Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Ciências Humanas » Os 10 melhores cursos on-line gratuitos de história

Os 10 melhores cursos on-line gratuitos de história

Olá, leitor(a)!

A história é escrita constantemente. O que aconteceu há um dia, mês ou ano já está no passado e, com isso, faz parte da história. Entretanto, alguns acontecimentos são mais relevantes para a história da humanidade, por isso, acabam se tornando objetos de estudo nas escolas e cursos de graduação.

Pensando nisso, separamos 10 cursos on-line gratuitos de história sobre acontecimentos importantes para a sociedade. As formações são direcionadas para estudantes que pretendem prestar vestibular ou concurso, mas qualquer pessoa interessada em história pode realizá-las.

Importância de estudar história

A maioria dos(as) alunos(as), especialmente do ensino médio, sempre questiona o motivo de aprender história. “Por que vou aprender algo que já aconteceu?” ou “Isso vai ser útil para minha vida?” são perguntas frequentes em sala de aula. Contudo, história é uma das disciplinas mais importantes para a formação do(a) aluno(a) como cidadão(ã).

Estudar os acontecimentos históricos, de diferentes épocas, permite entender os processos que levaram à construção da sociedade atual e suas estruturas (economia, governo, religião, etc.). Além disso, verificar erros cometidos no passado funciona como um mecanismo de segurança para evitar que eles aconteçam no presente.

Outro aspecto importante sobre aprender história é a capacidade de problematizar e questionar as estruturas sociopolíticas vigentes, ou seja, estimular o pensamento crítico. Portanto, além dos vestibulares e concursos, estudar história é vital para a formação de uma sociedade consciente, empática e crítica.

10 cursos gratuitos de história

Para auxiliar vestibulandos(as) e pessoas que vão prestar concursos na matéria de história, nós reunimos 10 cursos gratuitos oferecidos por instituições de ensino renomadas no meio acadêmico — algumas internacionais — e plataformas de cursos on-line. Vamos apresentá-los a seguir:

10 melhores cursos on-line gratuitos de história

Fonte: Reprodução

1. História do Brasil

Esse curso é oferecido pela Universidade de São Paulo (USP) e vai abordar alguns acontecimentos importantes da história do Brasil. Entre eles, destacam-se a Independência, a Primeira República e a Abolição da Escravatura.

O material consiste em entrevistas com especialistas do período abordado no vídeo e possui 15 módulos. Clique aqui para acessar o curso.

2. 50 anos do Golpe Militar no Brasil

Esse curso vai fazer uma abordagem completa sobre o período da Ditadura Militar no Brasil (1964 – 1984). O conteúdo foi produzido em formato de reportagem especial, com registros históricos, gravações, imagens da época e entrevistas com especialistas no assunto.

A formação é oferecida pela Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP) e conta com 55 vídeos. Clique aqui para acessá-los.

3. História da arte

Esse curso tem como objetivo apresentar movimentos artísticos locais em um contexto mais geral da história da arte. A Arte na Pré-história, na Grécia e no Antigo Império Romano são alguns dos movimentos abordados.

O conteúdo foi organizado a partir de gravações de aulas presenciais, ministradas por professores da Universidade. O curso é oferecido pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e está dividido em Módulo I e Módulo II, que, ao todo, somam 61 vídeos.

4. História para o Enem

Esse curso é oferecido pela escola de cursos on-line Kultivi e voltado para alunos(as) que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apesar de a formação focar nos principais temas abordados no Enem, ela oferece um conteúdo bem abrangente.

O material está dividido em 59 aulas, desde as primeiras civilizações até a globalização do começo do século XXI. Além disso, conta com mais de 300 exercícios para praticar e possui certificado de conclusão. Clique aqui para acessar o curso.

5. Museus e Patrimônio

Esse curso vai abordar conceitos sobre o funcionamento dos museus e como preservar patrimônios históricos. O conteúdo não possui tutoria, ou seja, o(a) aluno(a) pode consumir os materiais no seu ritmo de estudo.

A formação é oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio da plataforma Lumina. Dividida em 2 módulos, ela possui carga horária de 10 horas e certificado de conclusão. Clique aqui para acessar o curso.

6. Introdução à Grécia Antiga

Esse curso vai abordar o desenvolvimento da civilização grega desde a Idade do Bronze até o Período Clássico. Para isso, o professor Donald Kagan vai analisar as manifestações políticas e intelectuais da época.

O material, disponível no YouTube, é composto por 24 vídeos e possui áudio em inglês — mas é possível ativar a legenda do próprio YouTube para outro idioma. O curso é oferecido pela Yale University, dos Estados Unidos, para acessá-lo é só clicar aqui.

7. História do Mundo

Esse curso é oferecido pela Columbia University, dos Estados Unidos, e vai contar a história do mundo desde a pré-história até os anos 1500 (início da colonização). Com uma abordagem diferenciada, o tema será analisado sob 3 perspectivas: dos livros didáticos, dos livros teóricos e das pesquisas.

O conteúdo consiste em 25 gravações de aulas presenciais, ministradas pelo professor Richard Bulliet, da University e possui áudio em inglês — com possibilidade de ativar a legenda do YouTube para outro idioma. Clique aqui para acessar o curso.

8. História da América Independente

Esse curso vai evidenciar como ocorreu o processo de independência dos países e regiões da América Latina. A formação vai abordar desde a colonização espanhola até a situação dos povos nativos e guerras civis, dando um panorama individual dos países e acontecimentos mais relevantes.

Assim como o curso de História da Arte, este também é organizado a partir de gravações de aulas presenciais. O curso é oferecido pela USP e está dividido em Módulo I e Módulo II, que, ao todo, somam 90 vídeos.

9. História para concursos

Esse curso, oferecido pela escola de cursos on-line Kultivi, vai trazer uma abordagem completa sobre os temas mais recorrentes nos concursos. Em praticamente todos os concursos públicos do Brasil, a matéria de história é cobrada nas avaliações, com foco em questões sobre a história do Brasil.

O conteúdo está dividido em 27 aulas, com exercícios para praticar, e a escola fornece certificado de conclusão. Clique aqui para acessar o curso.

10. História da Rússia: de Lenin a Putin

O último curso da lista é oferecido pela University of California, de Santa Cruz, nos Estados Unidos, e está disponível na plataforma de ensino Coursera. A formação vai contar a história da construção do território russo, desde a Revolução Russa, passando pela época da Ex-União Soviética, até os dias atuais, com o governo de Vladimir Putin.

O conteúdo está dividido em 33 videoaulas, com áudio em inglês e legendas em árabe, francês, português de Portugal, italiano, vietnamita, espanhol, russo ou alemão. O certificado de conclusão é pago, mas alguns materiais podem ser acessados de modo gratuito. Clique aqui para acessar o curso.

São muitos cursos completos sobre acontecimentos que sempre são abordados em provas e vestibulares, não é mesmo? Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais e comece a estudar com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Bons estudos e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo