Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Idiomas e Línguas » Os 7 melhores cursos on-line gratuitos de Libras

Os 7 melhores cursos on-line gratuitos de Libras

Olá, leitor(a)!

Você consegue se comunicar em Libras? Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010 e 2020), cerca de 5% dos brasileiros possuem surdez e, por mais que a Língua Brasileira de Sinais seja um dos idiomas oficiais do país, nem todos sabem utilizá-la. Pensando nisso, separamos 4 motivos para você aprender Librassites para realizar cursos on-line gratuitos e, para quem chegar até o final, alguns aplicativos e filmes que irão ajudar na jornada. Acompanhe! 

Libras – Língua Brasileira de Sinais 

Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, de acordo com a Lei nº 10.436. Logo, poder público deve apoiar seu uso e difusão nas comunidades surdas. Os sistemas federais, estaduais e municipais precisam garantir a inclusão do ensino da Língua em cursos de formação que envolvem educação e educação especial. Se você deseja aprender Librasleia o artigo para saber como e onde você pode estudar de forma gratuita 

motivos para aprender Libras 

Ainda está em dúvida se realmente precisa aprender o idioma? Confira motivos para começar agora mesmo! 

1. Destacar-se profissionalmente 

Libras é o segundo idioma oficial do Brasil. Portanto, aprender a Língua Brasileira de Sinais é uma grande oportunidade de se destacar no mercado de trabalho e de ampliar seus horizontes culturais. A Lei nº 10.436 obriga o setor público a utilizar Libras para atender deficientes auditivos, o que torna profissionais que dominam o idioma muito requisitados 

2. Proporcionar educação inclusiva 

Ncampo pedagógico, o conhecimento de Libras é fundamental para oferecer uma educação inclusiva e integrada sem excluir nenhum aluno por conta de alguma deficiência. Logo, é muito importante que os profissionais da área saibam o idioma.  

3. Contribuir para o fim do audismo 

audismo pode ser compreendido como o preconceito contra as pessoas que têm menor ou nenhuma capacidade de audição. Acontece quando há descaso ou falta de interesse em adaptar a comunicação para que ela atinja os deficientes auditivosAprender a Língua Brasileira de Sinais e fornecer outros mecanismos de inclusão são atitudes essenciais para erradicar esse preconceito. 

4. Melhorar o raciocínio lógico 

Estudar Libras melhora o raciocíniodiversificando a forma de pensar e facilitando a associação entre a escrita e as representações visuais. Além disso, impulsiona o aprendizado de outras atividades por conta da agilidade de pensamento adquirida durante o processo. 

sites para aprender Libras gratuitamente 

Os 7 melhores cursos on-line gratuitos de Libras

Fonte: Reprodução

Confira os 7 cursos on-line gratuitos de Libras que separamos:

1. Kultivi 

site oferece o curso Libras: Prática e Inclusão. 

  • Acesso vitalício 
  • Certificado gratuito 
  • Exercícios e materiais de apoio 
  • Carga horária: 20 horas 

2. Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Ministério do Turismo 

curso de compreensão básica em Libras pode ser realizado por qualquer pessoa. 

  • Conclusão até 21 de julho de 2021 
  • Certificado gratuito 
  • Exercícios e materiais de apoio 
  • Carga horária: 90 horas 

3. Certificado Curso Online 

formação possui 14 módulos, além de materiais complementares sugeridos. 

  • Acesso ilimitado 
  • Certificado: R$ 49,90 
  • Exercícios e materiais de apoio 
  • Carga horária: 160 horas 

4. USP – Universidade de São Paulo 

Universidade de São Paulo oferece aulas gratuitas para o estudo de Libras. 

  • Acesso ilimitado 
  • Sem certificado 
  • 51 videoaulas 

5. Escola Virtual do Governo (EVG) 

curso de Libras da EVG conta com material didático, guias práticos e conteúdo diversificado sobre a Língua Brasileira de Sinais. 

  • Disponibilidade de 40 dias 
  • Certificado gratuito 
  • Material complementar 
  • Carga horária: 60 horas 

6. GINEAD – Instituto Nacional de Ensino a Distância 

Os inscritos no curso terão acesso a aulas sobre o que é surdez, sobre o alfabeto, os fundamentos e avariações da Língua Brasileira de Sinais. 

  • Acesso ilimitado 
  • Material complementar 
  • CertificadoR$ 39,70 
  • Carga horária: 50 horas 

7. Cursou 

A plataforma reúne vários cursos que vão do básico ao avançado. 

  • Acesso ilimitado 
  • Mais de 10 cursos disponíveis 
  • Sem certificado 

2 aplicativos gratuitos para aprender Libras 

Conheça 2 aplicativos gratuitos que vão tornar o seu caminho para aprendizagem de Libras mais efetivo. 

1. Hand Talk 

Disponível para Android e iOS, o Hand Talk  conta com diferentes funcionalidades. É possível que o usuário tenha um tradutor de voz e texto para Libras. Além disso, o app possui um intérprete virtual chamado Hugo que ensina termos em Libras relativos a profissões, saudações, cores e números. 

2. Librazil

Já o Librazil, também disponível para Android e iOS, busca a difusão do entendimento sobre a Língua Brasileira de Sinais. Possui conteúdo lúdico e linguagem simples para facilitar o aprendizado. 

Bônus: 3 filmes para entender a realidade de pessoas surdas 

Agora confira 3 filmes que vão ajudá-lo(a) a compreender melhor a comunidade surda. 

1. Mr. Holland – Adorável Professor (EUA/1995) 

Em 1964, um músico (Richard Dreyfuss) decide dar aulas para ter uma renda extra e poder compor uma sinfonia. Inicialmente, ele sente dificuldades em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá à luz um filho surdo. Contudo, o mestre, seu filho e os estudantes desenvolvem uma conexão inusitada ao longo do filme. 

2. Babel (EUA e México/2006) 

Um ônibus com turistas atravessa uma região montanhosa do Marrocos. Entre os viajantes, estão Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchett), um casal de americanos. Ali perto, os meninos Ahmed (Said Tarchani) e Youssef (Boubker At El Caid) manejam um rifle que usam para proteger a criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus, ferindo Susan. Esse fato modifica a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo, inclusive de Chieko (Rinko Kinkuchi), uma jovem surda que vive no Japão. 

3. E seu nome é Jonas (EUA/1979) 

Por um erro de diagnóstico, Jonas (Jeffrey Bravin), um garoto surdo, é internado em uma instituição para crianças com deficiência intelectual. Sua família ouvinte, ao descobrir o engano, retira-o do internato e leva-o para uma escola especial. Um dia, sua mãe (Sally Sruthersvisita um clube local de surdos. A partir de então, um novo mundo se abre para Jonas e seus familiares. 

Gostou do artigo? Faça a informação chegar a mais pessoas compartilhando com os amigos! 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Bons estudos e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo