a escrivaninha até o armário; cada item desse vai ser transformado em um conceito ou palavra a ser memorizada. Esses itens marcados são chamados de “estações” do palácio.

Itens memorizados

Depois de decorar o lugar que vai ser o seu palácio da memória, deve-se escolher quais os conceitos ou palavras que necessitam ser decoradas: podem ser expressões para uma prova, ou até mesmo conceitos filosóficos para uma apresentação, lembrando que o número de conceitos deve ser igual ou menor que o número de estações; caso seja maior, a técnica não vai ser bem utilizada.

Associação entre termos e estações

Um quarto passo é associar cada conceito a uma estação diferente. No caso de palavras filosóficas, identidade seria a sua cama, práxis seria o criado-mudo e holismo, o seu armário, assim, fica mais fácil lembrar de todos esses termos, os quais não são usados habitualmente.

Adicione humor nas suas imagens, para que elas fiquem bem claras e seja mais fácil memorizar, dessa forma o seu quarto não precisa ser todo certinho; ele pode ser exagerado, sua cama pode ser enorme, o seu armário de ouro, enfim, características que sejam fáceis de serem identificadas.

Revisar mentalmente o trajeto com as imagens associadas

Um último passo para aplicar a técnica do Palácio da Memória é recordar todo o trajeto do local escolhido, mas já com os conceitos associados às estações, assim quando você lembrar da sua cama, por exemplo vai logo associá-la a identidade.

E aí, gostou dessa técnica? Acha que é fácil de ser utilizada? Deixe seus comentários abaixo e participe desse post.

Ate.

comentários (3)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo