Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Administração e Negócios » Os 10 melhores cursos on-line gratuitos de gestão de pessoas

Os 10 melhores cursos on-line gratuitos de gestão de pessoas

Olá, leitor(a)!

Uma empresa é composta por profissionais de diversas áreas, independentemente do segmento em que ela atua. Cada setor da empresa tem responsabilidades e metas a serem cumpridas para que o trabalho seja executado da melhor forma possível e os objetivos da empresa alcançados.

Nesse sentido, a gestão de pessoas é uma área primordial para o sucesso de qualquer negócio, já que ela é responsável por manter a força de trabalho da empresa funcionando. Pensando nisso, nós separamos 10 cursos on-line gratuitos para aprimorar as habilidades de um(a) gestor(a) e contribuir para o desenvolvimento dos(as) funcionários(as) e da empresa.

O que é gestão de pessoas e qual sua importância

Basicamente, a área de gestão de pessoas é responsável por gerenciar o capital humano da empresa, ou seja, os(as) colaboradores(as), por meios de técnicas de comunicação e recursos humanos. Essa gestão deve alinhar os objetivos de carreira dos(as) funcionários(as) às metas da empresa.

O trabalho possui várias frentes de atuação, como preocupação com o bem-estar, retenção de talentos e adequação de expectativas. Por isso, um(a) gestor(a) deve saber como engajar os membros da empresa para construir um clima organizacional que favoreça o desempenho no trabalho, tanto de forma individual como coletiva.

A partir de um clima organizacional adequado e motivador, os(as) funcionários(as) trabalham melhor e conseguem desempenhar suas funções em alto nível. Dessa forma, a produtividade aumenta e as metas são atingidas com mais eficiência e rapidez.

Com isso, percebemos que o principal pilar de uma empresa são as pessoas, pois são elas que executam todos os processos que rendem resultados no final. Logo, a gestão de pessoas é muito importante para estimular e cuidar dos(as) colaboradores(as) durante a jornada profissional.

10 cursos de gestão de pessoas

Para o funcionamento de uma empresa, nós selecionamos 10 cursos gratuitos de algumas instituições voltados para o aprimoramento de habilidades dos(as) gestores(as). Vamos apresentá-los a seguir:

10 cursos on-line gratuitos sobre gestão de pessoas

Fonte: Reprodução

1. Gestão de Pessoas — Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disponibiliza um curso voltado para a gestão de pessoas. Nele, o(a) aluno(a) aprende como funciona a área de pessoas e as estratégias para montar um setor eficiente em micro e pequenas empresas.

A formação, que emite certificado digital, possui carga horária de 8 horas e 30 dias para concluir as aulas a partir do dia da inscrição. Clique aqui para acessar o curso.

2. Gestão Comportamental — Sólides

Saber lidar com o comportamento dos(as) colaboradores(as) é um dos principais desafios da gestão de pessoas, pois cada funcionário(a) tem personalidade e características distintas. Esse curso da Universidade Sólides mostra como aplicar a gestão comportamental em várias frentes de trabalho, de recrutamento e seleção à gestão de conflitos e feedbacks.

O material está no formato de videoaulas, possui carga horária de aproximadamente 2 horas e a Universidade emite certificado de conclusão mediante aprovação da prova final. Clique aqui para acessar o curso.

3. Retenção de Talentos — Gupy Academy

No cotidiano do trabalho, há sempre funcionários(as) que se destacam e encaixam perfeitamente na função que eles(as) exercem. Para manter esse(a) colaborador(a) na empresa, é necessário personalizar a gestão.

Este curso da Gupy Academy mostra técnicas de personalização e novos conceitos para reter talentos na empresa. Ele está no formato de videoaulas e possui certificado de conclusão. Clique aqui para acessar o curso.

4. Gestão de Desempenho e suas tendências — HR.Rocks!

Uma das funções primordiais da gestão de pessoas é criar condições para que os(as) funcionários(as) executem seu trabalho da melhor maneira possível, mantendo o nível de desempenho para alcançar os resultados. Esse curso da Qulture Rocks ensina como fazer a gestão de desempenho e quais são suas tendências.

O material está dividido em videoaulas e conteúdos textuais e a plataforma fornece certificado digital mediante aprovação no exame final. Clique aqui para acessar o curso.

5. People Analytics — Sólides

People Analytics é um método de análise de dados voltado para a gestão de pessoas, que vem ganhando força na área nos últimos anos. Nesta formação, o(a) aluno(a) aprende sobre os conceitos, os objetivos e os benefícios que a implementação desse método pode oferecer para uma empresa, seja ela de qualquer porte.

O curso está no formato de videoaulas, possui carga horária de 2 horas e a Universidade emite certificado de conclusão mediante aprovação na prova final. Clique aqui para acessar o curso.

6. Gestão de Pessoas: conceitos e processos — IFRS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece um curso básico de introdução à gestão de pessoas. Nele, são abordados conceitos e processos que envolvem a área, como seleção, monitoramento e manutenção.

A formação possui carga horária de 40 horas e deve ser concluída até o dia 31 de julho de 2022. Clique aqui, selecione a opção “Gestão de pessoas: conceitos e processos – Turma 2022A” e se inscreva no curso.

7. Gestão de Equipes Virtuais — LinkedIn

A pandemia de Covid-19 obrigou muitas empresas a adotarem o sistema de trabalho remoto, antes pouco utilizado no mercado. Atualmente, esse modelo ganhou força e várias empresas passaram a se organizar de forma virtual, abandonando o regime presencial.

Isso representou um desafio para a gestão de pessoas e, por isso, este curso do LinkedIn mostra como trabalhar com funcionários(as) de maneira remota. A formação, que disponibiliza certificado digital, possui carga horária de 2 horas e para acessá-la basta clicar aqui.

8. Times de Alto Desempenho — Sólides

Para que uma empresa atinja suas metas com rapidez e eficiência, é importante ter alguns times de alto desempenho, pois eles aumentam a produtividade. Esta formação mostra como os(as) responsáveis pela gestão de pessoas podem criar e manter times de alta performance.

O curso está no formato de videoaulas, possui carga horária de pouco mais de 1 hora e a Universidades disponibiliza certificado mediante aprovação na prova final. Clique aqui para acessar o curso.

9. Gestão com Pessoas — Eskada

Esse curso mostra as bases e os conceitos que introduzem a área de gestão para profissionais que estão iniciando carreira e para aqueles(as) que desejam aprimorar suas habilidades. O conteúdo é disponibilizado pela plataforma Eskada, da Universidade do Estado do Amazonas (UEMA).

A formação possui carga horária de 60 horas e a plataforma emite certificado após a conclusão das aulas e das atividades propostas. Clique aqui para acessar o curso.

10. Recrutamento, contratação e integração de funcionários — Universidade de Minnesota

O último curso da lista foi desenvolvido pela Universidade de Minnesota, dos Estados Unidos, e mostra 3 frentes de trabalho nas quais a área de gestão de pessoas atua. O conteúdo introduz conceitos e técnicas para conduzir processos seletivos e fazer a contratação e integração de novos(as) funcionários(as).

A formação tem áudio em inglês e legenda em português e outros idiomas. O material está no formato de videoaulas, possui carga horária de 20 horas e a plataforma disponibiliza certificado de conclusão, que pode ser adquirido mediante o pagamento de uma taxa. Clique aqui para acessar o curso.

Vamos aumentar a aptidão dos(as) gestores(as) de lidar com as equipes de trabalho em uma empresa? Então compartilhe este texto com os(as) amigos(as) que trabalham na área!

No Canal do Ensino, leia também:

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo