Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Os cursos superiores mais procurados nos próximos anos

Os cursos superiores mais procurados nos próximos anos

Olá, leitor!

Quem está interessado em iniciar uma faculdade, sabe que a primeira etapa antes de se inscrever em um vestibular, é decidir qual curso irá prestar. Algumas pessoas dizem saber desde a infância o que desejam seguir como carreira, outras preferem estudar o cenário, para verificar quais profissões estão em alta para os próximos anos.

Os cursos mais procurados sempre oscilam de tempos em tempos. A situação econômica e política do país, costuma interferir nas ofertas de vagas e procura por parte dos candidatos. Nos últimos anos, no entanto, dez cursos mantiveram suas posições nos rankings de procura por curso superior no Brasil. Que tal começar a escolher o seu?

Os dez cursos superiores mais procurados no Brasil

cursos mais procurados

Fonte: Reprodução

 

1 – Direito

O curso de direito tem duração de cinco anos, sua grade de matérias vai desde sociologia, economia, direito civil, penal, constitucional e comercial. Os profissionais formados, podem trabalhar na área pública ou privada, mas, para exercer a profissão de advogado, é preciso ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

2 РAdministra̤̣o

O curso de administração é abrangente e aborda todos os nichos de atuação de uma empresa. Com duração de quatro anos, o formado poderá trabalhar nas áreas de recursos humanos, marketing, comercial e financeiro de uma organização.

3 – Psicologia

Com duração de cinco anos, o estudante de psicologia estuda o comportamento humano e análises psíquicas. O profissional da área poderá trabalhar, tanto em empresas no setor de recursos humanos ou consultorias, como em clínicas, atendendo o público que possui algum distúrbio mental ou emocional.

4 – Enfermagem

O curso de enfermagem pode ser no formato técnico ou bacharel. Ou seja, tem duração de dois a quatro anos, a depender da instituição de ensino. O profissional formado poderá atuar tanto em hospitais, laboratórios e consultórios como também com pesquisas clínicas.

5 – Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil é abrangente. Os profissionais da área trabalham à frente de projetos e obras, acompanhando todas as etapas da construção: da edificação até as instalações elétricas e hidráulicas.

6 – Educação Física

No curso de Educação Física, o estudante, além de aprender sobre todos os esportes, também obtém o diploma de licenciatura, para dar aulas não só em clubes e academias, como também em instituições de ensino.

7 – Fisioterapia

Com duração de quatro anos, o curso de fisioterapia é voltado para profissionais que diagnosticam e tratam problemas motores originados de acidentes, má formação e vícios. Os estudantes podem trabalhar em hospitais, clínicas, realizando atendimento particular e ainda, dando aulas, como pilates.

8 – Ciências Contábeis

Focado em matérias de economia, matemática e contabilidade, o curso de Ciências Contábeis, forma estudantes para trabalharem com o controle de registros financeiros de uma empresa ou cliente particular. Os profissionais são responsáveis por interpretar eventos econômicos e auxiliar seus clientes a tomarem as decisões mais assertivas em relação à compra, venda e investimentos.

9 – Pedagogia

Para atuar como professor, é necessário ter cursado uma licenciatura ou então, fazer uma graduação em pedagogia. Mas o profissional formado no curso pode trabalhar não só em escolas (como professor, coordenador ou diretor), como também em hospitais, empresas e em projetos educacionais.

10 РNutri̤̣o

Com duração de quatro anos, o curso de Nutrição é focado em formar profissionais que, trabalham promovendo o bem-estar e a saúde humana, por meio da relação entre o homem e seus alimentos. Os estudantes podem trabalhar na indústria alimentícia e também com atendimento pessoal – atuação que vem crescendo nos últimos anos.

Encontre uma Bolsa de Estudo

São mais de 1.300 universidades parceiras com bolsas de estudos de até 75% de desconto. Encontre o curso ideal com um preço que cabe no seu bolso e dê um UP na sua Carreira.

bolsa-de-estudo

E o futuro?

No entanto, não são apenas as oscilações políticas e econômicas, que afetam as ofertas de cursos superiores: as evoluções tecnológicas também vêm transformando as profissões como as conhecemos hoje, e consequentemente, as graduações tradicionais.

Com um mundo mais conectado e digital, algumas carreiras – e cursos superiores – estão começando a aparecer nos rankings. Para aqueles que desejam seguir as tendências para escolher a profissão, é preciso ficar atento às novas oportunidades do mercado.

As dez carreiras mais promissoras para os próximos anos

1 – Cientista de dados

Quem se forma em cursos tradicionais como Matemática, Tecnologia da Informação e Engenharia, pode começar a ficar atento à carreira de Cientista de Dados. O profissional dessa área é especializado em analisar informações, geralmente de big data disponíveis na nuvem ou na rede, para criar soluções para empresas e suas linhas de produção.

2 – Gestor de meio ambiente

O tema sustentabilidade está em alta nas empresas: organizações que não aderem às práticas sustentáveis tendem a ter seu negócio prejudicado. Por isso, faz-se necessário a contratação de gestores especializados em meio ambiente, que ficam à frente do desenvolvimento de projetos ambientais, e da mitigação do impacto das ações humanas na natureza.

3 – Desenvolvedor de aplicativos e softwares

O mundo hoje é digital. Portanto, todos os nichos estão em busca de se atualizarem às tendências. Profissionais especializados na criação de aplicativos e softwares, serão cada vez mais procurados por todos os nichos de atuação no mercado. O curso de Ciência da Computação é o mais indicado para estudantes que desejam se especializar no negócio.

4 – Biotecnólogo

Graduados em Medicina, Biologia e Agricultura, podem começar a focar em uma nova área de atuação: biotecnologia. O profissional será responsável por manipular agentes biológicos, para desenvolver novos produtos, como alimentos e medicamentos, e garantir que processos como plantações, fiquem livres de agentes prejudiciais para o bem-estar próprio e da população.

5 – Controlador financeiro

Com as oscilações econômicas cada vez mais presentes à realidade do país, crescem as oportunidades para a posição de Controlador Financeiro nas organizações. Os formados em Administração ou Economia que desejam focar na área, serão responsáveis por monitorar e controlar as atividades e decisões financeiras das companhias em que atuam.

6 – Marketing digital

Toda empresa precisa ter hoje, atuação no meio digital. As áreas estão se transformando internamente nas companhias, em especial a equipe de marketing, que devem focar cada vez mais em ações e estratégias online. Os cursos da área de comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing e Relações Públicas), estão atualizando sua grade para a atuação do profissional muito mais focada no digital.

7 – Gestor de cadeia logística

Novamente por conta das oscilações econômicas e políticas, empresas estão em busca de profissionais que fiquem à frente de seu processo logístico, otimizando sua cadeia de produção. Formados em Engenharia ou Administração devem focar sua atuação e especialização na área de supply chain.

8 РEngenheiro gen̩tico

Estudantes dos cursos de medicina e biologia, também podem focar em uma nova área de atuação: a de engenharia genética. O profissional, que pode trabalhar tanto em laboratórios como em empresas e instituições – das áreas de saúde e alimentícia –, fica responsável por produzir medicamentos, vacinas, sementes, alimentos e por analisar a cadeia de produção das organizações.

9 – Auditor

Os recentes escândalos políticos no Brasil, fizeram com que as empresas se atentassem ainda mais ao controle e vigilância da atuação de todas suas áreas. O profissional de administração, economia ou engenharia de produção que deseja focar em auditoria das organizações, ficará responsável por garantir o cumprimento dos processos internos das corporações.

10 – Nutricionista

Com a população cada vez mais preocupada com seu bem-estar, a profissão de Nutricionista vem sendo bastante requisitada tanto por empresas como por clientes particulares. O profissional da área foca na relação das pessoas com os alimentos, promovendo uma alimentação saudável e a longevidade da população a partir de práticas mais benéficas.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo