Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Os 10 melhores museus com visitas virtuais gratuitas

Os 10 melhores museus com visitas virtuais gratuitas

Olá, leitor(a)! 

Mesmo com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, não precisamos abandonar por completo nossos programas favoritos de fim de semana. Há diversas atividades culturais e de entretenimento que podem ser realizadas on-line. No artigo de hoje, separamos 10 museus ao redor do mundo com visitas virtuais gratuitas. Assim, você poderá viajar pela arte e pela história sem sair da sua sala. Continue lendo para saber como! 

Tours virtuais

Com a pandemia e a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que as pessoas evitassem sair, museus no mundo todo adotaram tours virtuais gratuitos. Algumas instituições, inclusive, optaram por tecnologia 360° e por música ambiente, garantindo uma experiência imersiva similar à presencial. 

10 museus com visitas virtuais gratuitas

Os 10 melhores museus com visitas virtuais gratuitas 

Fonte: Reprodução

Agora, para ajudá-lo(a) a se programar, listamos 10 alternativas de museus com tours on-line gratuitos no Brasil e em outros países. Confira! 

1. Pinacoteca – São Paulo, Brasil

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos museus mais populares da região. A visualização on-line é bastante ampla e permite explorar as várias salas do local. Também se destaca por conter áudios que trazem reflexões sobre as obras. 

2. MASP – São Paulo, Brasil

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é uma excelente opção de passeio virtual. No entanto, diferentemente do modelo da Pinacoteca, suas obras são apresentadas em imagens acompanhadas por textos com a história e as explicações relativas a cada peça. 

3. Museu Afro Brasil – São Paulo, Brasil

O acervo do Museu Afro Brasil possui mais de 6 mil itens, que incluem documentos, pinturas, esculturas e fotografias de artistas brasileiros e estrangeiros. São objetos que vão do século XVIII até os dias atuais. 

As coleções abordam diversos aspectos das culturas africanas e afro-brasileiras, como religião, arte, escravidão e outros temas que registram a trajetória histórica e as influências africanas na sociedade brasileira. 

4. Museu Do Futebol – São Paulo, Brasil

No país do futebol, não poderia faltar um museu para os fãs do esporte. Entre as exposições virtuais do Museu do Futebol, há 17 opções, como Visibilidade para o futebol feminino, Chuteiras: a evolução do futebol nas pontas dos pés e Pacaembu: o estádio monumento. 

5. MON – Paraná, Brasil

Grande referência nos campos de artes visuais, design e arquitetura, o Museu Oscar Niemeyer (MON) possui cerca de 7 mil obras. Na versão on-line, é possível explorar tanto a sua estrutura criada pelo arquiteto que dá nome à instituição quanto artigos de exposições passadas. 

6. Museu da Acrópole – Atenas, Grécia

Visite o local e saiba mais sobre a história da Grécia e da civilização ocidental. O Museu da Acrópole de Atenas reúne algumas das peças e das construções mais importantes da Idade Antiga. 

7. Museu de Arte Ohara – Kurashiki, Japão

A popularidade do Museu de Arte Ohara vem do fato de ser a primeira galeria com obras ocidentais em exibição permanente no Japão. É possível passear pelo acervo e ter uma boa visão das peças e dos ambientes. 

8. Museus do Vaticano – Roma, Itália

Os Museus do Vaticano são puras obras de arte, com salões cobertos por pinturas, como a Capela Sistina. Mas trazem também os objetos colecionados pelos papas ao longo da história, como diversos itens arqueológicos e criações de Leonardo da Vinci, Caravaggio e Rafael Sanzio. 

9. Museu Britânico – Londres, Inglaterra

O Museu Britânico abriga cerca de 8 milhões de artefatos e relíquias que representam a cultura de vários países. Por isso, mesmo em um passeio online, você levará bastante tempo para ver tudo. É possível começar o tour pelo próprio site do museu, mas use a página da instituição no Google Arts & Culture para visitar os corredores. 

10. Museu do Louvre – Paris, França

É um dos museus mais importantes do mundo e, possivelmente, o mais famoso.  O Museu do Louvre é a casa da Monalisa (Leonardo da Vinci, 1452–1519) e possui um acervo com mais de 480 mil itens. O Louvre também mantém uma exposição permanente com 35 mil obras.  

Aproveite a chance de explorar diversos museus gratuitamente sem sair de casa! Se você gostou do artigo e conhece outras instituições que oferecem tours virtuais, deixe nos comentários! 

Confira também mais conteúdos do Canal do Ensino: 

Bom passeio e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo