Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Pais e filhos na mesma sala de aula: dicas e cuidados

Pais e filhos na mesma sala de aula: dicas e cuidados

Olá, leitores!

Se você adorava assistir o seriado Chaves, provavelmente lembra do episódio que o Seu Madruga assistiu aula ao lado de sua filha Chiquinha. Isso aconteceu porque ela estava indo mal e o pai foi na escola tentar ajudar. Mas é claro que, como tudo na série, muitas confusões acontecem nos episódios. Esse tipo de atitude não é comum nas escolas, os pais não assistem as aulas com os filhos por causa de mau comportamento ou dificuldade.

Em alguns casos existem pais que estudam com os filhos, geralmente pais que não concluíram o ensino médio e agora estão estudando na mesma faculdade e até no mesmo curso. Ter o pai ou mãe na mesma sala de aula não é comum, mas pode acontecer e, é nesse momento que surgem alguns problemas: como lidar com isso? É legal ou não? Que cuidados você deve ter? Vamos ver algumas dicas e cuidados que você precisa tomar.

Dividir a sala de aula com o pai ou a mãe pode ser para o filho um grande problema. Nessa fase os filhos querem manter distância dos pais, eles querem viver suas vidas e pensam que já são adultos o bastante para tomar decisões. Ter o filho na mesma sala de aula pode parecer o momento mais fantástico, mas os filhos não pensam assim e é nesse momento que você precisa ter cuidado.

Se aconteceu de ficar na mesma sala que seu filho, a nossa primeira dica é não tratá-lo como filho dentro da sala de aula. Não é legal você passar a mão na cabeça ou corrigir por algo errado que ele fez, nesse local vocês são colegas de sala, nada além disso. Sabemos que será bem complicado ter esse tipo de atitude, mas não é legal tratar seu filho na escola e dentro da sala de aula como você trata em casa. O mesmo vale para os filhos, não fique pedindo nada para seu pai ou mãe, não os trate como se fosse seus pais.

Se aconteceu alguma coisa na escola que você não gostou, deixe para conversar em casa. Essa é uma dica importante e um grande cuidado que vocês devem ter, isso vale para pais e filhos. Se você viu seu filho fazendo alguma coisa que considere errado, não corrija na hora, deixe para chegar em casa. O mesmo vale para os filhos, se seu pai ou mãe teve alguma atitude que não gostou, não comece uma discussão, espere para chegar em casa ou fale no caminho para casa.

Uma outra dica muito importante e que você deve ter cuidado é nas amizades, provavelmente seu filho não vai andar com você na escola, ele terá os amigos dele e você os seus. Isso vai acontecer por causa das idades diferentes e também porque os jovens e adolescentes não gostam de ter os pais no “pé” o tempo todo. Respeite isso, deixe ele com as amizades dele, deixe que ele converse a vontade com os amigos sem precisar preocupar com o que o pai ou a mãe está escutando.

mae-e-filha-estudando

É possível conviver muito bem estudando na mesma escola ou faculdade que o filho, vocês vão precisar apenas ter respeito um pelo outro. Se houver respeito, o companheirismo e a cumplicidade também aparecem, vocês podem ser bons amigos na escola, podem tirar as dúvidas em casa, podem se ajudar e estudar para provas juntos. Existem muitas vantagens em ter os pais na mesma sala ou ter os filhos na mesma sala, você só precisam se adequar e entender como cada um vai lidar com isso.

Siga essas dicas e tenha uma experiência muito diferente em estudar com seu filho ou com seus pais. Se você está passando por esse momento, não deixe de compartilhar conosco, queremos saber como foi a sua experiência e o que você aprendeu nesse período. Não deixe de comentar e ajudar outras pessoas que estão passando por esse momento e não sabem o que fazer.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo