Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Comunicação e Marketing » Os 7 melhores cursos on-line gratuitos para falar bem em público

Os 7 melhores cursos on-line gratuitos para falar bem em público

Olá, leitor(a)! 

“Eu tenho um sonho”, em inglês I have a dream, é uma das expressões mais conhecidas no mundo e é facilmente associada ao pastor e ativista político Martin Luther King Jr., um dos maiores comunicadores da história. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz, King marcou sua trajetória de lutas por meio de discursos assertivos e apaixonados, como o que profere as palavras acima, que encantavam apoiadores e impressionavam pessoas de opiniões contrárias às suas.   

Isso mostra que a maneira como expomos aquilo que queremos ou acreditamos influencia bastante a recepção das pessoas que nos escutam e leem. Pensando em ajudar cada vez mais nossos(as) leitores(as) a alcançarem seus objetivos, selecionamos os melhores cursos on-line gratuitos que vão dar suporte e ensinar técnicas para falar bem em público, promovendo, assim, o desenvolvimento pessoal e profissional.  

A importância de ter uma boa oratória 

Em entrevistas de emprego, é bem comum que pessoas com currículos excepcionais e formações em instituições renomadas sejam preteridas por não conseguirem comunicar com eficiência seus anseios e aspirações. Isso também acontece em trabalhos escolares ou universitários, quando precisamos apresentar nossas ideias, mas o nervosismo toma conta e o resultado é uma nota bem aquém daquela que esperávamos pelo empenho investido na preparação.  

Esses são alguns dos motivos que tornam muito importante desenvolver uma boa oratória. O termo, muito familiar em textos que tratam de grandes filósofos da Grécia Antiga, tem a ver com a habilidade de dizer algo, mesmo as coisas mais difíceis e complexas, de forma simples e objetiva. Mais do que isso, é o modo como envolvemos quem nos escuta por meio das nossas palavras e gestos.  

Portanto, saber falar bem faz toda a diferença na vida pessoal e profissional. Quando conseguimos dizer aquilo que sentimos ou contestar o que não acreditamos, é mais fácil sermos compreendidos(as). Embora pareça que algumas pessoas nasceram para isso, a verdade é que ter uma boa oratória também pode ser resultado de muito esforço e disciplina, afinal, como qualquer habilidade, ela pode ser trabalhada e desenvolvida.  

7 cursos para aprender a falar bem em público 

Para aprender ou aprimorar sua comunicação, garantindo que seus argumentos sejam eloquentes e persuasivos, reunimos os 7 melhores cursos on-line gratuitos que ensinam métodos para falar e gesticular bem em público. Vejamos a seguir:  

Os 7 melhores cursos on-line gratuitos para falar bem em público

Fonte: Reprodução

1. Primeiros passos para superar o medo de falar em púbico

Ministrado pela empreendedora portuguesa Ana Delca, este curso é o pontapé inicial para quem deseja gerenciar o medo de falar em público e se destacar na vida pessoal e profissional. O conteúdo tem como pretensão indicar estratégias de controle emocional e dicas de como se expressar. 

A formação gratuita tem apenas 35 minutos e integra o quadro de cursos da plataforma de educação a distância Udemy. Não há distinção de público e pode ser consumida a qualquer momento, já que faz parte do modelo de ensino sob demanda. Para se inscrever, clique aqui. 

2. Como falar bem em público

Com a convicção de que a oratória não é um dom atribuído a um seleto grupo de pessoas, mas sim uma habilidade que pode ser trabalhada e aperfeiçoada, o Google Ateliê Digital está oferecendo um curso voltado para a comunicação corporal e para a adequação de discursos ao público que vai consumi-los 

São 5 lições sobre planejamento, vícios da linguagem corporal, entre outras coisas. O conteúdo, de acesso ilimitado, tem duração de 1 hora e possui tutoriais em formato de vídeo, avaliação final em cada uma das aulas e dicas de implementação do que foi apresentado. Para se inscrever, clique aqui. 

3. Storytelling e técnicas de apresentação

Em inglês, story significa “história” e telling pode ser traduzido como “contar”. Storytelling, então, é o mesmo que contar uma história. Nesse sentido, o objetivo deste curso é apresentar conceitos e técnicas para uma boa narrativa, ajudando a melhorar o desempenho dos(as) alunos(as) ao comunicarem uma ideia.   

O conteúdo foi estruturado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e está disponível em sua plataforma digital de cursos, a Educação Executiva. A formação tem duração de 5 horas e abordará temas como comunicação interpessoal, percepção sistêmica, entre outros. Além disso, é possível emitir uma declaração de participação caso obtenha, no mínimo, nota 7 no teste. Para se inscrever, clique aqui. 

4. Comunicação efetiva

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), que tem como principal missão contribuir para a ascensão industrial e econômica de seu estado natal, disponibiliza um curso gratuito sobre comunicação eficiente. Nele, serão trabalhados o conceito de comunicação, os desafios que ela apresenta, como se expressar de modo eficaz e técnicas de oratória.  

Com carga horária de 12 horas, a formação abre turmas mensalmente, iniciando sempre no 1º dia do mês e finalizando no 25º. Além disso, é possível emitir certificado de conclusão, basta ter aprovação mínima de 75% na avaliação final. Para se inscrever, clique aqui. 

5. Curso de oratória de alta performance

Comprometido com a desconstrução da ideia de talento e vocação, este é mais um curso que entende a oratória como uma prática, ou seja, algo que pode ser adquirido por meio da ação contínua. Disponível em uma das maiores plataformas educacionais gratuitas, a Kultivi, o conteúdo possui acesso vitalício e certificação gratuita.  

As aulas serão ministradas pelo advogado e especialista em desenvolvimento humano Valter Otaviano. Elas possuem durações que variam de 30 a 60 minutos, exercícios e materiais de apoio, e abordarão 3 temas principais: mentalidade, estratégias vencedoras e armas poderosas. Para se inscrever, clique aqui. 

6. Uma introdução à linguagem corporal e proxêmica

Para quem não conhece, o termo proxêmica tem a ver com o estudo do espaço pessoal que se estabelece nas relações e como ele influencia a interação humana. Diferentemente dos cursos anteriores, este, oferecido pela plataforma de cursos virtuais e gratuitos Alison, abordará os conceitos de Linguagem do Corpo e Comunicação Não Verbal.  

Isso porque a maneira como nos comportamos durante a fala é muito importante para garantir que seremos escutados(as) pelo público. O conteúdo do curso está em inglês e foi dividido em 7 módulos, com 1 avaliação no final. Caso haja interesse, é possível emitir certificado mediante o pagamento da taxa estabelecida pela escola. Para se inscrever, clique aqui. 

7. A arte de escrever e falar em público de forma persuasiva

Mais um conteúdo disponibilizado em inglês, desta vez pela renomada Universidade de Harvard. O curso Rhetoric: The Art of Persuasive Writing and Public Speaking, conforme título original, tem como objetivo dar suporte para que estudantes melhorem suas habilidades comunicacionais, analisando e construindo discursos de maneira convincente 

A formação estudará nomes como Martin Luther King Jr. e John Kennedy para apresentar conceitos de retórica, persuasão, falácia, entre outros. Disponível desde 29 de setembro de 2021, ela tem duração de 8 semanas e ficará aberta gratuitamente até 15 de maio de 2022. Além disso, é possível emitir certificado mediante taxa estipulada pela instituição. Para se inscrever, clique aqui. 

Ter confiança na hora de se apresentar diante de um público ajuda, mas dominar estratégias para fazer isso com qualidade é essencial, não é mesmo? Compartilhe este texto com seus(suas) amigos(as) e comece a estudar com eles(as)!  

No Canal do Ensino, leia também: 

Bons estudos e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo