Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Os 13 melhores podcasts para quem ama literatura

Os 13 melhores podcasts para quem ama literatura

Olá, leitor(a)!  

Antonio Candido (1918 – 2017), um dos maiores intelectuais do Brasil, defendeu que a literatura é um bem incompreensível da humanidade. Em outras palavras, embora ela não possua existência material, é um meio de expressão que nos proporciona as capacidades de compreender e criar civilizações e, portanto, um direito fundamental do qual não podemos ser privados.  

Não há como conhecer uma história e não ser de algum modo inspirado(a) por ela. Pensando nisso, e para que nossos leitores e leitoras tenham esse direito garantido, listamos os 13 melhores podcasts sobre literatura. Quem ainda não foi conquistado(a) por essa arte vai se apaixonar, afinal, os programas são produzidos para apresentar as melhores e mais instigantes obras do Brasil e do mundo.  

A era dos podcasts  

Com a expansão do acesso à internet e aos smartphones, o ambiente digital passou a ser mais frequentado e os aplicativos de interação, informação e entretenimento, mais explorados. Por consequência, o podcast, formato de transmissão de conteúdo em áudio e sob demanda, começou a disputar espaço com as grandes mídias.  

Nesse sentido, por exemplo, a eMarketer (voltada para a produção de pesquisas que auxiliem empresas em seus negócios digitais) realizou um estudo sobre a audiência de podcasts e estima que, até 2024, mais de 23% dos(as) internautas do mundo todo consumirão conteúdos no formato. Isso significa dizer que 1 em cada 4 pessoas conectadas aos meios digitais fará uso desse recurso.  

Por isso, inclusive, que diversas organizações têm investido nesse meio de transmissão, seja na produção de seus próprios programas, seja em anúncios publicitários que as beneficiem. O podcast tem como principal vantagem a flexibilidade de consumo, já que os programas ficam disponíveis para serem escutados a qualquer momento e em qualquer lugar.  

Ainda, com os diferentes gêneros e temas abordados, o(a) ouvinte pode se informar sobre o que está acontecendo no mundo, estudar outro idioma ou apenas se divertir. São muitas as possibilidades, o que explica o sucesso entre diferentes públicos e as projeções positivas sobre o crescimento mundial do formato. 

13 podcasts para quem ama literatura 

Tendo isso em vista, e entendendo que muitas vezes não é possível conciliar nossas responsabilidades com as coisas que mais gostamos de fazer, reunimos 13 podcasts para quem ama literatura escutar quando e onde puder. Agora, você não só vai conhecer diferentes interpretações sobre os livros de que mais gostou, como também vai receber indicações de novos. Vejamos:   

Os 13 melhores podcasts para quem ama literatura

Fonte: Reprodução

1. Biblioteca Sonora

Essa é a versão em podcast do programa Biblioteca Sonora, transmitido pela rádio da Universidade de São Paulo (USP). Os episódios abordam livros e autores(as) voltados para estudos e pesquisas acadêmicas nas mais distintas áreas do conhecimento. Além disso, utilizam técnicas do radioteatro para possibilitar maior fruição e compreensão dos trabalhos apresentados. Ficou curioso(a)? Então clique aqui. 

2. Ciclo de podcast ABL

Trata-se de uma série de podcasts produzidos pela Academia Brasileira de Letras (ABL). Entre os programas voltados para a literatura, encontram-se: 

  • Meninos, eu li: tem como proposta promover diálogos entre intelectuais, suas últimas leituras e o público.  Em um dos episódios, recebeu como convidada a escritora Nélida Piñon. Para saber mais, clique aqui. 
  • Literatura brasileira no mundo: nesse programa, os(as) associados(as) da ABL conversam sobre a literatura brasileira presente em diferentes países do globo, como Polônia, Sérvia e Espanha. Para entender melhor, clique aqui.  
  • Como e por que ler os clássicos: esse podcast, como o próprio nome indica, tem como missão incentivar a leitura de clássicos. Nele, membros da Academia debatem estratégias de leitura e motivos para conhecer as obras apresentadas. Para escutar, clique aqui.  

3. Cruzamentos literários

Esse podcast surgiu a partir de uma parceria entre o Instituto Camões e a Associação Oceanos e tem como objetivo promover o diálogo entre importantes escritores(as) de língua portuguesa. As conversas contam com a participação de autores(as) de diferentes países, como Angola, Cabo Verde e Portugal. Para saber como eles(as) pensam a literatura e tudo o que envolve esse universo, clique aqui. 

4. Escritores-Leitores

Um podcast perfeito não só para quem é fã dos(as) escritores(as) convidados(as), mas também para quem está iniciando na escrita e quer entender melhor o processo criativo de histórias e personagens. Nele, autores(as) são convocados(as) para falar do universo literário e suas criações. Eliane Brum, Conceição Evaristo e Ignácio Loyola Brandão são algumas das personalidades que dividem suas paixões e trabalhos. Para escutar todos os episódios, clique aqui. 

5. Grandes Leitores

Nesse podcast, apresentado pela portuguesa Isabel Lucas, leitores e leitoras ganham protagonismo e compartilham seus acervos pessoais e as experiências que a leitura provoca em suas vidas. Além disso, o programa estimula uma conversa inventada entre quem lê e quem escreve, questionando a autoridade dos papéis de leitor(a) e escritor(a), textos e personagens. Clique aqui para viajar nesse universo paralelo criado pelo podcast.  

6. Livro Falado

Indicado especialmente para crianças e jovens, essa produção é de autoria da Globo Podcasts e aborda clássicos e lançamentos da literatura infantojuvenil. Livro Falado também pode ser uma ótima oportunidade para professores(as) trabalharem o tema em sala de aula. Nos episódios, acompanhamos discussões sobre grandes autores(as), histórias e personagens. Para conhecer mais, clique aqui. 

7. Marca Texto

Para quem vai prestar vestibular, esse podcast pode fazer toda a diferença. Isso porque o programa traz professores(as) para apresentar análises sobre as obras literárias que costumam ser cobradas nesse tipo de avaliação. O projeto é uma parceria entre o Guia do Estudante e o curso Anglo. Os episódios já contam com análises de obras como O Marinheiro (1915), de Fernando Pessoa, e Sobrevivendo ao Inferno (1997), dos Racionais MC’s. Clique aqui para escutar.  

8. Mulheres que Escrevem Podcast

Esse podcast surgiu a partir de uma iniciativa de mesmo nome, que tem como principal missão ampliar e promover a produção literária de mulheres. O programa é desenvolvido inteiramente por pessoas do gênero feminino, da curadoria à revisão de conteúdo, e explora os mais diversos gêneros literários. Que tal conhecer mais sobre mulheres escritoras? Então clique aqui para escutar todos os episódios.    

9. Pega Essa Ref

Mais uma produção do grupo Globo Podcasts, Pega Essa Ref tem uma proposta mais descontraída e conta com a apresentação do jovem humorista Kaique Brito, pertencente à geração Z (categoria sociológica que abarca pessoas nascidas entre 1995 e 2010). Nele, o apresentador recebe diversos(as) convidados(as) para conversar sobre literatura e cultura pop. Para escutar os episódios, clique aqui.   

10. Podcast 451 MHz

Esse podcast é uma produção da revista Quatro Cinco Um, voltada para a crítica literária. Nele, o apresentador Paulo Werneck, também editor da publicação, fala sobre o universo literário brasileiro, com notícias, entrevistas de autores(as) e recomendações de livros. O programa já conta com mais de 60 episódios, abordando autores(as) como Lygia Fagundes Telles e Davi Kopenawa Yanomami. Acompanhe todos os episódios clicando aqui. 

11. Podcast da Clarice

Criado em homenagem ao centenário de Clarice Lispector, uma das mais celebradas escritoras da literatura nacional, esse podcast é da Editora Rocco. Nele, as obras dessa autora, envolta em mistérios pessoais e literários, são abordadas de modo mais profundo a partir de conversas entre o apresentador Soares Júnior e convidados(as). Perto do Coração Selvagem (1943), Laços de Família (1960) e Paixão Segundo G.H. (1964) são algumas das obras tratadas. Para desvendar alguns segredos dos textos de Clarice, clique aqui.  

12. Quarta Capa

Mais um podcast produzido por uma editora de livros, neste caso, pela Todavia. O programa traz vários quadros sobre literatura, como Marca Páginas e Originais. Os episódios apresentam lançamentos da editora, diálogos entre as obras e a sociedade, minisséries sobre gêneros literários, conversas com autores(as) e muito mais. Para conhecer melhor, clique aqui. 

13. Rádio Companhia

O podcast Rádio Companhia é uma produção do Grupo Companhia das Letras, responsável também pela edição e publicação de livros. Diferentemente dos outros programas realizados por editoras, este enfatiza que o objetivo não é discutir e divulgar as obras da Companhia, mas debater acerca do universo literário como um todo. Nos episódios, figuram nomes como Pagu, Dante Alighieri e Jeferson Tenório. Para escutar, clique aqui. 

Gostou das nossas indicações? Deixe um comentário sobre a que mais chamou sua atenção ou sugira outras que não citamos aqui!   

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa escuta e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo