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Os 8 melhores cursos on-line gratuitos de marketing digital

Olá, leitor(a)!  

Com o desenvolvimento da globalização, processo marcado pela integração em escala mundial de informações, culturas e acordos comerciais, as opções de consumo aumentaram exponencialmente. Apesar de isso parecer bastante positivo, especialmente para grandes indústrias, a disputa pela atenção de clientes tem exigido muito mais empenho por parte das empresas.  

Nesse sentido, oferecer produtos ou serviços de excelência já não é suficiente, é preciso também cativar o público-alvo e se destacar entre a concorrência. Pensando em auxiliar profissionais comprometidos(as) com a ascensão de seus empreendimentos, nós selecionamos 8 cursos on-line gratuitos de marketing digital que vão ajudá-los(as) nesse processo.  

Marketing digital e sua relevância  

Nos últimos anos, devido à rápida evolução tecnológica, a presença de marcas no ambiente virtual tem sido indispensável para o crescimento e sucesso delas. Ao contrário do que se possa imaginar, entretanto, essa tarefa não se trata apenas de criar páginas web (ou perfis nas redes sociais) e inserir informações sobre a instituição e o que ela tem a oferecer. 

Para que isso seja feito da melhor maneira possível, é fundamental traçar métodos e estratégias que relacionam seus serviços ou produtos com as necessidades das pessoas. A esse conjunto de ações, promovidas na internet, damos o nome de marketing digital. O conceito foi popularizado no início dos anos 2000 e pode ser utilizado por qualquer tipo de organização ou indivíduo. 

Além de englobar os fundamentos do marketing tradicional (produto, preço, praça e promoção), o marketing digital desenvolveu termos específicos que são extremamente importantes para obter bons resultados. Todos eles são voltados, principalmente, para a experiência de consumidores(as). Vejamos alguns deles:  

Persona 

Uma das melhores estratégias para atrair a audiência é saber como se dirigir a ela. Nesse sentido, o conceito de persona faz referência ao(à) cliente ideal, ou seja, à pessoa que uma determinada empresa deseja alcançar com seus esforços. Para definir qual o melhor público para suas ações, as instituições precisam levantar questões como: idade, gênero, rotina, profissão, preferências de consumo, entre outras coisas.  

Lead 

Após estabelecer a persona, é necessário criar oportunidades de negócio. A ideia de lead envolve justamente essa busca por potenciais clientes. Mais, o termo pode ser entendido como a captação dos contatos dessas pessoas: e-mail, telefone, endereço. Há vários meios de prospecção, como o preenchimento de formulários exigidos para acessar algum conteúdo ou produto disponibilizado pela empresa. 

Funil de vendas 

O funil de vendas abrange o processo de acompanhamento integral do(a) consumidor(a), do primeiro contato ao fechamento de uma venda ou de um negócio. Ele é dividido em 3 etapas: topo de funil, que, basicamente, faz o reconhecimento dos melhores leads para a instituição; meio de funil, responsável por descobrir as necessidades de um(a) cliente; e fundo de funil, em que se busca o convencimento da qualidade do serviço ou produto e finaliza a compra dele.  

8 cursos on-line gratuitos sobre marketing digital 

Agora que você já sabe como o marketing digital pode conquistar consumidores(as) para a sua empresa, consequentemente impulsionar os negócios, é preciso estudar boas estratégias para colocá-lo em prática. Por isso, nós reunimos os 8 melhores cursos on-line gratuitos sobre o tema. Confira:  

Os 8 melhores cursos on-line gratuitos de marketing digital

Fonte: Reprodução

1. A internet e os negócios

Esse curso é oferecido pela plataforma digital da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e traz um panorama sobre a história da internet e a influência que ela tem exercido nos negócios. Os conteúdos abordam temas como o rumo ao digital, algoritmo e interatividade. A carga horária é de 5 horas e, com nota igual ou superior a 7, é possível obter a declaração de participação. Para se inscrever, clique aqui.  

2. Curso de Marketing Digital: Fundamentos

Essa formação disponibiliza 15 aulas e tem como objetivo apresentar canais de especialização sobre marketing digital, ampliando, assim, a atuação de profissionais na área. Os conteúdos abrangem temas como: os princípios e fundamentos do setor, Google Ads e monetização. Além disso, a Kultivi, plataforma responsável pelo curso, fornece certificado de conclusão. Para se inscrever, clique aqui.  

3. Curso de Marketing Digital

Ministrado pelo especialista em marketing digital André Siqueira, esse curso é oferecido pela RD University, cujo propósito é formar profissionais para trabalharem no ambiente virtual, e possui carga horária de 5 horas e 30 minutos. Entre os assuntos abordados, estão: criação de conteúdos com originalidade, estratégias de marketing e análise de resultados. Ademais, a instituição também emite certificado de conclusão. Para se inscrever, clique aqui.  

4. Gestão de Mídias Sociais

A Rock University é uma das mais relevantes plataformas de ensino da atualidade voltadas para a área de marketing e disponibiliza vários conteúdos gratuitos. Este curso é um deles e ensina profissionais a administrarem as redes sociais de uma empresa. O conteúdo possui carga horária de 3 horas e aborda temas como: estratégias e canais; práticas de atendimento; métricas e ferramentas das redes. Também fornece certificado de conclusão. Para se inscrever, clique aqui.  

5. Fundamentos do Marketing Digital

Essa formação está disponível no Google Ateliê Digital e possui credenciamento da Interactive Advertising Bureau (IAB), instituição responsável pela definição de boas práticas na área de marketing digital. O conteúdo aborda os conceitos básicos do setor e oferece atividades práticas para simplificar os conhecimentos compartilhados. O curso tem duração de 40 horas e, mediante aprovação no teste final, emite certificado de conclusão. Para se inscrever, clique aqui. 

6. Marketing Digital

Esse curso está disponível na plataforma Coursera, mas foi produzido pela Universidade de São Paulo (USP). Ele é ministrado pelo pesquisador Artur Vilas Boas e o professor doutor André Leme Fleury. O conteúdo possui duração de aproximadamente 17 horas e aborda temas como: diferença entre marketing tradicional e digital; testes AB; funcionamento do SEO e muito mais. O portal também emite certificado de conclusão mediante pagamento de uma taxa. Para se inscrever, clique aqui.  

7. Marketing Digital para a sua empresa: Primeiros passos

Essa formação possui carga horária de 6 horas e estipula 30 dias para conclusão. Ela é oferecida pelo Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem como propósito oferecer recursos para a ampliação dos negócios no ambiente digital. O conteúdo aborda os seguintes temas: Marketing de Conteúdo; Inbound Marketig; Outbound Marketing e Copywriting. Para se inscrever, clique aqui.  

8. Marketing Digital para Iniciantes

Esse curso visa introduzir pessoas que não compreendem nada sobre o assunto ao conceito e aos métodos do marketing digital. Nele, o(a) estudante aprenderá sobre conversão de leads, jornada de compra, vídeo marketing e muito mais. O conteúdo foi estruturado pela escola Mirago Marketing Digital e está disponível na Udemy, plataforma de ensino a distância. São aproximadamente 7 horas de duração e sem emissão de certificado. Para se inscrever, clique aqui.  

E aí, preparado(a) para transformar seus conhecimentos em bons resultados? Lembre-se de compartilhar nosso artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham a mesma oportunidade!  

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Boa formação e até breve! 

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