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Os 10 melhores cursos on-line gratuitos para profissionais de vendas

Olá, leitor(a)!

Com a intensificação do comércio digital e, consequentemente, o surgimento de diversos e-commerces, os hábitos de consumo da população sofreram grandes mudanças, tanto no meio virtual quanto na vida real. O ritmo acelerado e a procura por soluções práticas são algumas características do(a) consumidor(a) do século XXI.

Nesse sentido, os(as) profissionais foram estimulados(as) a estudarem e se adaptarem às novas tendências do mercado. Pensando nisso, nós selecionamos 10 cursos on-line gratuitos para aprimorar as habilidades dos(as) profissionais de vendas e introduzir o setor para pessoas que estão iniciando a carreira de vendedor(a).

Habilidades de um(a) profissional de vendas

É muito comum encontrar pesquisas e artigos que abordam a persuasão e o conhecimento de técnicas de negociação como habilidades necessárias para ser um(a) bom(a) vendedor(a). De fato, essas habilidades contribuem e são importantes para essa função, mas há muitas outras que fazem parte do perfil de um(a) vendedor(a).

As habilidades podem ser separadas em 3 categorias: soft skills, hard skills e role critical skills. Vamos apresentá-las a seguir:

1. Soft Skills

As soft skills estão ligadas às habilidades pessoais do(a) vendedor(a) e como ele(a) as utiliza quando está em contato com outras pessoas. Entre elas, podemos destacar:

  • Comunicação: para apresentar um produto ou serviço, é necessário ter uma comunicação clara e objetiva durante o contato com o(a) cliente. Também é preciso verificar se a mensagem está chegando a ele(a) de maneira efetiva;
  • Saber ouvir: escutar os(as) clientes é fundamental para entender suas dores. Dessa maneira, o(a) vendedor(a) consegue desenvolver uma solução que atenda aos interesses do(a) cliente e da empresa;
  • Inteligência emocional: a frequente pressão do mundo corporativo mexe com o emocional das pessoas. Apesar disso, um(a) profissional de vendas não pode permitir que as emoções influenciem na sua produtividade e no seu foco, por esse motivo a inteligência emocional é um fator importante.

2. Hard Skills

As hard skills são um conjunto de habilidades técnicas relacionadas à área de vendas. Apesar de essa área ser composta por diversos segmentos, as hard skills podem ser consideradas como habilidades gerais da área. Entre elas, podemos destacar:

  • Conhecimento do produto: antes de entrar em contato com clientes, um(a) vendedor(a) deve conhecer por completo o produto ou serviço que ele(a) vende. Isso não só dá destaque ao(à) profissional como também oferece a oportunidade de suprir a necessidade do(a) cliente;
  • Gestão de conflitos: durante os processos de vendas, é comum receber reclamações, críticas e rejeições por parte do cliente. Por isso, o(a) vendedor(a) deve saber como gerenciar esses conflitos e transformá-los em oportunidades de negócio;
  • Domínio das tecnologias: com a evolução do comércio on-line, surgiram várias ferramentas para auxiliar colaboradores(as) durante o trabalho. Logo, o domínio das ferramentas de vendas, como sistemas de Customer Relationship Management, são importantes para otimizar a produtividade.

3. Role critical skills

A última categoria engloba habilidades específicas para profissionais de vendas. O desenvolvimento delas depende do segmento e da etapa de vendas em que o(a) profissional atua.

Entre as habilidades, podemos destacar:

  • Prospecção: voltado para profissionais especializados(as) em captação de novos clientes. Para isso, o(a) vendedor(a) deve conhecer técnicas de Ideal Customer Profile (ICP), persuasão e saber utilizar gatilhos mentais;
  • Negociação: a negociação é uma etapa decisiva do processo de vendas. Para ter alta performance e fechar a venda, o(a) profissional deve conhecer técnicas de negociação e, principalmente, de persuasão;
  • Pós-venda: depois de concluída a venda, há um setor responsável por reter o(a) cliente na empresa e fazê-lo(a) retornar no futuro devido ao atendimento e à satisfação com o produto ou serviço. Para isso, o(a) profissional de vendas deve dominar os conceitos de customer success.

10 cursos on-line gratuitos sobre vendas

A fim de introduzir a área e capacitar profissionais para atender às exigências que o setor de vendas demanda, nós selecionamos 10 cursos voltados para profissionais de vendas e pessoas que desejam seguir essa carreira. Vamos apresentá-los a seguir:

10 cursos on-line gratuitos para profissionais de vendas

Fonte: Reprodução

1. Como aumentar suas vendas — Sebrae

O Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem um curso sobre como aumentar as vendas de uma empresa. O material utiliza conceitos do marketing para mostrar como conseguir mais clientes e vender em maior quantidade.

A formação, que tem prazo de conclusão de 15 dias a partir do dia da inscrição, possui carga horária de 3 horas e certificado de conclusão. Clique aqui para acessar o curso.

2. Vendas — GEEaD

Esse curso evidencia os principais conceitos para quem está iniciando carreira como vendedor(a). O conteúdo foi desenvolvido pelo Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD), do Centro Paula Souza, e aborda temas como pesquisa de mercado, concorrência e clientes.

A formação possui carga horária de 30 horas e o Grupo emite certificado de conclusão mediante aprovação no exame final. Para acessar o curso, clique aqui e em seguida vá até o tópico “vendas”.

3. Torne-se um Profissional de Vendas — LinkedIn

O conteúdo ensina conceitos e habilidades fundamentais para se tornar um(a) vendedor(a) no atual mercado de trabalho. O curso desenvolve tanto habilidades profissionais quanto pessoais e mostra como o processo de venda é baseado na parceria entre as partes envolvidas.

O material está no formato de videoaulas, com atividades extras para auxiliar na compreensão do conteúdo, possui carga horária de mais de 7 horas e a plataforma disponibiliza certificado de conclusão. Clique aqui para acessar o curso.

4. Marketing digital para sua empresa: equipe comercial — Sebrae

Aprofundando mais os conhecimentos de marketing, esse curso aplica conceitos da área para a equipe comercial de uma empresa (incluindo os profissionais de vendas). A base do conteúdo são as metodologias ágeis e com baixo custo, que possibilitam o crescimento sustentável do negócio.

A formação, que tem prazo de conclusão de 30 dias a partir do dia da inscrição, possui carga horária de 3 horas e certificado de conclusão. Clique aqui para acessar o curso.

5. Pesquisa de mercado – FGV

Uma das etapas mais importantes durante o processo de venda é a pesquisa de mercado, que norteia as ações que o(a) profissional de vendas vai tomar no decorrer do processo. Pensando nisso, a Faculdade Getúlio Vargas (FGV) lançou um curso sobre pesquisa de mercado.

A formação não possui certificado de conclusão, mas o(a) aluno(a) que obtiver nota igual ou superior a sete na prova final receberá uma declaração de participação. Clique aqui para acessar o curso.

6. Torne-se um Especialista em Atendimento ao Cliente — LinkedIn

O principal foco do setor de vendas é o cliente, pois sem ele seria impossível realizar as tarefas que compõem o trabalho de um(a) vendedor(a). Portanto, é necessário saber se comunicar e entender as preferências do(a) cliente, a fim de realizar um atendimento eficiente e de qualidade.

O material está no formato de videoaulas, com atividades extras para auxiliar na compreensão, possui carga horária de mais de 9 horas a plataforma disponibiliza certificado de conclusão. Clique aqui para acessar o curso.

7. Entenda as necessidades e o comportamento on-line dos clientes — Google Ateliê Digital

Complementando o curso anterior, a iniciativa Google Ateliê Digital disponibilizou um conteúdo sobre como analisar clientes no ambiente digital. Atualmente, muitas vendas são realizadas pela internet e os(as) clientes possuem determinados comportamentos na rede digital. Logo, analisar isso é fundamental para vendedores(as).

A formação possui carga horária de 1 hora e a plataforma emite certificado de conclusão após o consumo de todo o material de estudo. Clique aqui para acessar o curso.

8. Vendedor — IFRS

Este curso do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) faz uma abordagem completa sobre os conceitos, técnicas e habilidades que uma pessoa precisa para ser um(a) vendedor(a). Entre os temas abordados, podemos destacar contabilidade básica, marketing de vendas no varejo, técnicas de vendas e relações de consumo.

A formação possui carga horária de 200 horas, prazo de conclusão até 31 de julho de 2022 e o Instituto disponibiliza certificado de conclusão. Clique aqui, selecione a opção “Gestão e Negócios”, em seguida clique em “Vendedor — Turma 2022A” e se inscreva no curso.

9. Alinhamento entre Vendas e Marketing — FGV

Durante boa parte do tempo, o setor de vendas trabalha junto ao de marketing para a captação de clientes e fechamento de negócios. Dessa maneira, manter essas áreas alinhadas otimiza o trabalho coletivo e aumenta os resultados do negócio.

A formação não possui certificado de conclusão, mas o(a) aluno(a) que obtiver nota igual ou superior a sete na prova final receberá uma declaração de participação. Clique aqui para acessar o curso.

10. Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais — Universidade de Michigan

O último curso da lista é veiculado pela plataforma Coursera e ensina como elaborar e conduzir uma negociação, além de divulgar algumas dicas práticas. O conteúdo foca na questão da parceria entre as partes de uma negociação e como ela pode ser conduzida dependendo do tipo de cliente, suas dores e quais soluções possíveis.

O material está com áudio em inglês e possui legenda em português e outros 12 idiomas, como espanhol, francês e alemão. A formação tem carga horária de aproximadamente 17 horas e a plataforma disponibiliza certificado de conclusão mediante o pagamento de uma taxa. Clique aqui para acessar o curso.

São vários conteúdos de qualidade para se tornar uma(a) vendedor(a) profissional, certo? Então compartilhe este texto com os(as) amigos(as) que se interessam pela área e faça os cursos com eles(as)!

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Bons estudos e até o próximo texto!

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