Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Comunicação e Marketing » Os 7 melhores cursos on-line gratuitos de língua portuguesa

Os 7 melhores cursos on-line gratuitos de língua portuguesa

Olá, leitor(a)! 

Quem viu Central do Brasil (1998), filme brasileiro indicado ao Oscar, talvez se lembre de como a leitura e a escrita em língua portuguesa são pontos fundamentais dessa produção cinematográfica. Nela, uma professora aposentada, interpretada por Fernanda Montenegro, trabalha escrevendo cartas para analfabetos(as).  

A trama nos faz refletir que aprender a ler e a escrever é importante não só para nos comunicarmos uns com os outros, mas também para expressarmos nossos afetos e sonhos. Considerando que os idiomas estão em constante mudança, e para garantir melhores oportunidades na vida e no trabalho, estudar a língua portuguesa deve ser uma atividade contínua. 

Norma padrão da língua portuguesa e sua importância 

Por menor que seja o conhecimento sobre a norma padrão (conjunto de regras) da língua portuguesa, todas as pessoas que conseguem interagir no idioma desde a infância sabem se comunicar perfeitamente. Isso porque, na comunicação, o mais importante é compreender o que foi dito e, para isso, as regras nem sempre se fazem tão necessárias.  

Entretanto, pensando no Brasil e sua enorme diversidade, o desconhecimento da norma pode prejudicar a recepção e o envio de mensagens. Afinal, cada região apresenta pessoas de origens distintas e modos diferentes de falar. A capital de São Paulo é um ótimo exemplo, pois nela vemos uma mistura enorme de etnias e, embora essa riqueza seja fundamental na modernização do idioma, isso também pode gerar ruídos comunicacionais.  

A função da norma é justamente fazer com que falantes de um mesmo idioma, nativos(as) ou não, consigam estabelecer comunicação, apesar de todas as variações linguísticas existentes entre eles(as). Os livros não poderiam abarcar toda essa diversidade, por isso a necessidade de organizar a língua em uma estrutura padronizada.  

Um(a) estrangeiro(a), que tivesse aprendido o português por meio da gramática, não teria condições de compreender um(a) falante que manifesta na fala inúmeras referências e intercorrências características da região em que vive e do fato de ter a língua como idioma materno. Nesse sentido, quanto maior o conhecimento da norma, mais precisas e padronizadas serão a escrita, a leitura e a fala — possibilitando, assim, uma comunicação mais fluida entre nativos(as) e estudantes do idioma. 

Aprender a norma padrão da língua portuguesa auxilia na costura de um texto, em que uma simples vírgula pode fazer toda a diferença, na interpretação de notícias, na leitura de clássicos da literatura e em muitas outras situações. Além disso, as regras gramaticais são exigidas em muitos contextos importantes, como concursos públicos, vestibulares e testes de emprego.

Os 7 melhores cursos gratuitos de língua portuguesa 

Para ajudá-los(as) nessa empreitada, e aumentar as chances de ir bem em avaliações e em contextos que exigem o conhecimento sobre a norma padrão do idioma, selecionamos os 7 melhores cursos gratuitos de língua portuguesa disponíveis on-line. Vamos conferir:  

Os melhores cursos on-line gratuitos de língua portuguesa

Fonte: Reprodução

1. Português básico

O iEstudar Cursos Online, um portal voltado para a formação gratuita e profissionalizante, oferece um curso de português com carga horária de 100 horas. A formação tem o intuito de introduzir questões básicas da norma padrão, como ortografia, classes gramaticais, análise sintática, crase, pontuação e muito mais.  

O curso oferece certificação válida em todo o território brasileiro, contudo, é preciso realizar o pagamento de uma taxa estabelecida pela instituição. A solicitação do certificado não é obrigatória e não impede o acesso gratuito à formação. Para se inscrever, clique aqui.  

2. Comunicação escrita e oral

A Escola Virtual da Fundação Bradesco disponibiliza cursos on-line e gratuitos de diversas áreas do saber. Também selecionou formações sobre temas semelhantes para compor trilhas de conhecimento e Comunicação escrita e oral é uma delas. Com carga horária de 70 horas, a trilha reúne 3 cursos: 

  • Língua Portuguesa sem Complicações; 
  • Técnicas de Redação; 
  • Comunicação Escrita. 

Os conteúdos vão abordar as diferenças do português formal e informal (privilegiando o ensino da norma padrão), técnicas de produção textual, coesão e coerência, e muitos outros temas. Além disso, é possível obter certificação gratuita. Para saber mais, clique aqui. 

3. Curso de Português para o Enem

Oferecido por outra escola virtual voltada para o ensino on-line gratuito, a Kultivi, esse curso se baseia no conteúdo de língua portuguesa do ensino médio. Para auxiliar no desempenho de alunos(as) no Exame Nacional do Ensino Médio, a formação possui 114 aulas, entre as quais cerca de 60 disponibilizam exercícios de fixação.  

Além disso, a realização do curso não possui limitação de tempo, permitindo que o(a) estudante siga seu próprio ritmo, e o certificado de conclusão é gratuito. Para acessar, clique aqui. 

4. Jogo das Regras Ortográficas — Reconhecendo Texto e Contexto

Com uma proposta mais dinâmica, em que o(a) estudante participa de um quiz para aprender e testar os conhecimentos sobre as regras do último Acordo Ortográfico, este curso é disponibilizado pela plataforma on-line da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

A ideia é tornar o aprendizado o mais prático possível, nesse sentido, são feitas perguntas que, ao serem respondidas, corretamente ou não, revelam um texto de explicação sobre o conteúdo. Para acessar, clique aqui. 

5. 7 Lições para a produção de textos

Direcionado a um público que já tem noções básicas de gramática, o curso estruturado pela plataforma de cursos livres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) vai abordar os princípios da textualidade. 

Com o objetivo de melhorar a escrita e a leitura de estudantes, a formação conta com 7 lições envolvendo temas como intencionalidade, intertextualidade, informatividade, coesão e coerência, entre outros. Para saber mais, clique aqui. 

6. Introdução aos Estudos da Língua Portuguesa I

O portal de videoaulas da Universidade de São Paulo (USP), e-Aulas, tem como missão promover e expandir os conteúdos oferecidos em diversas disciplinas dos cursos da instituição. A disciplina de Introdução aos Estudos da Língua Portuguesa I, ministrada na graduação de Letras, é ideal para quem quer compreender melhor a história, os conceitos de gramática, os tipos de normas e as variações linguísticas da língua portuguesa.  

São 11 videoaulas, apresentadas pelas professoras Mariangela de Araujo, Verena Kewitz, Vanessa Martins do Monte e Rosane de Sá Amado. Para acessá-las, é preciso realizar o cadastro, gratuitamente, no portal.  

7. Introdução à Revisão Textual em Língua Portuguesa

Finalizando, um curso voltado para quem trabalha ou deseja se especializar em revisão de textos. Oferecida pela Lúmina, plataforma de educação a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a formação possui carga horária de 18 horas e está dividida em 4 módulos:  

  • Introdução à Revisão Textual; 
  • Autor e Revisor; 
  • Ferramentas Úteis para o Revisor;  
  • Mercado de Trabalho.  

O curso, disponível neste link, possui certificado de conclusão e é ministrado pela professora Amanda Breitsameter, jornalista e mestra em literatura. Para se inscrever nele, é necessário realizar o cadastro no portal.  

Agora que você está convencido(a) de que aprender as normas da língua portuguesa é essencial, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) e inicie o aprendizado com eles(as)!   

No Canal do Ensino, leia também: 

Bons estudos e até breve!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo