Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Os 10 erros mais comuns ao escrever uma carta de apresentação

Os 10 erros mais comuns ao escrever uma carta de apresentação

Olá!

Na hora de tentar encontrar trabalho as pessoas começam sempre pelo mais óbvio: o currículo. E é ele que sempre mandam para as empresas, recrutadores e possíveis futuros chefes. Mas fica faltando uma coisinha aí que é um dos motivos que alguns ótimos profissionais perdem para a concorrência: a carta de apresentação.

Para escrever uma boa carta de apresentação é necessário conhecer o formato, saber bem a gramática e corrigir tudo. E também ficar atento a alguns erros comuns que serão listados a seguir.

Exagerar no tamanho

Cartas de apresentação são tão importantes, então é necessário escrever muito e detalhar tudo sobre o profissional, não é? Errado. Esse tipo de documento serve como uma introdução sucinta, escrever muito só deixará o recrutador cansado e sem atenção no texto. Os detalhes devem aparecer no currículo, uma carta deve ter no máximo uma página impressa.

Escrever na terceira pessoa

Terceira pessoa é uma linguagem utilizada na escrita de artigos, notícias e ficção, não cartas. Apesar de ser um documento a carta de apresentação ainda é uma simples carta, então escreva na primeira pessoa, só tome cuidado na gramática que tudo dará certo.

Esquecer o nome do recrutador

Se você está enviando seu currículo por e-mail ou por correio provavelmente tem ideia de quem lerá o documento, muitas vezes o nome do recrutador consta no próprio endereço de e-mail. É possível até endereçar para quem fez o anúncio da vaga.

Só é importante evitar aqueles clássicos “Caro senhor/senhora”, “Prezado senhor(a)”. Isso dá uma cara impessoal ao e-mail e faz com que pareça que você não se esforçou tanto quanto deveria.

Dar informações pessoas

Às vezes bate aquela tentação de passar algumas informações pessoas para o entrevistador para mostrar como o profissional tem tudo a ver com o cargo. Esse é um costume muito errado, o recrutador está interessado no currículo profissional e não pessoal. Guarde esse tipo de informação para a hora da entrevista onde ela pode se encaixar com alguma pergunta.

Copiar a mesma carta várias vezes

Mesmo que você esteja utilizando um modelo padrão pegado da internet não fique na cópia o tempo todo. Insira detalhes sobre seu interesse na empresa em questão, dê destaque a experiências relevantes a vaga. Ficar copiando o mesmo modelo desvaloriza sua carta de apresentação e também seu currículo profissional.

Não especializar a carta para a empresa

É importante mostrar que você não está interessado só no cargo como também na empresa. Se esforce na pesquisa e cria uma ou duas frases explicando por que está interessado para trabalhar na companhia e também mostre que fez uma boa pesquisa.

Dispensar informações de contato

As informações de contato como e-mail, telefone, celular e contatos por mídias sociais devem estar presentes nos dois documentos, carta de apresentação e currículo. Dessa maneira o entrevistador pode entrar em contato assim que se interessar, mesmo que ele só tenha lido sua carta. Caso ele não encontre seu endereço de e-mail, por exemplo, pode deixar de entrar em contato porque a informação estava mais à vista na carta de outra pessoa.

Usar uma frase desinteressante

Se a carta de apresentação tem o objetivo de te introduzir então ela precisa despertar o interesse. Dizer que venho através dessa carta me candidatar a uma vaga anunciada em tal lugar não é interessante, o recrutador pode até parar a leitura por aí se tiver muitas outras cartas para ler.

Exagerar na formalidade ou na informalidade

O recrutador não é seu melhor amigo, então nada de escrever com abreviações e apelidos. No entanto ele também não é um examinador da ABNT, então formalidade demais é desnecessária. Use uma linguagem gramaticalmente correta e que deixe a leitura fácil e fluida.

Copiar e colar do currículo

Se já escreveu algo no currículo não precisa repetir. Escreva coisas de uma maneira diferente ou, melhor ainda, coisas que não estejam incluídas. Seu objetivo é explicar seu interesse e por que é a pessoa certa e não resumir o currículo em algumas linhas.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo